Como fazer a sua mala de viagem de forma enxuta e compacta
Viajar é uma das melhores coisas da vida, pois assim respiramos novos ares, nos libertamos dos hábitos cotidianos e conhecemos novas paisagens. Desse modo, pensamos que não faz muito sentido levarmos todo nosso guarda-roupas e um arsenal de calçados e acessórios, pois a intenção de uma viagem é justamente o despojamento e a liberdade. Como se deslocar e se sentir livre em uma viagem carregando o peso de tantas peças? Mesmo em viagens a negócios, é possível fazer uma seleção de roupas e compor uma mala com o estritamente necessário. Nesse texto, daremos dicas de como fazer sua mala de viagem de forma enxuta, sem que nada falte e nada esteja lá sem necessidade. Acompanhe com a gente!
Você deve responder a pergunta: “Qual é o tipo de viagem?”
A mala para uma viagem à praia é totalmente diferente da mala para uma viagem à Europa que, por sua vez, são diferentes da mala para uma viagem ao campo. Enfim, para saber o que levar, é preciso ter em conta para onde você está indo e quanto tempo ficará em seu destino. Além disso, é preciso saber o clima do local e quais serão as atividades feitas nesses lugares. O clima é quente, frio, agradável? Você irá à praia, visitará museus, caminhará pela cidade ou escalará montanhas? Você ficará uma, duas ou três semanas? Fica evidente que para cada uma dessas situações a mala contará com roupas diferentes. Veja quais são as principais peças para cada uma dessas situações:
Praia: Shorts, bermudas, saias, vestidinhos, camisetas, biquínis, sunga, roupas íntimas, cardigã levinho, calças de tecido leve, pijama, sandálias, chinelo.
Cidade: Calça jeans, calça social, camisas, blusas, vestidos, saias, casacos, roupas íntimas, pijama, sapatos, tênis, chinelo.
Campo: Shorts, camisetas, calças de tecido leve, casacos quentes para a noite, roupas íntimas, pijama, tênis, chinelo.
A quantidade dependerá do tempo da viagem, mas é possível fazer o cálculo de um look para cada dia de viagem, incluindo dois looks a mais, no caso de imprevistos. É preciso lembrar também que certas peças poderão ser utilizadas mais de uma vez. Por exemplo, uma calça jeans poderá ser usada até 3 vezes, variando apenas a camisa. O mesmo também vale para saias e shorts. Sempre opte por peças que possam combinar com as outras peças escolhidas.
Arrumando a mala!
A ordem de colocação das peças ao arrumar a mala é determinante para que ela fique compacta e comporte tudo o que foi selecionado. Siga essa ordem:
- Coloque primeiro as calças esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Ao final da arrumação da mala, as pernas das calças virão por cima, cobrindo todo o conteúdo.
- Depois das calças, coloque bermudas e shorts.
- Coloque os vestidos esticados e com o mínimo de dobras. Será feito com eles o mesmo que foi feito com as calças.
- As camisetas e os pijamas devem ser dobrados, enrolados e colocados nos cantinhos da mala.
- As roupas íntimas devem ser guardadas dobradas em sacos de pano ou TNT, para que sejam encontradas mais facilmente.
- Os sapatos devem ser colocados em saquinhos plásticos para proteger as roupas dos solados sujos e colocados em um compartimento separado da mala.
- Depois de tudo colocado, cubra o conteúdo da mala com a dobra das calças e dos vestidos. Se estiver levando um casaco para o frio, coloque-o por cima de tudo e feche a mala!
E então, aprendeu como você deve selecionar as peças para a viagem e como organizá-las em uma mala enxuta? Isso fará toda a diferença durante a sua viagem, pois você se sentirá livre, leve e solto para os passeios que surgirem e, é claro, estará sempre bem vestido e com tudo em mãos. Boa viagem!