O que fazer em Belo Horizonte no fim de semana?

Belo Horizonte é uma cidade com atrações para todos os gostos. Você pode encontrar lugares históricos, praças, centros culturais e muito entretenimento só dando uma passeada pela cidade, o que é ótimo quando o tempo da visita é curto e você só tem um final de semana para curtir a capital mineira.

Seja você um turista que nunca visitou BH ou um morador procurando aproveitar a cidade, vai adorar esse texto sobre o que fazer em Belo Horizonte no final de semana!

História e cultura ao ar livre

Um dos melhores jeitos de aproveitar o fim de semana é passear ao ar livre, não é mesmo? A boa notícia é que Belo Horizonte tem muitas opções para quem quer passar sábado e domingo ao sol e, de quebra, conhecer pontos turísticos famosos. Por exemplo, a Praça Liberdade, um dos cartões postais da cidade, atrai muitos turistas e moradores. Seus jardins são inspirados no Palácio de Versalhes, na França, e você pode visitar os museus e galerias de arte ao seu entorno aos domingos, das 9h às 12h30.

Já a Praça Israel Pinheiro, que ficou conhecida como a Praça do Papa depois que João Paulo II celebrou uma missa por lá, fica sempre aberta. O ambiente agradável e espaçoso oferece uma bela vista da cidade com a Serra do Curral ao fundo.

E, claro, não deixe de visitar o Complexo Arquitetônico da Pampulha. Lá, você pode alugar uma bike para passear na volta da lagoa, visitar o Museu de Arte da Pampulha, conhecer o Centro Cultural, ir à Igrejinha São Francisco de Assis e admirar a arquitetura local, projetada por Oscar Niemeyer.

Comida mineira de primeira

Você não pode passar pela capital mineira sem provar o melhor da comida local, certo? A gastronomia de Minas Gerais é famosa e os motivos são muitos: ela tem as cores e sabores de uma culinária simples e caseira, mas cheia de nuances. O Bar do Zezé, tricampeão do concurso Comida di Buteco de Belo Horizonte, serve um delicioso músculo cozido com feijão andu, calabresa, bacon e mandioca amarela. Você também pode provar as delícias locais em restaurantes tradicionais como o Maria das Tranças e o Xapuri, populares entre celebridades e estudantes locais.

Mas se quiser um lugar em que todos esses sabores se concentram, conheça o Mercado Central. Com mais de 400 comerciantes, o lugar vende queijos, doces de leite, cachaças, verduras, frutas e tem muitas barraquinhas que vendem comidas locais. É bom para matar a fome e a sede, mas também para comprar uma lembrancinha para aquele parente que adoro doce de leite.

Vida noturna para todos os gostos

Claro que você não vai passar a noite no quarto do hotel! A cidade é repleta de alternativas para quem quer aproveitar um barzinho, beber alguma coisa e ouvir música. Os bairros mais populares nesse quesito são o Santa Teresa e o Savassi, mas outras regiões, como a Rua Pium-I, estão ganhando sua fama como lugares boêmios.

Bares como Albanos, Bar da Neca, Bolão Santa Tereza, Empório Aviação Cipó e Gilboa são ótimos para quem quer petiscar e beber. Mas a cidade também tem restaurantes de todos os tipos e lugares para quem quer curtir um programa a dois.

Agora você já sabe o que fazer em Belo Horizonte no final de semana – ou, pelo menos, já sabe por onde começar! Aproveite bastante a capital mineira e volte dessa viagem cheia de histórias para contar.

Quer começar a planejar essa visita? Entre no site da MaxMilhas e encontre passagens com desconto!

Deixe um Comentário