Conheça os melhores lugares para praticar rapel no Brasil

Sabia que o rapel é “filho” do alpinismo? A prática de descer paredões e vãos com o uso de equipamentos adota técnicas do seu esporte “pai” para conquistar uma verdadeira legião de adeptos. Normalmente, os praticantes fazem cursos preparatórios. Também precisam da companhia de um instrutor e de um grupo para realizar as descidas. Que tal conhecer alguns lugares para praticar rapel no Brasil?

Conheça os melhores lugares para praticar rapel no Brasil

1 – Boca da Onça (Mato Grosso do Sul)

Com 90 metros de altura, Boca da Onça é considerado o rapel de plataforma mais alto do Brasil. Quem decide se aventurar pelo local ganha de presente o belo visual do cânion do Rio Salobra.

Para facilitar a prática, há uma estrutura de 34 metros de comprimento que avança sobre um precipício. Para preservar as rochas calcárias, o rapel deve ser realizado em negativo – ou seja, sem o apoio dos pés.

2 – Cachoeira Almécegas I (Goiás)

Localizada na Chapada dos Veadeiros, a Pousada Fazenda São Bento guarda um paredão de quartzito por onde escorrem as águas do Rio Faria. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha de 1,5 quilômetro.

No entanto, para praticar rapel é preciso contratar os serviços da agência local, que fica próxima à pousada. Basicamente, a descida é dividida em duas partes: positiva e negativa. Ao final, o aventureiro chega na piscina da cachoeira.

3 – Cachoeira do Véu da Noiva (Pernambuco)

Assim como Mato Grosso do Sul, Pernambuco tem uma cidade chamada Bonito! Ela ainda não foi totalmente descoberta pelos turistas, então é um ótimo destino para quem busca tranquilidade em meio à natureza.

Bonito é repleta de cachoeiras, sendo que a mais bonita delas é a do Véu da Noiva. Como ela fica dentro de uma propriedade particular, quem deseja praticar rapel precisa pagar uma pequena taxa.

4 – Cataratas do Iguaçu (Paraná)

Você sabia que uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo fica no Brasil e é um dos melhores destinos nacionais para praticar rapel? Sim, estamos falando das belíssimas Cataratas do Iguaçu!

Com vista para o Parque Nacional do Iguaçu, a descida das cataratas tem cerca de 55 metros e deve ser feita em negativo. Para realiza-la, é preciso comprar um bilhete em um dos vários quiosques espalhados pelo local.

5 – Gruta do Lapão (Bahia)

A Chapada Diamantina é um verdadeiro paraíso para amantes de esportes radicais, como você já deve saber. Quem busca um lugar para praticar rapel na região deve visitar a Gruta do Lapão.

O caminho até lá é relativamente tranquilo. Quando entra na gruta, o aventureiro é presenteado com um visual de tirar o fôlego. A descida tem 50 metros e pode ser feita de forma tradicional, negativa ou de cabeça para baixo.

6 – Pedra da Tartaruga (Rio de Janeiro)

Já mostramos vários pontos onde você pode praticar escalada no Rio de Janeiro aqui no blog. Mas sabia que a cidade maravilhosa também está entre os melhores lugares para praticar rapel no Brasil?

A Pedra da Tartaruga fica a 135 metros do nível do mar e proporciona um visual sem igual. A dica é percorrer a trilha de quase duas horas para chegar lá, descer os 100 metros e, por fim, se refrescar nas águas aos pés da formação.

Nunca se esqueça que o rapel é um esporte que deve ser praticado em grupo. Para que a descida seja um sucesso, é preciso que pelo menos três pessoas se envolvam: a que aborda, a que desce e a que faz a segurança.

Você conhece outros lugares para praticar rapel no Brasil? Então compartilhe as suas dicas com os outros leitores nos comentários!

Deixe um Comentário