Melhores destinos do centro-oeste do Brasil

O Brasil é um país com muitas atrações diferentes. Cada canto da nossa nação apresenta culturas, tradições e hábitos que encantam turistas do mundo inteiro – sem falar das pessoas dos outros estados brasileiros, né? Ainda que o mundo inteiro possa oferecer destinos imperdíveis, você pode conhecer lugares históricos, museus interessantes, paisagens belíssimas e grandes oportunidade de entretenimento sem sair do Brasil.

E a região centro-oeste do país apresenta todas essas opções! No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal é possível encontrar diversão para famílias, casais, amigos e viajantes de todos os tipos.

Conheça os melhores destinos do centro-oeste do Brasil!

Bonito – Mato Grosso do Sul

Um destino clássico para quem ama a natureza! Rios de águas transparentes, grutas e cachoeiras presenteiam os turistas com a oportunidade de nadar lado a lado com a vida marinha local. Fazer snorkel na região é uma das experiências mais valiosas a se fazer na natureza brasileira.

Em 2013, Bonito recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo na Feira World Travel Market, em Londres. Além dos mergulhos em rios e cachoeiras, é possível fazer arvorismo, stand up paddle ou navegar em caiaques infláveis. A prática de rapel em cachoeiras aguarda os mais corajosos. Imperdível!

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

A 69 km da cidade de Cuiabá, um paredão de arenito vermelho marca a Chapada dos Guimarães, porta de entrada do Parque Nacional, uma área de 330 quilômetros que combina cerrado, cachoeiras e cânions.

As muitas trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta, levando a mirantes em que é possível observar a planície pantaneira e a cidade de Cuiabá. Elas também levam à grande atração local, que é a cachoeira Véu da Noiva, uma queda de 86 metros. Não é possível tomar banho em seus poços de água cristalina, mas a vista sem dúvida vale a visita.

Formosa – Goiás

Mais um ponto imperdível para os ecoturistas, Formosa abriga uma das maiores quedas d’água do Centro-oeste: o Salto do Itiquira, com 169 metros de altura, no Parque Municipal. O acesso é feito por uma trilha rápida. Para chegar ao mirante e observar a queda, no entanto, é preciso caminhar por cerca de duas horas em uma subida difícil.

Formosa também presenteia seus turistas com o Buraco das Araras, uma caverna no meio da paisagem do cerrado. O lugar tem uma floresta densa e um rio subterrâneo, além de apresentar formação de estalactites e estalagmites. Uma visão que nenhum amante da natureza vai querer perder.

Chapada Imperial – Distrito Federal

Nesse santuário ecológico do Distrito Federal, preservado desde 1985, é possível ver uma reserva de cerrado, maras mesofíticas, campo cerrado, campo úmido, brejo e vários outros ecossistemas, em uma área de 4800 hectares localizada na Área de Proteção Ambiental de Cafuringa.

Essa é a maior área de mata particular reservada no Distrito Federal, com inúmeras espécies de animais a habitando – muitos dos quais ameaçados de extinção, como a onça, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará. Para quem aprecia a vida selvagem, não há passeio mais interessante.

Brasília – Distrito Federal

Nessa lista, não pode faltar a capital do nosso país. A cidade completamente planejada apresenta uma estrutura arquitetônica admirável. Com construções futuristas e grandes avenidas, Brasília é um marco histórico brasileiro e merece ser apreciada como tal. Patrimônio histórico desde 1987, ela atrai turistas do mundo todo.

O Memorial JK tem uma bela exposição de fotos que conta a história da construção da capital. No Museu Nacional Honestino Guimarães é mais uma das obras de arte de Oscar Niemeyer, arquiteto que projetou a cidade, e faz exposições muito interessantes. Um prato cheio para quem ama arquitetura e história.

O Brasil é cheio de lugares magníficos para visitar. Quando pesquisamos sobre o assunto, encontramos sempre novos destinos turísticos – como os destinos premiados que citamos – e atrações inesquecíveis. Não deixe de conhecer os melhores destinos do centro-oeste brasileiro!

Pronto para planejar sua viagem? Conheça a MaxMilhas. Você pode viajar pela metade do preço. 😉 

Deixe um Comentário