Ícone do site Blog da Maxmilhas

Como acumular milhas: dicas simples para ganhar pontos em suas compras!

Pagamento de lanche com cartão de crédito para acumular milhas.

Você usa muito cartão de crédito ou tem algum programa de fidelidade no banco que te dá benefícios conforme os gastos do mês? Pois é, estas são formas fáceis e mesmo cotidianas de acumular milhas. Mesmo sem viajar frequentemente, é possível transformar suas compras diárias, por exemplo, em pontos que podem ser convertidos em um dinheirinho a mais no fim do mês.

De fato, existem diversas estratégias para maximizar seus ganhos de milhas. Com as técnicas certas, você pode acumular pontos rapidamente, mesmo nas transações mais rotineiras.

Então, quer descobrir como fazer suas despesas trabalharem a seu favor? Trouxemos algumas dicas práticas e bem eficazes para acumular milhas. Confira!

Qual a diferença entre pontos e milhas?

Antes de tudo, vale esclarecer estes dois conceitos que muita gente ainda confunde. Afinal, embora relacionados, ambos têm diferenças importantes. De modo geral, os pontos são a moeda base de programas de fidelidade. Normalmente, são oferecidos por:

Na prática, você acumula pontos ao realizar compras ou utilizar serviços e, depois, trocá-los por diversos produtos, serviços e, em muitos casos, milhas. Estas, por sua vez, estão relacionadas a programas de fidelidade de companhias aéreas, como:

Ao acumular milhas, você pode trocá-las por passagens aéreas ou vendê-las para gerar renda extra. Ou seja, enquanto os pontos são uma moeda mais genérica e oferecida por várias empresas, as milhas focam mais no setor de viagens, por isso, têm maior valor quando usadas ou vendidas para esse fim.

Como acumular milhas no seu dia a dia?

Agora, vamos ao que interessa? Veja, a seguir, dicas práticas e realistas de como acumular milhas e aproveitá-las ao máximo.

Cartões de crédito são uma das melhores dicas para acumular milhas. | via Unsplash.

A princípio, o cartão de crédito é uma das maneiras mais eficazes de acumular milhas. Mas, para maximizar os pontos, não basta apenas o utilizar para compras esporádicas. O segredo está em centralizar o maior número possível de despesas em um ou dois daqueles que oferecem programas de fidelidade vinculados a companhias aéreas.

Por exemplo, pague contas do dia a dia, como supermercado, assinaturas de streaming e, até mesmo, boletos, caso seu cartão permita. Alguns bancos inclusive oferecem programas de pontos que podem ser convertidos em milhas.

A premissa é: quanto mais gastos concentrados, mais rápido o acúmulo. Quer outra dica? Procure por promoções que dobram ou até triplicam os pontos em determinadas compras.

Abastecer o carro também pode render milhas. | via Unsplash.

Muitos postos de combustíveis têm parcerias com programas de fidelidade que permitem acumular milhas. Só que o mais interessante é que você não precisa depender apenas do abastecimento. Programas como o Km de Vantagens, por exemplo, permitem que você acumule pontos fazendo pequenas compras na loja de conveniência do posto.

Depois, esses pontos podem ser transferidos para programas de companhias aéreas, como Smiles ou TudoAzul. A dica aqui é verificar quais redes de postos são conveniadas ao seu programa de milhas preferido e usar isso a seu favor. Assim, você transforma atividades cotidianas em oportunidades para acumular pontos.

Transferir seus pontos de programas de fidelidade para milhas de companhias aéreas pode ser muito vantajoso, sobretudo, quando ocorrem promoções. Só para ilustrar, algumas dessas campanhas oferecem bônus de 50% até 100% nessa transferência, permitindo que você duplique o saldo de milhas.

Por exemplo, ao transferir 10.000 pontos do seu cartão de crédito para um programa de milhas durante uma promoção de bonificação extra de 100%, você recebe 20.000 milhas. Por isso, muita atenção aos e-mails e notificações do seu banco e programas de fidelidade para não perder essas oportunidades, hein?

Muitas companhias aéreas oferecem pontos de boas-vindas apenas pelo cadastro no programa de fidelidade. Isso significa que, mesmo sem viajar, você já começa acumulando e, melhor ainda, fazendo dinheiro.

Então, se ainda não se cadastrou, inscreva-se em um dos programas, como o Latam Pass, Tudo Azul e Smiles, para aumentar suas chances de acumular mais milhas. Mas qual escolher? Leia atentamente as condições de cada um, os benefícios e considere qual companhia costuma utilizar mais.

Embora haja pessoas com mais de um programa de fidelidade, quando se fala em acumular milhas, é mais vantajoso concentrar seus pontos em uma única companhia aérea, ainda mais se seus gastos mensais não forem muito altos. Isso facilita na hora de vender seus pontos ou trocar por passagens e outros produtos e serviços.

Além disso, o direcionamento evita que você tenha saldos dispersos e insuficientes para trocas, o que acaba sendo mais demorado e menos lucrativo.

Ao escolher um programa específico, veja quais empresas aéreas fazem parte dele e, ao comprar suas passagens, priorize-as.

Olha aí uma questão importante ao aprender como acumular milhas, mas da qual muita gente se esquece! Tanto os pontos quanto milhas têm validade, ou seja, nenhum fica válido para sempre. E acredite, perdê-los é bem frustrante.

Por isso, é fundamental monitorar as datas de expiração, o que você pode fazer simplesmente checando o seu extrato periodicamente. A partir disso, programe-se para utilizar ou vender suas milhas, buscando o melhor site para essa troca.

A gente sabe que, no dia-a-dia, já são muitos os prazos que você precisa acompanhar. Logo, por que não ativar um alerta ou até configurar intervalos de datas na sua agenda?

Se você sabe que suas milhas irão vencer em pouco tempo, mas não tem a menor ideia de quando vai poder viajar, vender é uma excelente estratégia.

A Maxmilhas facilita esse processo, permitindo que você transforme suas milhas em dinheiro, ao invés de perdê-las. Com uma simples transação, você garante uma renda extra e ainda ajuda alguém a viajar mais barato. Inclusive, pode simular o valor de venda das suas milhas no momento da transação para, assim, prever o quanto vai ganhar.

Como a Maxmilhas pode te ajudar a acumular e vender milhas?

Já deu para ver que acumular milhas pode ser vantajoso não só para viajar, mas também como uma forma de gerar renda extra.

Com a Maxmilhas, você pode vender as suas de maneira fácil e segura, sem complicação. Isso porque nossa plataforma conecta quem quer vender milhas com quem precisa delas, permitindo uma negociação vantajosa para os dois lados.

E aí, vamos evitar que suas milhas expirem e ainda ganhar um bom dinheiro com elas? Acesse a Maxmilhas agora mesmo e comece a vender suas milhas com segurança!

Sair da versão mobile