O que fazer quando se é roubado durante uma viagem?

 

No post de hoje você aprenderá como:

Roubado em viagem nacional? Fique tranquilo, você está em casa.

Se você está fazendo uma viagem nacional e sofre um assalto ou ainda chega ao seu quarto de hotel e descobre que algo foi furtado, não entre em pânico. Verifique o que foi levado e tome as providências cabíveis:

Dinheiro: se foi, foi, não há o que fazer, a não ser que você consiga identificar o meliante. Sendo assim, nunca deixe dinheiro à vista, tampouco deixe todo o seu dinheiro no mesmo lugar. Distribua-o em locais estratégicos, como: dentro da sua mala, em um zíper escondido, um pouco na sua carteira, um tanto no cofre do hotel, etc. assim fica mais difícil de levarem tudo.

Cartões: certamente você não deixa a senha dos seus cartões junto com eles correto? Menos mal. Ligue para os bancos, faça os cancelamentos e, se precisar de dinheiro para continuar a viagem, verifique se alguém pode lhe enviar através de depósito bancário ou ordem de pagamento.

Celular: perder todos os contatos, as fotos e informações não é fácil, mas, pelo menos, você está bem. Então ligue para a operadora do seu celular, bloqueie as linhas e, se tiver pensado nisso antes, acione os aplicativos de segurança do seu smartphone, pois eles apagam suas informações e podem até tirar fotos dos ladrões.

Faça um boletim de ocorrência: não deixe de ir à delegacia mais próxima e fazer o boletim de ocorrência listando todos os itens roubados. Assim, você garante que qualquer fraude que venha a ser feita pelos meliantes não recaia sobre você. Na medida do possível, informe, também, os órgãos de proteção ao crédito, pois eles acionam toda a rede de afiliados com relação ao furto dos seus documentos.

E quando é no exterior?  O que fazer?

Ser roubado no exterior é bem mais complicado, mas ainda assim você pode resolver essa situação sem perder a sua viagem. Primeiramente, vá até uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, informando tudo o que foi roubado, as circunstâncias, etc.

Em seguida, vá até a embaixada do Brasil mais próxima para tirar um novo passaporte ou solicitar o ARB — Autorização de Retorno ao Brasil. Este documento garante que você possa retornar ao país com tranquilidade, sem se preocupar com o passaporte. Mas vale lembrar que sem o passaporte você não pode ir de um país para outro no exterior, portanto, permaneça onde está até que tudo esteja resolvido. Caso você tenha outros países a visitar, o negócio é esperar a emissão do novo passaporte, que pode ser imediata ou levar alguns dias.

Os procedimentos com relação a cartões de crédito, celulares e dinheiro, é o mesmo. Avise as instituições envolvidas, faça os devidos bloqueios e avise sua família. Muitas vezes os celulares roubados são utilizados para golpes, portanto, não deixe de comunicar às pessoas que você está sem o celular.

Você já passou por uma situação dessas? Como se saiu? Conte sua história para nós!

 

Comentários

Deixe um Comentário