Como perder o medo de avião

Você é uma pessoa que tem medo de avião? Acredite, isso é mais comum do que imagina! Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar na hora do embarque.

Destino escolhido, passagens compradas e tudo acertado para o seu descanso. Entretanto, você ainda não consegue ficar tranquilo por um problema: o medo de voar de avião.

Esse é um problema mais comum do que você pode imaginar. Não faltam pessoas – incluindo famosos – que sentem pavor só de pensar em ter que voar. O sentimento tem explicação e alternativas para ser superado sem prejudicar a sua viagem. Vamos então conhecer um pouco mais sobre para voar sem medo? Vem com a gente! 😉

O que é o medo de avião?

Muita gente fala que o medo é um sentimento irracional – e eles não estão errados. O nosso cérebro é programado para nos defender de potenciais riscos, principalmente quando falamos de acidentes. Por mais que os índices de acidentes de avião sejam menores que de elevador, por exemplo, é uma tendência que a gente pense nos acidentes aéreos – que, mesmo raros, sempre tem destaque na mídia.

Nessa avaliação de riscos, temos três reações: fuga, paralisia ou ataque. A fuga pode ser definida pelo ato de não embarcar; a paralisia por viajar mesmo com desconforto; e o ataque com a ansiedade antes e durante o voo.

Na maioria dos casos, o medo de voar é algo mais leve, que pode ser solucionado apenas com as dicas abaixo. Agora, se você não consegue nem embarcar, é recomendado que você procure ajuda médica para controlar a ansiedade no avião.

Vamos às dicas para um embarque mais tranquilo?

5 dicas para superar a fobia

1 – Trabalhe sua ansiedade

O medo de voar costuma fazer com que você fique estressado antes e durante o trajeto. Para evitar que isso aconteça, a dica é encontrar maneiras de controlar a sua ansiedade.

Para isso, você pode aprender técnicas de respiração que ajudem a deixar a mente mais tranquila. Outra sugestão é praticar um pouco de meditação antes da viagem, concentrando o pensamento nas partes boas do passeio. O recomendado é que você tente afastar o sentimento de medo, para que o corpo e a mente fiquem mais relaxados.

2 – Aprenda mais sobre os aviões

Viajar de avião é muito mais tranquilo do que você pensa! Na verdade, este é um dos meios de transporte mais seguros que existem. As companhias de aviação fazem manutenções contantes em suas aeronaves e os pilotos passam por boas horas de treinamento.

Além disso, são realizadas checagens periódicas para detectar possíveis falhas mecânicas e prevenir acidentes. Buscar saber mais sobre os aviões é uma ótima maneira de perceber que este é, na verdade, um meio muito seguro de viagem.

3 – Escolha bem o seu assento

Sentar ao lado da janela pode ser muito agradável: você tem uma visão privilegiada durante todo o voo e consegue visualizar belas paisagens aéreas das cidades de origem e de destino.

Mas, se você tem medo de avião, a ideia pode não ser tão boa. Escolher um assento no corredor pode ser a melhor opção nesse caso. Assim, você não precisa olhar para fora e se sente mais seguro.

4 – Distraia sua mente

Uma dica importante é tentar esquecer o medo. Para isso, leve com você atividades que mantenham sua mente ocupada. Um bom livro, revistas de entretenimento e até palavras-cruzadas podem cumprir bem este papel.

Outra ideia é fazer uma playlist especial para a viagem, com músicas bem calmas, que ajudem a manter a tranquilidade. Se você conseguir, dormir também é uma boa maneira de fazer o tempo passar mais rápido.

5 – Viaje mais

Você já percebeu que quanto mais faz determinada coisa, menos assustadora ela parece? Alguém que tenha medo de falar em público, por exemplo, se exposto a essa experiência muitas vezes, acaba perdendo a vergonha e melhorando a eloquência.

Algo semelhante acontece com o medo de avião: quando mais você viaja, mais sua mente percebe que este é um meio de transporte seguro e mais relaxada sua cabeça fica.

Conhece mais alguma dica para superar o medo de viajar de avião? Conte para a gente nos comentários! 

Deixe um Comentário