Recife

icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Antes de criar seu roteiro de viagem para Recife, fique por dentro das dicas que a gente preparou neste post. Você vai amar ler sobre o tema!

Ao decidir viajar para a capital pernambucana você desfrutará de momentos incríveis. Isso porque a cidade do Recife é um dos destinos mais procurados do Nordeste. Toda essa fama se dá pelo local encantar os turistas e moradores. No entanto, para que sua ida seja um sucesso é importante montar seu roteiro de viagem.

Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre a região escolhida, preparamos este post. Aqui, por meio de nossas dicas, você vê o que de melhor o Recife tem para oferecer aos seus visitantes. Vamos começar a leitura?

Qual a história do Recife?

Conhecida pelo nome da “cidade dos arrecifes”, a localidade teve grande influência dos holandeses. Os arrecifes ou recifes são formações rochosas que formam as piscinas naturais. Por isso o nome da cidade ser antecedida pelo artigo masculino.

Foi a partir da invasão holandesa, com o governo do Conde Maurício de Nassau, em 1637, que a região iniciou seu progresso. Entre os grandes feitos estão várias pontes construídas, ruas traçadas e planejadas. Ele ainda buscou na Europa grandes profissionais para fazer reformas no município. Entre eles estavam paisagistas, engenheiros e arquitetos.

No ano de 1654, os holandeses foram expulsos e Recife passou a ser cenário de vários conflitos nacionais e regionais, como a Guerra dos Mascates. Em outros importantes momentos da história, como a Revolução Praieira de 1848 e a tentativa de tornar-se independente de Portugal, a região se despontava.

Na área cultural, Recife avançava, tendo uma das mais antigas Faculdades de Direito do Brasil e também publicava importantes jornais. Atualmente, é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país e desperta interesse por seu charme e seus vestígios coloniais.

Agora que acompanhou um resumo da história do Recife, veja o principal atrativo da cidade pernambucana.

Qual é o principal atrativo da cidade?

praia de Boa Viagem é sem dúvida um grande convite para os turistas. Localizada no centro, é a praia de mais fácil acesso aos visitantes. O local é famoso por apresentar lindas piscinas naturais formadas na maré baixa e por ter suas águas esverdeadas.

O mais bacana é que, por ser o principal atrativo do Recife, a Boa Viagem é uma praia bem “democrática”. Você vê crianças de todas as idades, famílias, casais e idosos curtindo o mesmo espaço.

Só é importante prestar atenção nas placas que avisam sobre o risco de tubarões em determinadas áreas. A orientação é evitar ficar próximo do mar quando a maré sobe, pois nesse período, os animais podem atacar.

Além disso, não mergulhe ao usar objetos brilhantes e se estiver com sangramentos. Com esses cuidados, seu passeio vai ser memorável.

O banho de mar não é a única opção de curtição na praia. Veja abaixo, algumas sugestões para se divertir, refrescar e se exercitar no local:

  • passear na ciclovia;
  • levar as crianças para brincar no parquinho;
  • beber água de coco em um dos quiosques da orla;
  • se equilibrar na fita elástica na areia (slackline);
  • correr ou caminhar os 7 km do calçadão.

O que faz a cidade ser tão especial?

O Recife se destaca por ter uma completa infraestrutura para ofertar aos seus viajantes. Prova disso é o fato da capital ser o destino recomendado para as pessoas que curtem as grandes metrópoles. Apesar de ser movimentada, ainda traz diversas opções de entretenimento. Dentre as principais destacam-se:

  • atividades culturais;
  • lindas praias;
  • riquezas históricas;
  • pontos turísticos;
  • atrativo culinário.

Quais são as atrações mais conhecidas para visitar?

Ao chegar no Recife, não deixe de visitar as atrações mais recomendadas da cidade. Existem diferentes possibilidades de passeios. Não esqueça de tirar lindas fotos para guardar na recordação os lugares famosos da capital pernambucana.

Conjunto arquitetônico do bairro do Recife Antigo

Por ser uma das primeiras cidades do Brasil, o Recife mantém viva a história em seu conjunto arquitetônico. No Recife Antigo, está o Marco Zero e outros tantos edifícios que remetem aos séculos XVI e XVII. É impossível visitar a capital pernambucana e não desbravar esse ponto.

Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a mais movimentada da cidade, com águas mais quentes e ótimas para dar aquele mergulho. Protegida por um arrecife, a praia não tem tantas ondas, o que é ótimo para as crianças pequenas. Não deixe de observar as piscinas naturais formadas na maré baixa.

Forte de Cinco Pontas

Com entrada gratuita, o Forte de Cinco Pontas é a última construção holandesa da cidade e foi feita para proteger Recife de possíveis ataques. Hoje, está instalado no local o Museu da Cidade.

Capela Dourada

Feita entre os séculos XVII e XVIII, a Capela Dourada é um dos maiores símbolos do período colonial do Brasil. Repleta de detalhes em ouro, a igreja conta com uma diversidade de imagens e pinturas sacras. Ela está localizada no Convento e Igreja de Santo Antônio e abriga também um Museu de Arte Sacra.

Museu do Paço do Frevo

Inaugurado em 2014, o Museu do Paço do Frevo é um espaço cultural voltado para a pesquisa, lazer e formação dos ritmos do frevo, dança típica da região.

Qual a melhor época para viajar para Recife?

Alta temporada

A alta temporada engloba os meses de dezembro, janeiro e julho. Durante esse período, os valores com hospedagem e passagens ficam mais caras. Fora dessa época, é possível se divertir e aproveitar para conhecer a cidade, visto que a região tem atrativos o ano inteiro.

O que pode prejudicar um pouco na época do inverno é o aumento da possibilidade de chuvas. Com isso, muitos passeios ao ar livre podem ficar afetados.

Carnaval

Se você gosta de uma boa folia, o Carnaval de Recife vai te surpreender. São muitas atrações para participar, inclusive em um dos maiores blocos do mundo, o Galo da Madrugada.

Réveillon

O evento é organizado todo ano pela prefeitura da cidade. Há queima de fogos de artifício na praia e shows gratuitos de diversos artistas regionais e de outros estados. Vale a pena começar um novo ano em Recife!

Quais os pontos fortes da gastronomia local?

Claro que não podemos deixar de fora a comida local. São diferentes pratos regionais que agradam aos paladares mais exigentes. A gastronomia surpreende pela mistura da cultura portuguesa, africana, indígena, do sertão e do mar.

Entre os pratos típicos, temos:

  • moquecas;
  • peixadas;
  • buchada de bode;
  • charque;
  • carne de sol;
  • galinha a cabidela;
  • sarapatel.

Veja alguns restaurantes para conhecer!

Parraxaxá

Nesse restaurante, os clientes são servidos pelos garçons com roupas de Lampião ––– cangaceiro nordestino que morreu em 1938. Ainda é possível fazer uma refeição de comida a quilo no estabelecimento.

Restaurante Leite

Inaugurado em 1882, o restaurante tem no cardápio o famoso bolo de rolo que é destaque do local. Não deixe de experimentar!

Por fim, a gente reforça que é bem legal selecionar eventos que tenham diversão e que também ampliem seu conhecimento cultural. No caso de Recife, você terá ambos benefícios e conhecerá uma cidade recheada de lindas paisagens e com um povo cativante.

Agora que você já viu como fazer uma viagem incrível no Recife, compartilhe esse conteúdo com seus amigos! Descubra todas as possibilidades da capital pernambucana. 😉

Deixe um Comentário