Como viajar pode mudar sua vida?

 

Veja como uma viagem pode influenciar em seu bem-estar:

De fora para dentro

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cornell, gastar dinheiro com viagens e outras experiências traz mais felicidade do que gastá-lo com bens materiais. O pesquisador Thomas Gilovich estudou a relação entre dinheiro e felicidade por dois anos, analisando a emoção de pessoas de acordo com o que elas faziam com seu salário. Ele concluiu que a compra de bens materiais trazia felicidade, mas passageira – não durava mais do que os primeiros dias após a compra. Já as experiências, como viagens, trazem mais felicidade com o passar dos anos, porque elas acabam moldando a personalidade das pessoas.

Viajar pode mudar sua vida de muitas maneiras, mas a principal é mudando quem você é. Em uma viagem, enfrentando todos os dias novas situações, saindo de sua zona de conforto, conhecendo pessoas completamente diferentes e vivenciando uma cultura que pode até ser oposta à sua, você com certeza vai aprender e desenvolver novas habilidades. Pessoas que viajam com frequência costumam ser mais criativas e ter mais facilidade de resolver problemas, porque algumas situações durante as viagens exigiram que elas fizessem isso. Do mesmo modo, essas pessoas têm mais autoestima e são mais corajosas – elas imaginam que, se conseguiram superar as adversidades que a viagem impôs, podem superar ainda mais!

Viagens também melhoram consideravelmente as habilidades sociais das pessoas, especialmente daquelas que viajam sozinhas. Desde ter que conversar com o garçom até fazer novos amigos em um lugar desconhecido, tudo leva a pessoa a se comunicar mais e, assim, perder o medo de falar com os outros. Além disso, quando os planos dão errado, o viajante aprende a ser mais flexível, aceitando situações que não aceitaria em casa e mudando seus planos de última hora. Muitas pessoas que sempre disseram que não conseguiam dormir se não fosse em uma cama acabam se acostumando a dormir em tatames no chão em países asiáticos!

Com a saúde em dia

Mas viajar também traz benefícios para sua saúde – e eles podem ser quase imediatos! De acordo com pesquisas, 89% das pessoas que viajam já percebem uma redução significativa em seu nível de estresse depois de dois dias de viagem. É claro que sair de férias já traz vantagens para quem está estressado, mas só estar em um lugar completamente novo é que vai fazer com que a pessoa se esqueça de suas responsabilidades do cotidiano!

De acordo com uma pesquisa realizada pela psicoterapeuta Christine Webber, as pessoas que viajam aumentam em até 29% sua capacidade de se recuperarem do estresse, enquanto as que não viajam diminuem sua capacidade em 71%. Nesse mesmo estudo, foi descoberto que, se comparados àqueles que não viajam, os viajantes conseguem manter a pressão arterial mais controlada e passam a dormir melhor!

Além disso, nossos hábitos acabam mudando durante as viagens e isso pode influenciar na saúde. Por exemplo, durante uma viagem você fica mais aberto a experimentar comidas diferentes. Por isso, pode acabar voltando para casa gostando de um prato ou alimento saudável que antes você nem mesmo considerava provar! E apesar de ser mais difícil – se não impossível – frequentar a academia enquanto viaja, você sem dúvidas vai caminhar bastante e até subir alguns degraus para visitar os pontos turísticos que quer tanto conhecer. Exercício físico divertido e gratuito!

Viajar não só é muito divertido e instigante: é também um meio de desestressar, mudar, se conhecer melhor e ficar mais saudável! Por isso, comece a planejar sua próxima viagem agora mesmo. Escolha o seu destino dos sonhos e passe na MaxMilhas para comprar suas passagens por um preço amigável!

Deixe um Comentário