13 opções de destinos incríveis para fazer ecoturismo ao redor do mundo

Que tal fazer ecoturismo pelo mundo? Do continente Americano à Oceania, não faltam destinos incríveis e cenários cinematográficos para todos os tipos de viajantes. 

O ecoturismo, também chamado de turismo ecológico, é um estilo de viagem destinado aos viajantes que desejam conhecer e explorar a natureza de uma maneira ecológica e consciente. 

A ideia desse tipo de turismo é visitar locais onde a fauna e flora são preservadas, oferecendo paisagens naturais de tirar o fôlego. 

Justamente por valorizar tudo isso, os passeios sempre respeitam e preservam o meio ambiente e os patrimônios sociais e culturais da região. 

Ficou interessado? Abaixo, nós listamos alguns dos melhores destinos pelo mundo. Então, se você tem interesse em ecoturismo, confira as opções em todos os continentes que selecionamos para você!

Lugares para fazer ecoturismo na América do Sul

A América do Sul é um local cheio de belezas naturais que está se tornando cada vez mais frequente na lista de viajantes de diversas partes do mundo. 

Ao longo de todo o território do subcontinente, as maravilhas da natureza se misturam às culturas ricas que tornam qualquer viagem inesquecível. Se você planeja viajar por entre os nossos vizinhos, conheça alguns lugares onde a natureza é o maior atrativo!

1 — Salar de Uyuni, Bolívia

areias e espelhos em Salar de Uyuni

Com 10.582 quilômetros quadrados, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo e fica localizado a mais de 3.600 metros de altitude. 

Mas o que pode ser tão interessante em um deserto de sal? Nos períodos de chuva, o acúmulo de água no Salar forma imensos refletores no chão, que fazem com que a paisagem do céu e da terra se misture, como um gigante espelho. Vale a pena visitar!

A visita ao local também oferece a oportunidade de conhecer as cidades próximas, como Uyuni e Potosí.

Para chegar ao deserto, o ideal é que você desembarque em La Paz e, de lá, se desloque para Uyuni. Existe um ônibus que vai até Oruro, de onde é possível pegar outra condução à cidade próxima ao Salar.

2 — Monte Fitz Roy, Região da Patagônia, fronteira do Chile e Argentina

vista do topo do monte fitz roy

No sul da patagônia argentina, o monte Fitz Roy — também conhecido como cerro de El Chaltén — faz fronteira com o Chile e é conhecido por ter alguns dos picos mais bonitos da região. 

O local serve como ponto de partida para inúmeras trilhas e é também um destino muito atrativo para quem curte trekking, escalada e esportes ao ar livre. Vale lembrar que o Fitz Roy é um dos montes mais difíceis de escalar em todo o mundo, mas para quem não tem tanta experiência há outras trilhas mais fáceis na região que também garantem cenários deslumbrantes.

3 — Ilhas Galápagos, Equador

caminho para a água nas ilhas galápagos

Pertencentes ao território do Equador e oficialmente chamadas de Arquipélago de Colón, as ilhas Galápagos são conhecidas por sua fauna única no mundo. 

A falta de predadores no local permitiu que os animais que ali vivem se desenvolvessem livremente e se tornassem amigáveis e dóceis. 

Além disso, Galápagos possui paisagens incríveis, sendo que o conjunto de ilhas serviu de inspiração para algumas das teorias de Charles Darwin sobre a Evolução.

Quando falamos em pontos turísticos do Peru, o mais conhecido é Macchu Picchu, mas esse país conta com outra beleza avassaladora: Huaraz. O destino é perfeito para quem gosta de aventura (e de grandes altitudes). Na província de Ancash, para chegar em Huaraz, você precisa pegar um ônibus ou um voo, pelo aeroporto em Anta, cidade que fica a cerca

de 40 minutos de distância. Ao chegar, você terá à sua disposição várias opções de passeios ecológicos. 

Vale lembrar que as belezas naturais de Huaraz são bem exigentes. As caminhadas são longas, mas quem conhece garante que vale a pena o esforço, porque cada ponto da caminhada conta com belezas naturais estonteantes e de tirar o fôlego.

5 – Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu

cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu

Para alguns brasileiros, Foz do Iguaçu pode parecer um destino batido, já que tanto se fala dele na mídia. No entanto, não se pode subestimar a beleza das mais de 270 quedas d’água que marcam a fronteira entre a Argentina e o Brasil. Visitar as cataratas é uma experiência de imersão na natureza imperdível. 

Por lá, também é possível passear no parque das aves, lar que abriga mais de mil animais de 131 espécies diferentes!

    Ecoturismo na América do Norte

    6 — Arizona Valley of Sun, Estados Unidos

    vista a distância do Grand Canyon

    Com certeza você já ouviu falar no Grand Canyon, certo? Nessa região está o Arizona Valley of Sun. 

    Além da paisagem única e indescritível, por lá você terá a chance de conhecer abismos incríveis e visitar o lago “Lake Powell”.  Para os amantes do ecoturismo, o Arizona Valley of Sun oferece a oportunidade de fazer trilhas, acampar e alugar barcos. 

    É uma aventura completa em um dos cenários mais deslumbrantes do ecoturismo, não é à toa que o local já foi cenário de inúmeros filmes. Lá você encontrará de fato um cenário cinematográfico. 

    7 — Alasca, Estados Unidos

    lagos congelados e montanhas nevadas do Alasca

    Outro local que já foi cenário para diversos filmes graças à sua paisagem única é o Alasca. 

    A vida selvagem rica do local desperta a curiosidade dos fãs de ecoturismo. É possível, por exemplo, contemplar diversas espécies de animais, como águias, baleias, focas entre outros. 

    Para os mais aventureiros não vai faltar opções mais emocionantes. A região conta com 17 parques nacionais onde há diversas cadeias de montanhas e vulcões. 

    Lugares para fazer ecoturismo na Europa

    Cachoeiras, vulcões, flora e fauna riquíssimas são alguns dos atrativos que te aguardam na Europa.

    8 — Islândia

    aurora boreal nos céus da Islândia

    Famosa por abrigar alguns dos cenários mais belos do mundo, a Islândia é destino certo para quem deseja fazer ecoturismo na Europa. 

    Por lá é possível conhecer vulcões, gêiseres e, claro, vivenciar uma das mais incríveis maravilhas da natureza: a aurora boreal.

    Esse paraíso natural que abriga cerca de 320 mil habitantes oferece visitas e escaladas aos vulcões, piscinas naturais e cachoeiras. Além disso, é possível alugar um carro e contornar toda a ilha em apenas alguns dias. 

    9 — Açores, Arquipelago Português

    Vista de campos verdes e lagoa em Açores

    Além de ser um dos lugares mais lindos do mundo, Açores possui o título de “Destino Turístico mais Sustentável do Mundo” pela Green Destinations, organização internacional focada no turismo sustentável

    Um dos destaques da região é a riqueza em sua fauna e flora, que torna o destino atraente para qualquer um buscando um passeio ecológico.

    Locais para fazer ecoturismo na Ásia

    10 — Butão

    caminho entre árvores em Butão, na Ásia

    O Butão, considerado a oitava maravilha do mundo, está localizado no sul da Ásia. Esse pequeno país monárquico é um dos destinos ecologicamente corretos que proporciona aos turistas uma trip inesquecível repleta de paisagens de tirar o fôlego.

    A trilha de Chelela Pass, localizada a mais de 3500m de altitude, é imperdível. Em dias de tempo claro, esse percurso dá visibilidade a algumas montanhas consideradas sagradas no país e, no topo, há muita história nos campos de rituais religiosos antigos. Além disso, o destino conta com vários templos sagrados incríveis.

    11 — Tailândia

    barco nas águas da Tailândia

    Formada por praias de areias brancas e águas azul turquesa, a Tailândia conta com mares repletos de vida marinha e paisagens cinematográficas, considerados os melhores do mundo. 

    A região é uma das principais opções para quem deseja diversão e muito contato com a natureza.

    O destaque vai para os diversos parques nacionais espalhados pelo país, como o Parque Nacional Kho Yai, onde você pode escolher entre diversas trilhas com liderança por um guarda florestal, e vários animais em risco de extinção.  Também é possível conhecer vários animais selvagens em santuários, como elefantes.

    12 — Capadócia

    balões voando nos céus da Capadócia

    A Capadócia é mais um dos destinos da nossa lista com paisagens tão deslumbrantes que já foi cenário para filmes e novelas. 

    A região é uma das principais escolhas dos turistas que viajam para a Turquia justamente por sua paisagem composta por rochas e cavernas naturais e artificiais. 

    Além disso, o local guarda grandes surpresas para os amantes de história. Por lá, os viajantes encontram diversas construções bizantinas e arqueológicas e ainda poderão conhecer museus, catedrais e cidades subterrâneas. 

    Os mais aventureiros também vão encontrar muitas opções, como realizar passeios de balão para visualizar a região lá do alto. 

    Lugares para fazer ecoturismo na Oceania 

    13 — Austrália

    ponte de Sydney na Austrália

    Os turistas que optarem pela Austrália vão encontrar um clima bem parecido com o nosso, propício para visitar as diversas praias paradisíacas. 

    Mas não pense que o local se resume às belas praias. A região central da Austrália se destaca pelos seus desertos com belas paisagens e diversas opções para os interessados em fazer ecoturismo, como Ayers Rocks, que conta com incríveis formações rochosas. 

    O país também oferece vários parques nacionais, onde é possível contemplar uma rica e diversa fauna.

    14 — Nova Zelândia

    lago na Nova Zelândia

    A Nova Zelândia também se destaca pela sua fauna e flora muito bem preservada.

    Os interessados em fazer ecoturismo vão amar o país, uma vez que há diversos atrativos de esportes radicais e de aventura. 

    Mas, nem só de aventura é esporte radical vive a Nova Zelândia. Os turistas mais tranquilos podem visitar as praias exóticas, os vulcões e fazer caminhadas em montanhas nevadas.

    Ecoturismo na África

    15 — Monte Kilimanjaro, Tanzânia

    vista distante do monte kilimanjaro

    Localizado na fronteira da Tanzânia com o Quênia, o Monte Kilimanjaro é considerado o ponto mais alto da África, possui uma altura de mais de 5800 metros.

    Vale destacar ainda que o local possui um parque nacional riquíssimo em biodiversidade, tombado pela UNESCO em 1987 como Patrimônio da Humanidade.

    O Monte está bem no meio da savana africana e cercado por florestas, a região possui um total de 75 mil hectares. Então nem precisamos falar que sua paisagem é indescritível e única, não é mesmo? 

    A região atrai viajantes em busca de muita aventura, como trilhas e escaladas. A caminhada no Monte Kilimanjaro pode levar dias, tanto que o local demanda dos turistas muito preparo a fim de evitar acidentes. 

    Então, que tal essa super aventura no continente africano? 

    Escolha o tipo de ecoturismo que tem mais a ver com você 

    O segmento do ecoturismo oferece experiências que vão além dos serviços comuns de hospedagem, transporte, alimentação e entretenimento comum em outros tipos de turismo. 

    No ecoturismo, o viajante terá ainda atividades em meio a natureza que o integram ao ambiente natural. E, como podemos ver acima, tais atividades incluem: 

    • observação da flora e da fauna, isto é, compreensão do comportamento animal, bem como da diversidade de plantas;
    • visitação a formações geológicas e a cavernas;
    • astronomia, ou seja, contemplação das estrelas, eclipses, meteoros
    • atividades de aventura, como mergulho, trilhas, caminhadas e safáris.

    Então, se você está pensando em fazer ecoturismo pelo mundo? MaxMilhas ajuda você a encontrar as melhores passagens aéreas para tornar sua viagem possível!

    Deixe um Comentário