Ícone do site Blog da MaxMilhas

Fim de tarde em Recife: 5 dicas para terminar o dia bem

Fim de tarde em Recife

Recife, Brazil - March 14, 2014: Panorama of the city of Recife in Pernambuco, Brazil at Marco Zero Square at sunset showing its historic architecture dated from the 17th century with some locals and tourists enjoying themselves in the nice weather on March 14, 2014.

Que tal aproveitar o fim de tarde em Recife para fazer passeios ficam privilegiados com a companhia do céu alaranjado? A gente separou uma lista de lugares que gostaríamos de poder estar na hora de aplaudir o pôr do sol 😉

Veja também: Guia completo de Recife

1. Apreciar a vista do Marco Zero 

imagem: @brunolima1111

Um dos principais pontos da cidade, o Marco Zero fica na Praça Rio Branco e é um ótimo passeio de fim de tarde em Recife. Além da própria praça já ser bem bonita, com o chão colorido, o famoso letreiro com o nome da cidade e, bem ali pertinho, o Parque das Esculturas, com a famosa Coluna de Cristal de Francisco Brennand, com 32 metros de altura. 

De frente ao Rio Capibaribe, no porto de Recife, a praça ganha uma vista privilegiada das águas da cidade. Passar o fim do dia ali vai te render ótimas fotos de viagem, por conta da luz alaranjada do fim de tarde que banha a praça e seus arredores 😉

2. Assistir ao pôr do sol do Alto da Sé

imagem: patrimonioespiritual.org

Se você vai à capital pernambucana, dar um pulinho em Olinda é quase obrigatório. E esse pode ser um ótimo passeio para o fim de tarde em Recife! 

Há menos de 10km do centro de Recife, o caminho de pedra para Olinda é recheado de casarões, igrejas, galerias de arte e lojinhas cheias de artesanato local. Seguir as ladeiras pode parecer tarefa difícil, mas pode acreditar: vale a pena – até porque o ponto final é o Alto da Sé, que te dá uma das vistas mais incríveis e icônicas da cidade.  

Ah, e se este ponto ainda não for alto o suficiente pra você, ainda é possível subir no elevador panorâmico que existe ali. Oito andares acima do solo e você encontra uma vista ainda mais incrível, principalmente durante o pôr do sol, que cobre a cidade com sua iluminação alaranjada. 

3. Passear pela Rua do Bom Jesus

imagem: Urariano Mota

Conhecer a 3° rua mais bonita do mundo parece um bom passeio para você? A Architectural Digest, uma importante publicação dos Estados Unidos, fez um ranking elegendo as 31 ruas mais bonitas do globo e a Rua do Bom Jesus, em Recife, ficou no top 3, sendo a única representante do Brasil! 

Além de linda e colorida, a Rua do Bom Jesus carrega muita história em suas paredes, erguidas ainda no século XV. Foi ali, por exemplo, que durante a ocupação holandesa vários judeus foram morar, tornando esta conhecida como a Rua dos Judeus. A rua inclusive conta com a primeira sinagoga construída nas américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel. 

Esse é um passeio que vai encher seu fim de tarde de história e beleza 😉

4. Visitar o instituto e a oficina Brennand 

Um bom passeio para um fim de tarde em Recife é na dobradinha Brennand. Os primos Ricardo e Francisco Brennand são responsáveis por dois dos principais destaques no circuito cultural da capital: o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. 

O instituto, fundado em 2002 com grande parte da coleção pessoal de Ricardo, e já foi eleito como o melhor museu da América do Sul pelo TripAdvisor. Lá você encontra uma pinacoteca, um museu de armas brancas, uma galeria de exposições temporárias e uma capela. Os acervos e coleções incluem peças de armaria desde a idade média, de artes decorativas, mobiliários e tapeçaria e de artes visuais, além da história do Brasil holandês e de uma biblioteca.  O horário de visitação vai terça à domingo, até as 17h.

Já na Oficina Cerâmica, que foi fundada em 1971 por Francisco, você encontra um conjunto de museu e ateliê que conta com aproximadamente 2 mil obras de cerâmica, dentre esculturas, murais, pinturas, painéis, desenhos e objetos. Francisco era artista plástico e o museu inclui algumas de suas próprias obras, o que torna tudo ainda mais legal. O artista também tem peças expostas no Parque das Esculturas, na Boa Viagem. O horário de visitação vai de terça à domingo, até as 18h.

5. Passear de catamarã pelas águas da cidade

Uma outra dica para aproveitar bem os últimos raios do sol é fazer um passeio de catamarã pelas águas de Recife. Com o tour você vai poder conhecer a cidade de um jeito diferente, além de descobrir um pouco mais da história da cidade com o guia turístico. 

O fim do dia é perfeito para esse programa, já que o pôr do sol dá um toque de magia a mais às águas que te circulam e deixam tudo mais bonito. Além disso, você ainda vai poder navegar nas águas noturnas, ganhando quase que dois passeios em um só! 

Recife é uma cidade com um charme a mais, e ao cair da luz do sol tudo se torna ainda mais interessante aos olhos atentos de um turista. E aí, já programou sua viagem para a capital pernambucana? A gente te ajuda! 

Sair da versão mobile