Para incentivar os clientes a acumularem pontos em sua conta, os programas de fidelidade costumam lançar, com frequência, promoções de bônus na transferência de pontos. Essa pode ser uma boa oportunidade para escolher um programa de fidelidade e transformar seus pontos em milhas, independentemente do que você pretende fazer com elas posteriormente.
Sempre que uma promoção dessa é lançada, a gente recebe o mesmo tipo de dúvida por aqui: vale a pena aproveitar a promoção e transferir os pontos do cartão? No geral, as promoções costumam parecer vantajosas, mas alguns fatores devem ser analisados com cautela antes da transferência. Neste post, vamos te ensinar quais critérios considerar para tomar a melhor decisão nesses momentos.
Percentual do bônus
O primeiro ponto a ser avaliado é o percentual do bônus. Até pouco tempo atrás, era comum alguns programas de fidelidade oferecerem até 100% (ou mais) de bônus na transferência, mas isso não costuma mais ocorrer com tanta frequência. Diante disso, uma promoção que oferece 70% de bônus, por exemplo, pode sim ser bastante interessante e uma ótima oportunidade para você transferir seus pontos.
No início deste mês, a TudoAzul lançou uma promoção de 70% de bônus na transferência, percentual que poderia ser maior, dependendo da relação do cliente com o programa de fidelidade — membros do Clube TudoAzul nos planos 10.000 ou 20.000 há mais de 12 meses, por exemplo, tinham direito a 90% de bônus. Nesse caso, e de maneira geral, a promoção da TudoAzul pode sim ser considerada uma boa oportunidade para os clientes.
Vale ressaltar que a LATAM Pass dificilmente oferece uma promoção como essa com um percentual tão alto, por isso, a possibilidade de ganhar 30% ou 40% na transferência de pontos para a Latam já vale muito a pena. Além disso, é preciso ficar atento: é imprescindível que você leia atentamente os termos e condições de cada promoção, ficando ciente sobre todos os critérios dela. Continuem acompanhando para entender!
Instituições financeiras contempladas
Um aspecto muito comum nesse tipo de promoção é a definição de quais instituições financeiras (bancos e operadoras de cartão de crédito) estão contempladas no regulamento. No geral, os programas de fidelidade limitam a promoção para alguns parceiros e, antes de fazer a transferência, você precisa garantir que a instituição financeira ou a operadora do cartão de crédito onde estão localizados seus pontos está contemplada.
Na promoção da Azul que mencionamos, por exemplo, o bônus era válido para os cartões de todos os parceiros financeiros da TudoAzul, exceto Santander, Livelo e Sicredi.
Regras dos clubes dos programas de fidelidade
Aqui, vem um ponto importante que costuma gerar muita dúvida em quem participa desse tipo de promoção. No geral, os programas de fidelidade oferecem uma bonificação maior para os clientes que são assinantes de seus clubes — visando, inclusive, incentivar que as pessoas assinem o clube antes de fazer a transferência. É preciso ficar atento a esse aspecto, porque é muito comum que as regras dos clubes de assinatura se sobreponham aos critérios da promoção. Como assim?
A LATAM Pass, por exemplo, define que os assinantes do clube 10.000 podem receber, no máximo, 30.000 pontos de bônus por mês. Suponhamos, nesse cenário, que aconteça uma promoção de 30% de bônus de transferência para assinantes do Clube LATAM Pass e o regulamento da promoção preveja que as regras do clube serão consideradas. Isso significa que, mesmo que o cliente transfira 150.000 pontos e, pela regra da promoção, teria direito a 45.000 pontos de bônus, ele só vai ter direito a uma bonificação de 30.000 pontos (caso não tenha recebido nenhum bônus naquele mês), que é a regra do clube.
Validade das milhas bônus
Outro ponto que precisa ser observado é a validade das milhas adquiridas por meio do bônus. Na Smiles, por exemplo, as regras de promoções como essa costumam prever uma validade de 6 meses para as milhas bônus, o que é muito pouco caso você não saiba exatamente para onde vai direcionar essas milhas.
Se você já souber que vai vender suas milhas, por exemplo, uma promoção como essa é, geralmente, um ótimo negócio, afinal você aumenta sua quantidade de pontos sem esforço e sem gastar nada a mais por isso. Mas, por que?
Se você tiver 10.000 pontos no cartão, por exemplo, e transferir para a Smiles sem uma promoção de transferência, pode vendê-las na MaxMilhas por aproximadamente R$ 225 (levando em conta a cotação de março de 2020). Agora, se você transfere com um bônus de 70%, por exemplo, você passa a ter 17.000 milhas, montante que pode ser vendido por cerca de R$ 380. Um valor bem mais significativo, certo?
Se você tiver uma viagem marcada e ainda não tiver adquirido as passagens, também pode ser uma boa ideia aproveitar essa promoção para transferir seus pontos e comprar seus bilhetes sem gastar nada.
Em resumo, esses são os critérios que você precisa observar para entender se uma promoção de bônus de transferência vale ou não a pena para você. Não podemos esquecer que também é preciso levar em conta algumas questões particulares de cada cliente. Se você tiver pontos no cartão de crédito que estejam próximos da data de expiração ou estiver precisando de uma grana extra, por exemplo, aproveitar uma promoção como essa, mesmo que o bônus não seja tão atrativo, vai ser sempre lucrativo para você.
Agora que você já está pronto para avaliar tudo o que precisa na hora de decidir participar ou não de um promoção, deve estar se perguntando de que forma você pode se informar sobre essas promoções, certo? Então, faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro de várias novidades sobre o mundo das milhas. No canal, a gente sempre divulga as principais promoções que estão rolando e, se estiver por lá, você fica por dentro de tudo. Acompanhe!
*A MaxMilhas esclarece não ter relação, parceria ou vínculo societário ou institucional com qualquer uma das marcas mencionadas. Esse artigo tem caráter informacional e não constitui uma recomendação, faça sempre sua própria análise.