Jet lag: o que é e como evitar

Atravessar continentes e fusos horários em uma viagem longa pode gerar pequenas alterações no nosso organismo. Uma delas é o jet lag. Leia o texto para saber sobre esse distúrbio e como evitá-lo!

Quem viaja longas distâncias de avião já está acostumado a atravessar diversos fusos horários. Nesses deslocamentos, é comum sofrer alguns efeitos no corpo por conta da mudança brusca de horário. Isso é o que chamamos de jet lag.

O jet lag nada mais é que aquela sensação de cansaço e mal estar físico quando viajamos para países com fuso-horário diferente do nosso. Por exemplo, se você viajar ao Japão – que tem o horário totalmente invertido que o brasileiro – muito provavelmente estará propenso a sentir essa mudança.

Mas para que você se prepare e entenda um pouco mais sobre esse distúrbio, vamos te explicar quais são os sintomas e como você pode aliviar essa sensação.

Quais os sintomas do jet lag? 

Apesar de parecer apenas um problema de adaptação do sono, o jet lag gera sintomas bem maiores do que só não conseguir dormir. Com o relógio biológico dessincronizado com o novo fuso horário, há diversos problemas que vão desde o horário das refeições até uma desorientação devido à exposição da luz.

A síndrome é percebida facilmente a partir do cansaço e da dificuldade de concentração do viajante afetado. Como consequência, você pode ter diarreia, indigestão ou náusea – isso só no aparelho digestivo. Há também a insônia a noite com sonolência durante o dia e até mesmo uma dor de cabeça.

É possível evitar o jet lag?

Para pesquisadores americanos da Universidade de Standford, sim! Eles desenvolveram uma técnica que seria capaz de ajustar o relógio biológico do corpo do viajante com flashes curtos de luz e que, felizmente, teve resultados positivos em 39 voluntários. Funciona mais ou menos assim:

Nosso corpo está programado para funcionar baseado no padrão de dia e noite em que vivemos, certo? Logo, quando mudamos completamente esse padrão, nosso relógio biológico fica muito confuso (pense na troca para o horário de verão brasileiro, por exemplo. Com a mudança de apenas uma hora já sentimos a diferença).

Então, para os pesquisadores, quando o viajante dorme de frente para caixas que emitem flashs curtos e fortes de luz, ele tem seu relógio biológico ajustado em até duas horas. Esta luz teria a função de enganar o cérebro (ela chega até ele através da retina), dizendo para ele que o dia é mais longo do que realmente é.

Durante a pesquisa, os voluntários que estavam com o sono extremamente regulado por duas semanas tiveram de dormir sob a exposição dos tais flashes. Após o teste, eles relataram que na noite seguinte seu sono atrasou cerca de duas horas.

Outras formas de combater o jet lag

Apesar de os resultados dos pesquisadores americanos terem sido positivos, o fato é que estas cabines de flash ainda não estão acessíveis aos viajantes. Sendo assim, o jeito é lutar com as armas que temos.

A boa notícia é que, com alguns truques, você sente menos os efeitos do jet lag. Tudo é questão de se preparar – antes, durante e depois da viagem! 

Antes da viagem

Mude o seu fuso algumas semanas antes

Se você já sabe qual o fuso horário de seu próximo destino, pode começar a se adaptar a ele mesmo antes de chegar. É quase a mesma lógica de adaptação que fazemos quando somos afetados pelo horário de verão.

Suponha que você fará uma viagem que vai alterar o seu fuso em três horas. Nestes casos, comece a adiantar as suas refeições de meia em meia hora, pelo menos duas semanas de antecedência. Ou seja: se o seu hábito de almoço é às 12h00, almoce às 11h30 duas semanas antes da viagem e 11h00 na semana de partida.

O mesmo raciocínio vale para a hora de dormir e de acordar – se for possível, é claro. Assim, você já previne alguns dos efeitos e diminui sua intensidade ao chegar no destino.

Descanse bem

Isso é uma dica válida para todo momento da vida, mas vamos especificar apenas para você se prevenir do jet lag. Principalmente na noite antes do voo, tente descansar o máximo que conseguir, sem deixar nada para última hora.

Organize as bagagens de mão, as que serão despachadas e todos os seus documentos no dia anterior. Deixe tudo separado e fácil de ser transportado para que o seu corpo descanse tudo que tem direito. Quanto mais descansado você estiver, melhor será a sua adaptação no fuso. 

Durante e depois da viagem

Cuidado com algumas bebidas

No avião ou até mesmo na área de embarque, o cardápio de bebidas é extenso e tentador, mas tome cuidado. Ingerir bebida alcoólica pode causar uma leve desidratação e alguns enjoos. 

Já bebidas com cafeína vão desestimular o sono e contribuir ainda mais para a pane em seu relógio biológico. Sendo assim, evite tudo que possa piorar a sensação de jet lag na chegada. Opte sempre pela água ou por outra bebida mais leve.

Faça o possível para aterrissar durante o dia

O nosso corpo é treinado a partir dos estímulos de luz. Quando a noite chega, somos bombardeados por hormônios que nos desaceleram e geram aquela sensação de sono, às vezes não atendida por conta de insônia – um sintoma clássico do jet lag.

Por isso, tente chegar no destino durante o dia – ou enquanto houver luz solar. É muito mais fácil se familiarizar com o novo fuso horário e os efeitos no corpo são menores. Priorize passagens com chegada prevista pela manhã ou tarde.

Agora que você já sabe como amenizar os efeitos do jet lag, nos siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como esse. Você pode nos seguir no Facebook, no Twitter, no Instagram ou até mesmo no LinkedIn! 😉 

Deixe um Comentário