Blumenau e Joinville: a dobradinha preferida de Santa Catarina 

Blumenau e Joinville são duas cidades de Santa Catarina conhecidas, dentre outras coisas, por seus traços alemães, devido a colonização do país na região. Atraindo os olhos dos turistas por conta, respectivamente, de seus festivais de cerveja e seu balé Bolshoi, as cidades são a dobradinha perfeita de viagem para quem quer passar uns dias no sul – a viagem de carro entre elas dura pouco menos de 2 horas.

Mas se você planejou um roteiro passando por apenas uma ou pelas duas cidades, não tem problema: o que não falta são lugares para explorar esses pedacinhos da Alemanha no Brasil. Para te ajudar com isso, trouxemos uma lista com os nossos lugares favoritos por lá 😉 

Blumenau 

Centro cultural de Blumenau, Santa Catarina

Blumenau recebeu seu nome como homenagem a seu fundador, o químico farmacéutico Hermann Blumenau, que tomou posse daquelas terras em 1845. Cercada pela Mata Atlântica, a cidade é um ótimo destino tanto para os curiosos sobre a cultura alemã, quanto para quem curte passar seus dias em atividades ao ar livre na natureza. 

O que fazer em Blumenau 

Se jogar na Oktoberfest

Um dos principais motivos da fama de Blumenau é a Oktoberfest, festival de cerveja que reflete uma das maiores e mais famosas comemorações da Alemanha. Criado aqui no Brasil em 1984, acontece durante o mês de outubro no Parque Vila Germânica e atrai turistas de todo o país. 

A Oktoberfest de Blumenau já leva o título não apenas de um dos maiores festivais folclóricos do Brasil, como também da maior festa alemã sediada das Américas. Além de poder experimentar as mais variadas cervejas, você vai poder aproveitar também muita culinária e música típica da Alemanha. 

Conhecer o Parque Vila Germânica 

Mas nem só de Oktoberfest vive o Parque VIla Germânica. O local funciona durante todo o ano como atração turística. 

Além de receber outros eventos, o parque tem diversos restaurantes com o melhor da culinária alemã, que ficam abertos ao público durante todo o ano. Além disso, o passeio já vale por conta da beleza dos predinhos e das fotos de viagem: com uma arquitetura impecável, você vai poder se sentir em uma cidade do interior da Alemanha sem nenhuma dificuldade.  

Explorar o Parque Spitzkopf e o Parque das Nascentes 

Se você curte atividades ao ar livre, precisa conhecer o Parque Ecológico Spitzkopf e o Parque das Nascentes em Blumenau. 

O Spitzkopf  tem uma área enorme de Mata Atlântica que te dá o privilégio de se conectar com a mãe natureza. Você vai poder aproveitar a beleza de riachos, cascatas e trilhas, além de poder ter uma visão incrível de tudo no mirante do Parque, que conta com 936 metros de altura. 

O Parque das Nascentes é um dos maiores parques municipais do Brasil e um passeio imperdível por quem passa pela cidade. Ali você pode ter contato com inúmeras espécies de animais e se encantar com a imensidão verde. É possível acampar no local, mediante reserva prévia. 

Outros lugares para se conhecer em Blumenau: 

  • Museu da Cerveja: a capital da cerveja não podia deixar de ter seu próprio museu sobre a bebida, não é mesmo? Esse é um passeio divertido por máquinas de produção e rótulos antigos que vai atrair até mesmo quem não é fã de cerveja. Ah, e para melhorar, a entrada é gratuita!;
  • Museu dos Hábitos e Costumes: quer ter um gostinho de como as pessoas viviam na época em que Blumenau foi fundada? Aqui você vai encontrar um acervo bem grande de roupas, objetos e histórias de como era o cotidiano da cidade quando foi colonizada
  • Rua XV de Novembro: a rua mais famosa da cidade te aguarda com muita arquitetura tipicamente alemã e lojas diversas, além do Teatro Carlos Gomes e da Catedral São Paulo. Por ali, você vai poder encontrar 48 construções tombadas pelo patrimônio histórico e conhecer mais da história da cidade;
  • Bar do Porão: se você se cansar da imersão alemã, pode sempre escolher um novo país. O Bar do Porão é inspirados nos famosos Pubs ingleses e, com muito fish and chips e cervejas internacionais, você vai poder se sentir em um cantinho escondido de Londres 😉
  • Pomerode e Brusque: que tal aproveitar a viagem para dar um pulinho nas cidades próximas à Blumenau? Pomerode leva o título de cidade mais alemã do Brasil e Brusque é um grande pólo têxtil da região sul. 
#Curiosidade-bônus:

Em Blumenau você pode conhecer o Cemitério dos Gatos. Tudo bem, sabemos que isso pode parecer um pouco esquisito, mas vamos explicar mais! 

Edith Gaertner era atriz em Berlim antes de se mudar para a colônia, sobrinha-neta do fundador da cidade e, mais importante, simplesmente apaixonada por gatos. Ela dedicou sua vida aos seus bichanos e tinha sempre de 6 a 7 gatinhos por vez, se tornando um ícone pelas ruas de Blumenau. 

Edith chegou a ter 50 gatos durante sua vida aqui no Brasil e, como forma de amor aos companheirinhos, prestou serviço de enterro a cada um deles. Hoje, é possível visitar o lugar que abriga 9 das lápides de cada gatinho: Pepito, Bum, Musch, Putze, Mirl, Sittah, Mirko, Peterle e Schnurr, que você pode conhecer pelos registros em fotos junto aos pequenos memoriais. 

O Cemitério dos Gatos fica nos fundos da Fundação Cultural, um casarão construído em 1875, e já virou um ponto turístico da cidade. 

Joinville 

Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, ultrapassando inclusive Florianópolis, uma das queridinhas do estado. O local ganhou esse nome devido ao Príncipe François Ferdinand, o Príncipe de Joinville, que ganhou as terras por conta de seu casamento com a Princesa Dona Francisca. 

O que fazer em Joinville 

Ver o fenômeno da Escola Bolshoi de pertinho 

Você não precisa ser dançarino ou dançarina para conhecer o fenômeno Bolshoi. A escola é referência na arte da dança e um sonho de muitos artistas é se apresentar no Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo, atraindo cerca de 10 mil bailarinos de todos os lugares a cada edição. 

Joinville é a única cidade fora da Rússia com uma unidade da Escola Bolshoi e isso é um traço importante da cidade. E a parte boa é que se você quiser ver como a escola funciona e ter um gostos a magia da dança de pertinho é super possível: basta agendar um passeio para conhecer as famosas salas de dança, os figurinos icônicos e ter um relance dos bailarinos e bailarinas em seus treinos diários. 

Curtir um passeio no Barco Príncipe 

Se você quer algo divertido e diferente, precisa separar um dia no seu roteiro para fazer um passeio no Barco Príncipe. 

Você vai poder navegar pela Baía de Babitonga, avistando várias ilhas no caminho, até chegar à São Francisco do Sul, onde pode curtir umas horinhas de parada. A cidade é uma gracinha e te promete uma tarde bem tranquila O passeio conta com um almoço bem gostoso incluso em seu preço e você pode curtir música ao vivo no deck de cima. 

Apreciar a vista do Mirante Boa Vista 

O Mirante Boa Vista é um passeio imperdível na cidade. Acomodado em uma estrutura de 14 metros de altura, ali é possível ter uma visão 360° de Joinville – aproveitar a vista ao pôr do sol deixa tudo ainda mais impressionante. 

para chegar ao mirante, você pode optar por uma caminhada de 2km na trilha da mata (atente-se ao seu preparo físico, pois o caminho conta com aclives em sua grande parte) ou utilizar um serviço de ônibus ou táxi. O mirante conta com acesso por escadas e elevador, o que torna o passeio bem acessível 😉

Outros lugares para se conhecer em Joinville: 

  • Mercado Público Municipal: um passeio pelos mercados tradicionais de uma cidade sempre fazem bem à alma de um bom viajante. Com mais de 100 anos de história, o Mercado Público Municipal de Joinville vai te agraciar com frutas e verduras fresquinhas,  comidas típicas e peças da cultura local para levar como lembrança da viagem;
  • Estação da Memória: que tal conhecer a antiga Estação Ferroviária de Joinville? Hoje o local abriga um acervo bem interessante que conta a história da ferrovia na região e te ajuda a entender mais sobre a cidade;
  • Rua das Palmeiras: a rua das palmeiras é exatamente o que o nome diz. Bem charmosinha e um ótimo ponto para um bom descanso ou para garantir boas fotos de viagem, essa é uma parada bem legal na cidade;
  • Museu de Arte de Joinville: além de poder ter contato com um acervo bem legal de artes, você pode aproveitar os arredores do museu como um bom passeio. Abrigado num casarão colonial Às margens de um lago, o MAJ é o lugar perfeito para um piquenique; 
  • Museu Arqueológico de Sambaqui: em um museu de sambaqui você pode ter contato com vidas passadas de uma forma diferente. Isso porque este tipo de museu é sítio arqueológico que conta a história de quem primeiro habitou aquela região, com a ajuda de conchas, pedras, ossos e pedaços de cerâmica e outros artefatos deixados por populações passadas;
  • Turismo Rural na Estrada Bonita: se você quer se sentir voltando no tempo, esse é um bom passeio. Você vai passar por pontes de madeira sobre riachos, ver várias casinhas coloniais e se sentir em outro espaço-tempo. 

 

E aí, bora tirar essa viagem do papel? 😉  A gente te ajuda a chegar lá com (muita) economia:

Deixe um Comentário