Recife

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Café da manhã
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Melhores roteiros
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Tarde em Recife
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Noite em Recife

A capital pernambucana oferece um mundo de possibilidades. Com um guia de Recife em mãos, é possível aproveitar ao máximo uma viagem para a cidade. 

“Todo tempo quanto houver pra mim é pouco, pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco!”

Se os seus pézinhos já se movimentaram lendo esse trecho é porque você sabe que Recife é uma das capitais do Forró e um ótimo destino para aliar a história deste estilo musical com passeios incríveis e inesquecíveis?

É uma cidade romântica? Sim!

É uma cidade badalada? Sim!

É uma cidade com praias exuberantes? Sim

É uma cidade com poesia em cada esquina? Sim!

E o carnaval de Recife? Eita, nem se fala… 

… e tem muito mais! 

Recife é uma cidade encantadora que atrai a todos por sua exuberante arquitetura e pela união do velho com o novo, sabe? Aquele ar de cidade antiga do interior com a tecnologia que chegou sem pedir licença e se adaptou!

Se você está nesse artigo, é porque se interessa por conhecer mais sobre Recife antes de desembarcar. Então, sua viagem começa agora mesmo! Prepare as anotações que seu guia completo vai começar. 

O que dizer de Recife?

vista aérea de uma igreja em Recife

Antes de mais nada, bora falar um pouquinho sobre que cidade é essa? Só pra contextualizar mesmo. Isso vai te ajudar a entender as características da cidade. 

Recife foi fundada em 1537 próxima a um velho ancoradouro e se tornou uma pequena colônia de pescadores. Com a chegada dos Holandeses e a prosperidade vinda da exportação de Cana de Açúcar, o Recife prosperou. 

A arquitetura inspirada na Europa Holandesa unida aos rios que cortam a cidade, deixam ela bem semelhante a Veneza, por isso, Recife é conhecida como Veneza Brasileira. 

Hoje, Recife é um polo tecnológico, uma cidade turística com um povo que adora receber seus visitantes e uma gastronomia deliciosa e apaixonante. 

Quando ir a Recife

Para quem curte viajar em alta temporada, o ideal é ir nos meses de Dezembro, Janeiro e Julho. Mas se você busca aproveitar e conhecer a cidade sem muita multidão, evite apenas o período de inverno, que é marcado por um aumento na possibilidade de chuva.

Para quem busca um destino para curtir a folia, o Carnaval e o Reveillon de Recife são incríveis.

Quanto custa viajar para Recife

vista de praia em Recife

A verdade é que é impossível dar uma resposta direta a essa pergunta, porque o valor altera conforme o seu estilo de viagem e mesmo das ofertas da época. 

Você pode encontrar pacotes de viagem completos para Recife nos quais já estão inclusos os valores de passagem e hospedagem, ou optar por comprar tudo separadamente. Nesse caso, a época mais econômica é na baixa temporada. 

    O que fazer em Recife

    Ao chegar no Recife, não deixe de visitar as atrações mais recomendadas da cidade. Existem diferentes possibilidades de passeios. Não esqueça de tirar lindas fotos para guardar na recordação os lugares famosos da capital pernambucana.

    Instituto Ricardo Brennand

    Que tal conhecer um local que remete aos antigos castelos medievais? O Instituto Ricardo Brennand é composto por três prédios: o castelo São João – onde está o museu, uma galeria e uma pinacoteca. 

     

    Além disso, há uma capela e um belo jardim na propriedade. Lá, há diversas exposições, peças de mármore trabalhadas, quadros, armaduras da Europa Medieval e até uma reprodução em cera de um julgamento.

    | Foto: Bruno Lima – MTUR

    Casa da Cultura

    Outra opção para quem quer comprar lembrancinhas e artesanatos é a Casa da Cultura. Um fato interessante é que ela está localizada em um antigo presídio de Recife, desativado há cerca de 40 anos. 

     

    Em cada antiga cela funciona uma lojinha diferente, com exceção de uma cela na área leste, deixada vazia para quem quiser conhecer como eram as celas originais no presídio. Na Casa da Cultura, você encontra itens feitos de couro, cerâmica, madeira, renda e muito mais.

     

    |Foto: Bruno Lima – MTUR

    Conjunto arquitetônico do bairro do Recife Antigo

    Por ser uma das primeiras cidades do Brasil, o Recife mantém viva a história em seu conjunto arquitetônico. No Recife Antigo, está o Marco Zero e outros tantos edifícios que remetem aos séculos XVI e XVII. É impossível visitar a capital pernambucana e não desbravar esse ponto.

    Praia de Boa Viagem

    A Praia de Boa Viagem é a mais movimentada da cidade, com águas mais quentes e ótimas para dar aquele mergulho. Protegida por um arrecife, a praia não tem tantas ondas, o que é ótimo para as crianças pequenas. Não deixe de observar as piscinas naturais formadas na maré baixa.

    Forte de Cinco Pontas

    Com entrada gratuita, o Forte de Cinco Pontas é a última construção holandesa da cidade e foi feita para proteger Recife de possíveis ataques. Hoje, está instalado no local o Museu da Cidade.

     

    |Foto: Bruno Lima – MTUR

    Capela Dourada

    Feita entre os séculos XVII e XVIII, a Capela Dourada é um dos maiores símbolos do período colonial do Brasil. Repleta de detalhes em ouro, a igreja conta com uma diversidade de imagens e pinturas sacras. Ela está localizada no Convento e Igreja de Santo Antônio e abriga também um Museu de Arte Sacra.

     

    | Foto: Bruno Lima – MTUR

    Museu do Paço do Frevo

    Inaugurado em 2014, o Museu do Paço do Frevo é um espaço cultural voltado para a pesquisa, lazer e formação dos ritmos do frevo, dança típica da região.

    | Foto: Walber Moura – MTUR

    Qual a melhor época para viajar para Recife?

    praia de muro alto em recife

    Alta temporada

    A alta temporada engloba os meses de dezembro, janeiro e julho. Durante esse período, os valores com hospedagem e passagens ficam mais caras. Fora dessa época, é possível se divertir e aproveitar para conhecer a cidade, visto que a região tem atrativos o ano inteiro. O que pode prejudicar um pouco na época do inverno é o aumento da possibilidade de chuvas. Com isso, muitos passeios ao ar livre podem ficar afetados.

    Carnaval

    Se você gosta de uma boa folia, o Carnaval de Recife vai te surpreender. São muitas atrações para participar, inclusive em um dos maiores blocos do mundo, o Galo da Madrugada.

    Réveillon

    O evento é organizado todo ano pela prefeitura da cidade. Há queima de fogos de artifício na praia e shows gratuitos de diversos artistas regionais e de outros estados. Vale a pena começar um novo ano em Recife!

    Quais os pontos fortes da gastronomia local?

    Claro que não podemos deixar de fora a comida local. São diferentes pratos regionais que agradam aos paladares mais exigentes. A gastronomia surpreende pela mistura da cultura portuguesa, africana, indígena, do sertão e do mar. Entre os pratos típicos, temos:

    • moquecas;
    • peixadas;
    • buchada de bode;
    • charque;
    • carne de sol;
    • galinha a cabidela;
    • sarapatel.

    Veja alguns restaurantes para conhecer!

    Parraxaxá

    Nesse restaurante, os clientes são servidos pelos garçons com roupas de Lampião ––– cangaceiro nordestino que morreu em 1938. Ainda é possível fazer uma refeição de comida a quilo no estabelecimento.

    Restaurante Leite

    Inaugurado em 1882, o restaurante tem no cardápio o famoso bolo de rolo que é destaque do local. Não deixe de experimentar! Por fim, a gente reforça que é bem legal selecionar eventos que tenham diversão e que também ampliem seu conhecimento cultural. No caso de Recife, você terá ambos benefícios e conhecerá uma cidade recheada de lindas paisagens e com um povo cativante.

    O que fazer a noite em Recife

    Depois do pôr do sol, a noite cai e a cidade fica tão agitada quanto de dia. Então, há muitas opções do que fazer a noite em Recife, seja apreciando os bares do Recife Antigo ou curtindo uma caminhada à beira-mar da Praia de Boa Viagem

    Veja mais: 11 dicas do que fazer a noite em Recife em qualquer época do ano 

    Onde comer em Recife

    A cozinha pernambucana é muito rica em influências e sabores: você encontra marcas da culinária africana, indígena e portuguesa em restaurantes de toda a capital do estado. Por isso, saber onde comer em Recife pode transformar toda a sua viagem.

    Pensando nisso, fizemos essa lista de restaurantes onde você pode provar carne de sol, buchada de bode, sarapatel e até mesmo um delicioso bolo de rolo. Confira e já faça sua lista para aproveitar as delícias locais, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

    • Galo Padeiro

    • Borsoi

    • Casa dos Frios 

    • Harina Café 

    • Café São Braz 

    • Restaurante Parraxaxá

    • Restaurante Catamaran

    • Castelus

    • As Galerias

    • Seu Boteco

     
    Agora que você já viu como fazer uma viagem incrível no Recife, compartilhe esse conteúdo com seus amigos! Descubra todas as possibilidades da capital pernambucana. 😉

    Deixe um Comentário