Como os podcasts ajudam nas viagens?

Viajar é o hobby de muitas pessoas, seja porque gostam de conhecer a cultura de outros lugares seja porque precisam relaxar em meio a belas paisagens. Não importa a razão, viajar conta com uma série de benefícios, não só para o bem-estar como para a qualidade de vida.

Planejar o roteiro durante a estadia no destino, adquirir as passagens aéreas, organizar as malas e a expectativa que precede os dias que antecedem a data da viagem são apenas alguns dos momentos que envolvem essa deliciosa atividade. De qual deles você mais gosta?

No entanto, por mais que seja extremamente prazeroso viajar para os mais diversos destinos e conhecer novas pessoas, culturas, lugares, cenários, etc., sempre existem aquelas horas menos agradáveis. Entre elas, esperar o embarque do avião, os longos percursos, as filas e outros.

Muitas pessoas simplesmente não conseguem relaxar nesses momentos ou ficam bastante entediadas, ainda mais quando elas não têm o que fazer. Porém, essa situação muda completamente se você puder se distrair e se entreter com algo interessante. Concorda?

Como os podcasts ajudam nas viagens

Uma forma de deixar o tédio e a ansiedade para trás é bastante simples e fácil. Consiste em acessar e escutar os podcasts, que são áudios para ouvir em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, você pode se divertir e até se informar durante os deslocamentos e esperas.

Com certeza, a sua viagem vai ser muito mais interessante se você não tiver que passar por nenhum momento de aborrecimento ou aflição. E os podcasts são grandes aliados dessas horas. Interessou-se pelo tema e quer saber mais?

O que são podcasts, como funcionam, como ouvi-los e quais são todas as suas vantagens? Então, continue lendo este artigo e descubra como tirar proveito desse modo totalmente descomplicado de fazer as horas ociosas se tornarem muito mais agradáveis e produtivas. 

O que são podcasts

Podcasts são mídias em áudio, assemelhando-se a programas de rádio. No entanto, a diferença é que são todos gravados, assim, você pode escolher o que deseja ouvir, entre diferentes temas, na mesma hora.

Nos sites e aplicativos que oferecem os podcasts é comum que haja canais com temáticas diversificadas. Com isso, da mesma forma que acontece no YouTube, você pode assiná-los, para acompanhar a publicação de novos episódios.

Quanto aos temas, são inúmeros. É possível encontrar conteúdo dos mais variados assuntos. Alguns exemplos são música, cinema, finanças, esportes, concursos públicos, produtividade, marketing digital, humor, games e muitos outros. 

Como ouvir os podcasts

Para ouvir um conteúdo é muito prático, além de existirem diferentes formas, que variam de acordo com o aparelho que você estiver usando para escutar os áudios. Se você deseja conferir o conteúdo do seu computador desktop ou laptop, basta acessar o site do canal do podcast.

Esses conteúdos também são disponibilizados em plataformas, como Spotify, Deezer e Spreaker. Já se você tiver um smartphone, sendo que esse é o aparelho mais prático de escutar os áudios, inclusive, quando estiver viajando, é preciso usar um aplicativo. 

Se o seu dispositivo tiver o sistema operacional Android, basta fazer o download do app Google Podcasts, um dos mais populares para ouvir podcast. Por outro lado, se o seu aparelho for um iPhone ou iPad com iOS, saiba que eles já têm o app Podcasts, pronto para usar.

Agora, que você sabe o que são podcasts e como acessá-los, pode escolher o aplicativo para usar de acordo com o aparelho que possui. Munido dessa ferramenta, com certeza, as suas horas em deslocamentos, esperas e filas durante a sua viagem serão muito relaxantes.

Então, não se esqueça de conferir que aplicativo você deve usar, conforme o dispositivo que vai levar para a sua viagem. E faça o seu download para garantir que poderá escutar os áudios. Aproveite e já confira quais são os temas dos podcasts que mais lhe interessam.

Como surgiram os primeiros podcasts

Por mais que, nos últimos anos, os podcasts tenham se tornado mais populares, a questão é que eles não são nenhuma novidade. Na verdade, os mais remotos conteúdos de áudio, que se assemelham aos atuais podcasts, surgiram ainda em 2003.

No entanto, naquela época, eram bem diferentes, inclusive, a forma de ouvi-los, uma vez que os smartphones ainda eram coisa do futuro. Ou seja, para ouvir esses programas em áudio era necessário fazer o seu download, obrigatoriamente, para o seu computador.

Vale lembrar que, hoje em dia, também é possível baixar um podcast, em alguns canais, além de ser escutado online, o que tornou o seu acesso muito mais prático e atrativo. De qualquer forma, com o aparecimento dos tocadores de MP3, houve mais uma evolução.

O passo seguinte foi dado graças ao surgimento dos chamados agregadores de áudio. Afinal, eles têm a vantagem de informar o usuário quando há um novo áudio, sem a necessidade de ficar acessando o canal para descobrir se há novos episódios.

Além disso, nos primórdios do podcast, quando ele nem tinha esse nome ainda, foi o jornalista Christopher Lyndon o primeiro, ao menos que se tem notícia, a usar esse formato de áudio. Ele fez isso para enviar diferentes entrevistas em áudio para o seu público.

Pouco depois, foi a vez de Adam Curry enviar um programa de áudio para o iTunes que, na época, já era o famoso aplicativo da Apple, responsável por gerenciar arquivos de diferentes mídias. E foi a partir disso que surgiu o nome podcast.

Isso porque a palavra tem origem da união dos termos iPod, considerado o principal player portátil de áudio da época, e broadcast, que significa uma transmissão pública de informações. O responsável pela criação dessa expressão foi o jornalista britânico Ben Hammersley.

Aparecimento do podcast no Brasil

Tudo isso aconteceu entre 2003 e 2004 e, no Brasil, não foi diferente. O primeiro podcast a ser feito no país data de 2004, com o nome de Digital Minds. E não parou por aí, no mesmo ano, também foi lançado o Podcast do Gui Leite.

Em apenas um ano, surgiram muitos outros canais de podcasts que, mesmo de forma tímida, conquistaram ouvintes de todas as idades e gostos. Além disso, em 2005, aconteceu a PodCon Brasil, uma conferência sobre o tema, fomentando a criação dos áudios. 

Quais as vantagens de ouvir podcasts

Você pode ter se interessado pela vantagem de ouvir podcast durante a sua viagem, mas saiba que essa não é o único benefício desse formato de áudio. Hoje em dia, com a correria do dia a dia, o podcast se tornou um grande aliado das pessoas que buscam diversão e informação.

Afinal, esses conteúdos podem ser ouvidos a qualquer momento e de qualquer lugar, seja na academia, dentro do ônibus, esperando a consulta média, o atendimento no banco e mais uma série de ocasiões.

Portanto, flexibilidade é essa vantagem, e mais, em alguns canais, você pode também fazer o download no áudio. Isso quer dizer que você pode escutar o podcast mesmo sem estar conectado à internet, desde que tenha baixado o arquivo de áudio no seu aparelho móvel.

Mais um benefício de escutar o áudio é a economia de tempo, o que ajuda muitas pessoas que estão sempre sem tempo de parar para buscar conteúdos que lhe interessam. Isso porque, ao assinar os seus canais preferidos, você recebe notificações de novos áudios.

Isto é, não precisa ficar acessando os canais para saber se já foram postadas novidades. A economia de tempo também acontece porque você pode escutar os programas ao mesmo tempo que realiza outras atividades, como limpar a casa, lavar a louça e tomar banho.

Assim, não é preciso parar para ouvir o podcast. É possível praticar atividades físicas, cozinhar e cuidar do jardim enquanto ouve um programa para se informar ou mesmo para rir e se divertir. Além disso, há podcasts com durações diferentes, para combinar com o seu dia a dia. 

E, claro, mais um motivo para você não deixar de criar o hábito de ouvir podcasts é que eles são gratuitos. Isso mesmo, você não precisa gastar absolutamente nada para ouvir os programas que mais gosta. Isso é possível já que nos áudios existem anúncios que os mantêm.

Dicas de podcasts para ouvir na sua viagem

Agora que você já descobriu a forma certa de se distrair naqueles momentos de tédio que, infelizmente, toda a viagem tem, é possível que esteja se perguntado: por onde eu começo?

Afinal, já que há tantos canais de podcast, pode ser difícil escolher entre uma ampla gama de opções. Mas isso não é motivo de preocupação, pois uma forma simples de acessar canais com vários temas de programas de áudio é pelo site Dicas Curtas.

Nele, você vai se deparar com podcasts de temas variados, assim, basta escolher o que prefere ouvir agora mesmo. O Dicas Curtas possui os seguintes canais:

  • O Investidor Inteligente: nesse canal, é possível estar sempre bem informado com as melhores dicas sobre investimentos e finanças, com uma linguagem simples e fácil de entender. 
  • O Cara da Academia: se você deseja manter a saúde em dia e gosta de fazer atividades físicas, esse canal foi feito para você, uma vez que oferece diversas dicas que realmente funcionam, basta conferir.
  • O Mestre em Concursos: quem está estudando para os concursos públicos e quer ficar por dentro das novidades sobre esse tema vai encontrar nesse canal tudo o que precisa saber e como se preparar para as provas. 
  • O Expert em Marketing Digital: se você tem um negócio ou deseja promover a sua atividade profissional, saiba que esse canal conta com uma série de dicas para apostar no marketing digital e obter sucesso.
  • O Doutor Saúde: fique por dentro das principais dicas para ter qualidade de vida e bem-estar cuidado da sua saúde, já que esse canal sempre traz as principais informações e novidades a respeito do tema.
  • O Mago da Produtividade: produtividade é a palavra chave para negócios de sucesso e profissionais que desejam crescer na sua profissão e como fazer isso? Confira todas as dicas desse canal.

Com certeza, um desses assuntos ou mesmo todos eles o interessam, então, comece a se divertir e se informar com essas sugestões. E, depois, durante a sua viagem, continue acompanhando os novos áudios, que são disponibilizados para os seus assinantes.

Deixe um Comentário