Para enfrentar estes problemas sem estresse, entenda as causas e veja nossas dicas de como lidar com atrasos e cancelamentos de voos.
Por que um voo atrasa ou é cancelado?
- Condições climáticas: o tempo pode determinar a restrição de uma pista e até o fechamento do aeroporto. E mesmo que o céu esteja claro em sua cidade, seu avião pode estar preso em outro aeroporto em que está chovendo.
- Problemas com a tripulação ou com a aeronave: algum comissário de bordo que faltou ou está atrasado pode ser a causa do atraso do seu voo. A equipe deve estar completa para decolar e, nem sempre, existe alguém para substituí-lo. Do mesmo modo, a aeronave pode precisar de alguma manutenção urgente, como a troca de um pneu ou o ajuste de alguma porta.
- Volume de pessoas no voo: se um avião está com menos de 30% de sua capacidade, o voo pode ser cancelado e unido com outro, que pode sair em outro horário. O contrário também acontece: o voo está lotado, e seu embarque ou desembarque demora muito.
- Excesso de tráfego aéreo: algo muito comum no Brasil, devido a precariedade dos aeroportos. Muitos aviões podem estar desviando de suas rotas por causa do tempo ou falta espaço para o taxiamento das aeronaves. Nesse caso, vários voos podem ser atrasados ou cancelados, já que o atraso de um vai resultar no atraso de outros.
Quais são seus direitos?
- Se o atraso for de mais de 2 horas: alimentação (voucher para os restaurantes do aeroporto) e telefonema.
- Se o atraso for de mais de 4 horas ou houver cancelamento: nesse caso, o cliente pode escolher qual é a melhor opção para sua reacomodação. Muitas companhias aéreas escondem os direitos do passageiro, não avisando que ele pode preferir ser reacomodado no voo de outra companhia. Mas esse é um direito seu! Você também tem direito a reembolso integral da passagem, reacomodação sem custo nenhum em outro voo, embarcar no próximo voo da empresa para o mesmo destino, hospedagem e transporte (caso você esteja no aeroporto da sua cidade, a empresa paga apenas o transporte).
É importante lembrar que, no Brasil, não importa o motivo do cancelamento ou atraso, você pode exigir seus direitos. As empresas podem tentar negar, mas mesmo quando o problema é climático, a lei está ao seu lado.
Tem como evitar?
Você pode tomar algumas precauções quanto a isso:
- Confira no site, na noite anterior ao seu voo, se o horário continua o mesmo. No aeroporto, fique sempre de olho nos painéis para ser alertado de mudanças de horários, de portões de embarque ou cancelamentos.
- Em vésperas de feriados, é comum que os voos fiquem mais lotados e que tenha maior tráfego aéreo. Voos noturnos são mais suscetíveis a atrasos, especialmente se o tempo estiver chuvoso.
- Procure o histórico de cancelamentos e atrasos da companhia aérea. Descubra quais foram os motivos que levaram a esses cancelamentos para estar preparado.
Quando o atraso ou cancelamento acontecer, vá até o estande da companhia aérea. Seja firme e exija seus direitos, mas não perca a cabeça. Isso só vai fazer com que o processo de ser atendido seja mais estressante e, talvez, demore mais. Mantenha-se calmo e converse com a companhia aérea. Mostre que conhece o procedimento. Seu problema logo vai ser resolvido e você ficará mais tranquilo. Boa viagem!