Para fazer o cancelamento de passagem aérea é importante entrar em contato com a empresa que opera a sua viagem e realizar todos os procedimentos e regras específicas. Taxas de cancelamento e multas podem existir, dependendo de cada situação. O importante é ficar por dentro de todas as informações!
Infelizmente, imprevistos acontecem e, em algum momento, você precisou ou precisará cancelar uma viagem. Estar preparado e informado para este tipo de situação nunca é demais, afinal, o planejamento é fundamental para ter dias de lazer garantido!
Por isso, criamos esse conteúdo para te ajudar na hora de cancelar uma viagem.
Confira abaixo as respostas que você precisa para as dúvidas a respeito de cancelamento de passagem aérea, adiamento e solicitação de reembolso.
O que acontece se eu desistir da viagem?
Desistência de viagem quando se trata de passagem aérea não é tão fácil assim. Muitas das vezes nós planejamos e sonhamos com o dia, mas, quando o momento chega, ocorre um imprevisto.
É necessário estar atento aos seus direitos, pois o protocolo muda conforme a situação. Um exemplo é se você desistiu da viagem por motivo de doença ou falecimento de algum parente.
Por serem motivos delicados, as companhias costumam reembolsar quase na totalidade, contanto que o passageiro envie documentações que comprovem o motivo do cancelamento.
Como funciona o cancelamento de passagem aérea?
A partir do momento da compra, você pode realizar o cancelamento da passagem aérea a qualquer momento.
Portanto, o primeiro passo é entrar em contato com a companhia responsável pelo seu voo e seguir o protocolo de cancelamento. Geralmente, é possível realizar pelo próprio site da companhia aérea.
Qual o valor da multa por cancelamento de passagem aérea?
As companhias aéreas possuem regras específicas para cancelamento e remarcação de viagens, variando de acordo com a tarifa, a data da compra, do voo, origem e destino. Portanto, é importante sempre ter atenção para verificar as regras que se aplicam à sua passagem.
Atenção também para as passagens promocionais: o cancelamento ou adiamento costumam ter uma multa altíssima, chegando a taxar até 60% do valor do bilhete. Lembre-se de ficar ciente dos termos da empresa antes de realizar qualquer aquisição!
Qual o prazo para cancelamento de passagem aérea?
O prazo passa a ser contado quando o comprador recebe o comprovante até 7 dias antes da data de embarque, segundo a ANAC. Esta regra visa também proteger as companhias aéreas de prejuízos, dando a oportunidade de revender o bilhete.
Por outro lado, o Código de Defesa do Consumidor alega o direito de desistência de uma compra de passagem aérea realizada pela internet dentro do prazo de 7 dias.
Apesar de o CDC ter maior grau de importância, ainda não há decisão para o conflito entre as duas normas.
Você já ouviu falar em alteração voluntária e involuntária? Isso acontece quando alguns voos são cancelados ou alterados. Porém, cada uma possui uma especificidade. Veja a seguir!
O que é alteração voluntária e involuntária?
A alteração involuntária é quando as mudanças ou cancelamentos de voos são realizados pela empresa — normalmente, devido ao clima ou a outro fator específico.
Neste caso, o passageiro não precisa se preocupar em relação aos custos e realocação, pois a empresa será responsável de oferecer a viagem em outra aeronave e sem taxas adicionais.
Algumas companhias aéreas até mesmo permitem que o cliente escolha a data de reagendamento da viagem.
Já a alteração voluntária é quando a mudança ou cancelamento parte do viajante. Nesses casos, as empresas aplicam regras específicas e a tarifa de uma passagem determina se a alteração é possível e se taxas serão cobradas.
O que fazer quando perder o voo?
Em casos de perda de voo, você pode tentar solicitar à companhia aérea para embarcar no próximo voo com o mesmo destino.
É difícil, mas não impossível, principalmente se você for um cliente de alto nível e tiver bons pontos com a companhia em questão. Independentemente, esta alternativa não sairá de graça e também depende do tipo de tarifa imposta pela companhia aérea.
Para as tarifas mais caras, o passageiro paga apenas a diferença entre os voos. Já as promocionais, muitas das vezes não tem direito a remarcação, sendo necessário comprar uma nova passagem.
Em quais casos é possível ter reembolso?
Para começar, é de suma importância que você tenha se informado sobre os termos e serviços da companhia aérea para o caso de desistência de viagem, pois cada uma tem sua definição de política de reembolso.
Conforme as regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), quando o pedido é feito pelo cliente há o direito de reembolso em duas ocasiões:
- Cancelamento da passagem aérea realizada pelo menos 7 dias antes da viagem;
- Solicitação do cancelamento em 24 horas após o comprovante do bilhete;
É direito do consumidor cancelar uma passagem a qualquer instante. No entanto, devido a diferentes autonomias das companhias aéreas, há tarifas que podem ser cobradas se o cancelamento for fora do prazo determinado pela ANAC.
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o cancelamento de passagem aérea, confira um passo a passo para realizar essa ação com cuidado, evitando prejuízos financeiros.
Passo a passo para fazer cancelamento de passagem aérea
Veja, a seguir, como fazer o cancelamento do seu bilhete.
1. Entre em contato com a sua companhia aérea
O primeiro passo é entrar em contato com a empresa que opera o seu voo de destino para saber quais são os procedimentos de cancelamento de passagem aérea.
Essa informação também está disponível no regulamento da empresa, podendo ser acessado pela internet no site da companhia.
O ideal é que antes de comprar a sua passagem você já tenha ciência sobre as políticas de cancelamento da empresa. Assim, você consegue se prevenir e evitar prejuízos financeiros.
2. Informe os seus dados pessoais
Geralmente as empresas possuem formulários específicos para questões que envolvem cancelamento de viagem. Para isso, é necessário informar os seus dados pessoais completos e os dados do seu bilhete.
3. Aguarde o processamento dos dados
Após a solicitação, aguarde o processamento dos dados pela companhia aérea e todas as informações referente ao cancelamento do seu bilhete, como taxas ou reembolsos.
Agora que você já sabe como cancelar uma passagem, veja abaixo como realizar esse pedido nas principais companhias aéreas.
Como fazer cancelamento de passagem aérea na Azul?
Empresas como a Azul, por exemplo, possuem regras específicas para o cancelamento ou alteração da passagem aérea. Para realizar esse procedimento, você precisa acessar o site da empresa e clicar na aba “Minhas Reservas”.
Para voos domésticos, a taxa de alteração/cancelamento varia de R$ 375 a R$ 425 ou 100% da tarifa.
Já em casos de não comparecimento, os valores sobem para R$ 500 ou 100% da tarifa.
Em ocorrências de reembolso, o cliente consegue 60% do valor da tarifa.
Como fazer cancelamento de passagem aérea na Gol?
Para cancelar voos da companhia aérea Gol, você pode realizar o procedimento pelo telefone ou pelo site.
Clientes que solicitam o cancelamento podem ganhar um crédito para usar em uma próxima viagem. Mas se você quiser receber o valor total, terá que pagar uma multa de cancelamento e de reembolso.
Os valores para cancelamento de passagem aérea Gol são calculados em 80% da tarifa para voos Light e 40% para voos Plus.
Como fazer o cancelamento de passagem aérea na Latam?
Já na empresa Latam, é possível cancelar a sua passagem aérea pelo site, na aba “Minhas Viagens”.
Em seguida, escolha a opção “Administre a sua viagem” e clique “Cancelamentos”. Lá você deverá pesquisar a sua viagem, informar o código do seu bilhete e solicitar o cancelamento do seu voo.
As taxas de cancelamento variam de R$ 275 a R$ 1.029.
Com este conteúdo você aprendeu como fazer o cancelamento de passagem aérea de forma prática e segura. Para evitar transtornos com multas e outras questões financeiras, siga todas as nossas dicas.
Se o seu voo foi cancelado, veja como prosseguir em nosso artigo completo!