O que fazer em Tiradentes em 3 dias

Tiradentes é perfeita para quem quer ter dias de tranquilidade ou curtir uma boa gastronomia. Descubra o que fazer nessa bela cidade histórica!

 

O relógio parece andar um pouco mais devagar na cidade de Tiradentes. Portanto, é o destino perfeito para quem busca dias de descanso em um lugar com natureza e arquitetura exuberantes.

Essa pequena cidade colonial do interior de Minas Gerais também é famosa pelos restaurantes que não devem absolutamente nada aos das grandes metrópoles no quesito qualidade.

Separe as suas roupas mais confortáveis para guardar na mala, deixe as preocupações com a balança de lado e acompanhe o roteiro delicioso que preparamos especialmente para você! 🙂

Dia 1

Explorar o Centro Histórico

O Centro Histórico reúne boa parte dos pontos turísticos dessa pequena cidade. Você pode começar o passeio pelo Largo das Forras, praça que reúne restaurantes, bares e lojas ao seu redor.

A principal construção dessa parte de Tiradentes é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que fica no alto de uma ladeira que exige algum preparo físico. Mas compensa: a fachada é atribuída a Aleijadinho e o interior tem detalhes em ouro!

Outra igreja que merece uma visita é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Diferente dos demais templos, esse foi construído para acolher a religiosidade das pessoas escravizadas.

Também não deixe de passar por construções que têm importância para a história da cidade, como o Museu de Sant’Anna, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José.

Dia 2

Conhecer Bichinho

Localizado a menos de 10 km de Tiradentes, o povoado de Vitoriano Veloso, popularmente conhecido como Bichinho, é um verdadeiro paraíso para aqueles que pensam em construir ou reformar!

Por lá, as ruas são repletas de lojas e ateliês que vendem artigos de decoração. Aproveite para comprar móveis rústicos, artesanato típico e obras de arte por preços bacanas.

Visitar o Museu do Automóvel

No caminho de volta para Tiradentes, aproveite para conhecer esse simpático museu cujo acervo é formado por carros antigos que são colecionados desde a década de 1970 por Rodrigo Moura.

Atualmente, a coleção conta com mais de 70 veículos, entre relíquias nacionais (Austin Mini, Citroën 2CV e Renault Fragate 1953) e internacionais (DKW Vemag, Renault Dauphine e Simca Chambord).

Passear de Jardineira

À primeira vista, esse pode parecer um daqueles passeios do tipo pega turista. Mas dar uma volta de Jardineira é boa forma de contemplar o Centro Histórico à noite e conhecer algumas histórias locais!

O carro de 1935 faz parte do acervo do Museu do Automóvel e percorre um trajeto previamente elaborado em cerca de duas horas. Os passeios devem ser agendados com Luiz Fernando pelos telefones (32) 9948-2370 / 9957-4757.

Dia 3

Passar no Chico Doceiro

Personalidade de Tiradentes, Chico Doceiro ficou conhecido pelos canudinhos de doce de leite, cocadas e brigadeiros que produziu no mesmo tacho por mais de cinco décadas.

Infelizmente, esse simpático senhor deixou os moradores e visitantes da cidade no ano passado. Mas seus familiares tocam o estabelecimento e preservam as receitas que ele desenvolveu.

Fazer o passeio de Maria Fumaça

Tiradentes é melhor aproveitada quando combinada com outras cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas e, principalmente, São João del Rei.

Aproveite o seu último dia de viagem para fazer o passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei. Quando chegar na cidade vizinha, aproveite para explorar mais igrejas barrocas (sim!).

Lembrando que a sua viagem ficará ainda melhor se você mergulhar de cabeça no universo gastronômico de Tiradentes e reservar mesas em alguns dos restaurantes estrelados da cidade.

Agora você já sabe o que fazer em Tiradentes com três dias disponíveis! Se ficou com vontade de explorar as cidades históricas de Minas Gerais, acesse nosso site e compre suas passagens aéreas.

Deixe um Comentário