Tiradentes é perfeita para quem quer ter dias de tranquilidade ou curtir uma boa gastronomia. Descubra o que fazer nessa bela cidade histórica!
O relógio parece andar um pouco mais devagar na cidade de Tiradentes. Portanto, é o destino perfeito para quem busca dias de descanso em um lugar com natureza e arquitetura exuberantes.
Essa pequena cidade colonial do interior de Minas Gerais também é famosa pelos restaurantes que não devem absolutamente nada aos das grandes metrópoles no quesito qualidade.
Separe as suas roupas mais confortáveis para guardar na mala, deixe as preocupações com a balança de lado e acompanhe o roteiro delicioso que preparamos especialmente para você! 🙂
Dia 1
Explorar o Centro Histórico
O Centro Histórico reúne boa parte dos pontos turísticos dessa pequena cidade. Você pode começar o passeio pelo Largo das Forras, praça que reúne restaurantes, bares e lojas ao seu redor.
A principal construção dessa parte de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que fica no alto de uma ladeira que exige algum preparo físico. Mas compensa: a fachada é atribuída a Aleijadinho e o interior tem detalhes em ouro!
Outra igreja que merece uma visita é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Diferente dos demais templos, esse foi construído para acolher a religiosidade das pessoas escravizadas.
Também não deixe de passar por construções que têm importância para a história da cidade, como o Museu de Sant’Anna, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José.
Dia 2
Conhecer Bichinho
Localizado a menos de 10 km de Tiradentes, o povoado de Vitoriano Veloso, popularmente conhecido como Bichinho, é um verdadeiro paraíso para aqueles que pensam em construir ou reformar!
Por lá, as ruas são repletas de lojas e ateliês que vendem artigos de decoração. Aproveite para comprar móveis rústicos, artesanato típico e obras de arte por preços bacanas.
Visitar o Museu do Automóvel
No caminho de volta para Tiradentes, aproveite para conhecer esse simpático museu cujo acervo é formado por carros antigos que são colecionados desde a década de 1970 por Rodrigo Moura.
Atualmente, a coleção conta com mais de 70 veículos, entre relíquias nacionais (Austin Mini, Citroën 2CV e Renault Fragate 1953) e internacionais (DKW Vemag, Renault Dauphine e Simca Chambord).
Passear de Jardineira
À primeira vista, esse pode parecer um daqueles passeios do tipo pega turista. Mas dar uma volta de Jardineira é boa forma de contemplar o Centro Histórico à noite e conhecer algumas histórias locais!
O carro de 1935 faz parte do acervo do Museu do Automóvel e percorre um trajeto previamente elaborado em cerca de duas horas. Os passeios devem ser agendados com Luiz Fernando pelos telefones (32) 9948-2370 / 9957-4757.
Dia 3
Passar no Chico Doceiro
Personalidade de Tiradentes, Chico Doceiro ficou conhecido pelos canudinhos de doce de leite, cocadas e brigadeiros que produziu no mesmo tacho por mais de cinco décadas.
Infelizmente, esse simpático senhor deixou os moradores e visitantes da cidade no ano passado. Mas seus familiares tocam o estabelecimento e preservam as receitas que ele desenvolveu.
Fazer o passeio de Maria Fumaça
Tiradentes é melhor aproveitada quando combinada com outras cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas e, principalmente, São João del Rei.
Aproveite o seu último dia de viagem para fazer o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. Quando chegar na cidade vizinha, aproveite para explorar mais igrejas barrocas (sim!).
Lembrando que a sua viagem ficará ainda melhor se você mergulhar de cabeça no universo gastronômico de Tiradentes e reservar mesas em alguns dos restaurantes estrelados da cidade.
Agora você já sabe o que fazer em Tiradentes com três dias disponíveis! Se ficou com vontade de explorar as cidades históricas de Minas Gerais, acesse nosso site e compre suas passagens aéreas.