Viagem Pós Pandemia: 86% dos brasileiros querem voltar a viajar logo
Pesquisa revela tendências de viagens pós pandemia para 2021 e traça perfil do turista brasileiro. Que o coronavírusa afetou drasticamente o setor de turismo, todo mundo sabe. Mas o que ainda está incerto para muitos é como será a retomada do mercado. Afinal, quais são as reais tendências das atividades turísticas após a pandemia? Quais serão os destinos favoritos e os hábitos dos viajantes daqui pra frente? Para responder a essas e outras perguntas, realizamos uma pesquisa inédita em parceria com o instituto Opinion Box. O objetivo foi compreender os hábitos de viagem dos brasileiros antes da Covid-19, as pretensões em relação ao turismo ainda este ano e quais as prioridades no período pós-pandemia. Para isso, o estudo ouviu mais de 1000 pessoas em todas as regiões do Brasil entre os dias 18 e 22 de junho de 2021. Reunimos os principais resultados e insights do levantamento nos tópicos abaixo. Acompanhe!
A expectativa em voltar a viajar é urgente
O primeiro resultado da pesquisa demonstra a urgência dos brasileiros em voltar a fazer viagens pós pandemia. Do total de pessoas entrevistadas, 86% já pensam em viajar e 35% planejam retomar as viagens assim que forem vacinadas contra a Covid-19. Além disso, entre os participantes do estudo, 43% pretendem fazer entre três e seis viagens nos próximos 12 meses. Nas entrevistas, 11% disseram que já se vacinaram e que, desde então, viajam sempre que podem. Os dados mostram que os brasileiros estão na expectativa de voltar a fazer turismo o quanto antes, à medida que a vacinação contra o coronavírus avança no País. Um exemplo disso é que a quantidade de pessoas que desejam viajar já na metade do segundo semestre, entre os meses de setembro e novembro, passou de 18% (antes da pandemia) para 25% (em 2021). Ou seja, há uma demanda reprimida em virtude do longo período de isolamento social e os brasileiros estão começando a embarcar para as tão desejadas férias à medida em que a vacinação avança.
Cresce preferência por destinos de natureza
Outra tendência interessante mostrada pelo estudo é em relação aos destinos turísticos. Se antes da chegada do coronavírus os lugares mais isolados e distantes das rotas famosas eram a preferência de 28% dos viajantes entrevistados, para o período das viagens pós pandemia esse número saltou para 51%. Significa que 5 em cada dez brasileiros que participaram da pesquisa têm a intenção de viajar para locais mais isolados, com menor badalação e fluxo de pessoas. Trata-se ainda de um reflexo da preocupação com os perigos da Covid-19, conforme apontam 90% dos entrevistados. Nesse sentido, a pesquisa revela que Fernando de Noronha (PE) é, atualmente, o destino dos sonhos futuros dos viajantes, seguido por Jericoacoara (CE), Bonito (MS) e Jalapão (MT). O que esses locais têm em comum? Eles oferecem atrações e experiências diferentes em relação ao mercado de turismo tradicional.
Viagens nacionais serão prioridade
As viagens nacionais são prioridade dos planos de viagem dos brasileiros. Isso porque, de todos os entrevistados, 74% afirmam que a primeira viagem no pós pandemia será dentro do País. Além disso, as praias são os destinos para os quais 48% das pessoas mais pretendem ir, principalmente as localizadas no Nordeste.
Turismo em família será recorrente nas viagens pós pandemia
O estudo também mostra que as viagens em família serão mais recorrentes nos próximos meses. Segundo os dados, o desejo de fazer turismo com os familiares foi citado por 59% dos entrevistados, ficando à frente das viagens em casal (33%), dos embarques solo (18%) e dos passeios com os amigos (14%). Vale destacar que a pretensão em viajar com o avanço da vacina é maior independentemente do tipo de companhia na viagem.
Tendências para um novo perfil de viajante no Brasil
E o que todos esses dados dizem sobre o turismo pós-pandemia? Por um lado, eles indicam aumento em comportamentos já consolidados antes da pandemia, como a preferência por viagens em família (59%), dentro do Brasil (74%) e durante o verão (43%). Por outro lado, os dados também anunciam novas tendências e mudanças importantes para o setor de turismo. Entre elas estão o número de pessoas que aguardam a vacinação para viajar já no segundo semestre de 2021, o aumento da preferência por destinos mais isolados e a priorização das viagens no pós-pandemia, um efeito da demanda reprimida pelo amplo período de isolamento social. Talvez a tendência mais relevante seja a preocupação com a Covid-19. Mesmo com o progresso da imunização contra a doença, a pesquisa mostra que o turismo responsável, em lugares mais afastados das rotas tradicionais, vem ganhando espaço. A segurança sanitária nas viagens também é um ponto muito relevante para os brasileiros. Além do mais, a incerteza envolvendo os destinos internacionais é outro fator que contribui para a valorização dos locais nacionais mais isolados. Isso indica que há espaço para promover lugares ainda pouco explorados no Brasil e que parte significativa dos viajantes procurará esse tipo de turismo.
MaxExperiências chega para suprir nova demanda por viagem
Com o objetivo de atender a busca por destinos mais isolados e em meio à natureza, a MaxMilhas inovou mais uma vez com o lançamento da MaxExperiências. Trata-se de uma nova plataforma que oferece facilidade na compra de viagens para destinos considerados joias do Brasil, que proporcionam aos viajantes experiências diferenciadas. No site da MaxExperiências, o cliente consegue, de maneira prática e rápida, contratar uma viagem completa, com passagens aéreas, transfer, hospedagem e roteiro exclusivo, com atrações indicadas por especialistas. Além da facilidade de ter tudo num só lugar, a MaxExperiências também torna mais cômoda a viagem para destinos diferentes dos que são oferecidos pelo mercado tradicional, como Amazônia (AM), Chapada Diamantina (BA) e Jalapão (TO). Portanto, se você está em busca de um destino na sua primeira viagem pós pandemia é o lugar. Pacotes imperdíveis e passagens aéreas baratas para você aproveitar ainda mais. Confira a pesquisa completa para entender sobre o novo costume dos brasileiros no que diz respeito ao turismo e às viagens.