4 dicas para curtir o Rio de Janeiro como carioca

* Por Gabriela Campos

Eu não sou carioca, mas vou te contar um pouquinho das dicas que recebi dos meus amigos cariocas para a minha primeira visita à cidade maravilhosa! 😉 

Pedi ajuda para eles porque eu gosto de conhecer aqueles lugares das cidades que só quem mora lá sabe – gosto de conhecer um pouquinho do dia-a-dia, viver a cultura mesmo e mergulhar no melhor que a viagem pode me oferecer de experiências e conhecimento. 

Já te adianto que eu não consegui ver todos os pontos que me foram indicados porque eu tinha apenas três dias no Rio, mas as dicas foram sensacionais e fiquei morrendo de vontade de conhecer tudo. Por isso, reuni aqui um pouco das minhas experiências e das indicações que recebi para curtir o Rio de Janeiro de verdade. Quem sabe não te ajuda?

1. Aproveite o fim de tarde na praia

Mureta da Urca - Rio de janeiro

A primeira dica que recebi é a mais importante: o Rio de Janeiro vai muito além de Copacabana, Ipanema e o Cristo Redentor. 

Pelo que meus amigos me falaram, os cariocas não passam o dia todo na praia, porque tem muito o que aproveitar no Rio. Eles curtem a companhia do mar apenas no fim do dia, tomando um mate geladinho com limão, e as praias mais indicadas para fazer isso foram as da Barra – sim, nada de posto 9 em Ipanema! Dá até pra passar pelas praias mais turísticas e tirar umas fotos, porque a vista do Pão de Açúcar é realmente linda, mas para curtir a praia mesmo a indicação é ir pra Barra no fim do dia, que é mais tranquilo e quando tem menos gente.

A mureta da Urca também é um programa que os cariocas gostam de fazer no fim de tarde. Ir pra lá e assistir ao pôr do sol tomando uma cervejinha é o rolê – só é preciso ir preparado pra pagar muito caro numa long neck.

2. Conheça as misturas da Feira de São Cristóvão

Feira de São Cristóvão - Rio de Janeiro

(Imagem: @feiradesaocristovaooficial)

A outra dica, ainda pouco explorada pelo que me contaram, é a Feira de São Cristóvão. Quando falei pros meus amigos cariocas “acho que vou na feira de São Cristívão hoje”, todos piraram, disseram que eu iria amar muito e alguns até foram comigo. 

A feira reúne tradições nordestinas e tem uma energia maravilhosa: muito forró (as pessoas realmente dançavam!), cerveja barata e muitos karokês, além é claro, de culinária, artesanato e diversos produtos típicos do nordeste. Fiquei muito impressionada com essa mistura de Rio com a cultura nordestina e como tudo casou muito bem e se tornou algo único.

Para entrar na feira é preciso pagar uma taxa de R$5.

3. Onde conhecer pessoas novas e aproveitar o melhor do Rio 

Pedra de Sal - Rio de Janeiro

Sambinha na Pedra do Sal 

Para curtir a noite, acabei optando por conhecer a Lapa. Tinha MUITA gente e foi o lugar onde mais encontrei estrangeiros durante minha estadia na cidade. Parecia um Carnaval fora de época e foi muito divertido, além de ter conseguido aproveitar sem gastar fortunas. Perto dos arcos da Lapa tinham muitos bares e casas de festa e estavam tão cheios que as pessoas começaram a ocupar as ruas, principalmente ali perto do Circo Voador. 

Outro lugar que me indicaram para conhecer, mas infelizmente não tive tempo de ir, foi a Pedra do Sal, monumento histórico tombado como patrimônio cultural, onde acontecem rodas de samba com certa frequência. O pessoal disse que lá costuma ficar cheio e é um evento bem animado. Fiquei com muita vontade de voltar ao Rio para conhecer!

4. Conheça mais da história do Brasil no Rio

Parque das ruínas - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro já foi capital do nosso país e abriga muitas histórias da época colonial. O Parque das Ruínas, por exemplo, é belíssimo! Lá funciona um centro cultural e abriga o prédio que foi espaço de encontro de artistas e intelectuais da Belle Epoque carioca. Um espaço incrível, com uma vista linda e cheio de histórias para conhecer ainda mais o Brasil. Mas eu também não pude conhecer. Esse é outro ponto que está na minha lista de passeios para a próxima visita ao Rio.

Agora você deve estar pensando “nossa, mas você ficou três dias no Rio e não conseguiu fazer metade dessas quatro dicas?”. Pois é, caro leitor, eu não segui a primeira e mais valiosa dica: como boa paulista-mineira que sou, acabei passando grande parte dos meus dias na praia, curtindo a companhia do mar. Por isso eu te digo: leia esse post com atenção, aprenda com meus erros e conheça o melhor do Rio de Janeiro 😉

* Gabi é analista de CRM na MaxMilhas, especialista em viagens e, além de não ter seguido as indicações dos amigos, ficou com uma queimadura de sol por ter passado muito tempo na praia

Deixe um Comentário