Como ser um turista consciente

Férias não é sinônimo de desrespeito. E não se importar com alguns aspectos pode ser visto como falta de educação por parte dos moradores locais. Por isso, no post de hoje, vamos listar algumas atitudes para que você seja um turista consciente.

Como ser um turista consciente

A verdade é que só pelo fato de se deslocar para sua viagem, você já está contribuindo para a poluição do planeta. Mas isso não quer dizer que você deixará de curtir as suas férias por isso. Fique tranquilo! Entretanto, há algumas atitudes que podem compensar essa questão.

Na hora do voo e durante a viagem

Preocupe-se com a questão do lixo. Escolha companhias aéreas que tenham iniciativas de separação de resíduos. Ao ver locais de hospedagem, opte por aqueles que tenham essa consciência sustentável e, ao andar na rua, jogue o lixo para reciclar. Cuide do seu lixo e da natureza, não colabore para a poluição.

Durante o passeio ou as férias

Durante sua estadia, procure respeitar as leis locais e também não faça barulho ou bagunça. Seja educado com todos e mantenha a política de boa vizinhança. O mesmo que vale para o seu país – em questão de educação – vale para os estrangeiros. Gentileza gera gentileza.

Além disso, que tal aproveitar para esticar as canelas? Deixe o táxi ou o carro alugado de lago e faça percursos a pé. Você conhecerá a cidade mais a fundo, poderá admirar as paisagens e ainda vai economizar na emissão de gás carbônico.

Outra ideia é aproveitar para utilizar bicicletas. Muitos hotéis oferecem esse tipo de serviço e você verá como é enriquecedor experimentar uma nova cultura dessa maneira. Se não for possível, opte pelo transporte coletivo. E, em último caso, por veículos híbridos ou flex.

Hospedagem

Como dito anteriormente, procure por hotéis com iniciativas sustentáveis e que se preocupam com as normas e leis de regulamentação de água, esgoto e higiene sanitária.

Outra boa alternativa é procurar por locais de hospedagem que invistam na arquitetura verde. Ou seja, que façam coleta da água da chuva, utilizem energia solar, etc.

E as compras?

Se você quer fazer comprar durante sua viagem, vá com a mala – quase – vazia. Pensando nas lembrancinhas, que tal dar preferência para as artesanais e produtos locais? Isso irá fomentar a cultura da região! Evite utilizar sacolas plásticas e de papel, também. Por fim, na hora de se alimentar, tente experimentar o que é produzido por lá, pois irá colaborar com o desenvolvimento econômico da região.

Acima de tudo, quando for viajar, respeite as leis e a cultura estrangeira como se fosse a sua.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre como ser um turista consciente? Escreva pra gente pelos comentários. 

Deixe um Comentário