Porto Seguro

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Precisa de um incentivo para conhecer Porto Seguro? Descubra os motivos que fazem de lá um destino cativante!

Porto Seguro é uma cidade que habita a memória dos brasileiros desde a época da escola. Afinal, desde então o município no sul da Bahia nos foi apresentado como a terra onde Pedro Álvares Cabral colocou os pés em 22 de abril de 1500.

Os seus monumentos resguardam e ajudam a contar o início da trajetória do nosso país. A parte alta proporciona uma viagem ao túnel do tempo. As casinhas coloridas, a igreja de Nossa Senhora da Pena, o museu e o Marco do Descobrimento compõem um memorial histórico que encanta os turistas com sua beleza e vista privilegiada.

Mas não pense que Porto Seguro oferece apenas atrativos nesse sentido. A animação é uma das principais características desse lugar. As praias são conhecidas pelas estruturas das famosas barracas que, ao som de muito axé, ficam cheias o dia todo. Então, se você pretende visitar o local em breve, acompanhe o nosso guia de viagem!

Conheça a história de Porto Seguro

Os índios Tupiniquins foram os primeiros habitantes de Porto Seguro. Esses primitivos foram quem receberam a expedição portuguesa. Passado o período de estranhamento, os indígenas e estrangeiros estabeleceram uma relação pacífica, principalmente pelos presentes que eram oferecidos aos nativos.

Por volta de 1503 os portugueses começaram a construção da colônia portuguesa. Eles fundaram igrejas, vilas e o primeiro hospital do Brasil, a extinta Santa Casa de Misericórdia. O engenho de açúcar, a pesca e a extração de pau-brasil foram as primeiras atividades econômicas da capitania de Porto Seguro.

Em 1549, ainda no século XVI, o local estava em decadência após o ciclo da árvore de madeira avermelhada. A chegada dos jesuítas e o incêndio à vila provocado pelos indígenas marcaram esse período conturbado. Anos depois, a Coroa portuguesa assumiu a capitania de Porto Seguro, anexando-a à Capitania Real da Bahia.

As transformações político-administrativas, econômicas e sociais ocorridas a partir de 1760 possibilitaram que esse importante destino turístico se transformasse em um grande de centro de produção e comercialização de gêneros alimentícios.

O ponto alto da transição aconteceu em 1891, quando a vila recebeu o título de cidade. Hoje, Porto Seguro tem o turismo como a sua principal atividade econômica. A agricultura, extração vegetal, pesca e pecuária também são negócios importantes desenvolvidos na povoação.

Descubra os principais atrativos dessa cidade praiana

Não há dúvidas de que as praias e as magníficas paisagens são as razões que justificam a visita dos turistas a Porto Seguro. A diversidade de atrações e passeios atrai o público de faixa etária diversa. Quem não gosta do agito das orlas movimentadas pode ir às regiões mais tranquilas para relaxar e desfrutar da natureza. Veja o que Porto Seguro oferece de melhor em entretenimento!

Praias

Taperapuã é a localidade mais escolhida por conta das barracas do Axé Moi, TôaTôa e Barramares que estão instaladas na região. Consideradas um complexo de lazer, elas são um ótimo espaço para quem gosta de música, dança e brincadeiras. Entretanto, existem opções mais tranquilas para os turistas que prezam pelo sossego. As praias de Mutá — próxima a Santa Cruz de Cabrália —, e Coroa Vermelha são as mais indicadas.

Passarela do Álcool

A Passarela do Álcool é uma das atrações mais famosas. À noite, a avenida do Descobrimento se transforma em uma área onde a diversão impera. Inúmeras barracas que comercializam drinks e outras bebidas disputam a atenção de quem passa pelo local.

Ilha dos Aquários

A ilha localizada entre os manguezais é um ótimo passeio para ser feito em boa companhia. Para chegar até lá, é necessário fazer uma travessia de balsa. São vários ambientes naturais que abrigam diversas espécies vegetais e marinhas. Você pode contemplar peixes, arraias, tubarões e outros gêneros expostos em cinco aquários gigantes. Nas noites de sextas-feiras, a Ilha dos Aquários se transforma em uma balada, com shows, DJ e gastronomia.

Veja o que torna Porto Seguro tão especial

Porto Seguro é rodeado por municípios bastante charmosos. Certamente, essa é uma particularidade levada em conta na hora de escolher uma viagem. Além de aproveitar as praias e festas que a cidadeoferece regularmente, o turista tem a chance de conhecer Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso.

Outra particularidade que faz de Porto Seguro um lugar muito apreciado é a duração do carnaval. Lá, a festa vai além dos tradicionais quatro dias de folia. Enquanto o país se despede de uma das festas mais populares, o Carnaporto está apenas começando, com duração pelos próximos três dias seguintes a quarta-feira de Cinzas.

Visite as atrações mais populares

Se você está com passagem marcada para Porto Seguro, mas não sabe quais pontos turísticos deve visitar, suas dúvidas serão esclarecidas agora. De antemão, se prepare para perambular bastante pela cidade, ok?

O Centro Histórico e a Rota do Descobrimento são paradas obrigatórias para uma imersão histórica e cultural. O Marco Zero é a atração mais importante, visto que o monumento está fixado no território onde Cabral desembarcou.

Na mesma região está o Museu do Descobrimento, sediado na construção onde já funcionou a câmara e a cadeia municipal. Nesse prédio estão expostas algumas peças que remontam o início da nossa colonização e a apresentação da vida indígena antes da chegada dos portugueses.

Santa Cruz de Cabrália é um município vizinho a Porto Seguro que também merece ser apreciado devido a sua grande importância histórica. Nesse distrito ocorreu a celebração da primeira missa no Brasil, em 1500, na igreja de Nossa Senhora da Conceição. No local há uma cruz fixada como manifestação de fé, que também se transformou em um importante ponto turístico.

Saiba qual é a melhor época para ir a Porto Seguro

Seja qual for o mês escolhido, você será muito bem recepcionado em Porto Seguro, tanto pelos residentes quanto pelo clima. O Sol desponta no céu praticamente o ano todo. Entre dezembro e março — período de alta temporada —, e feriados prolongados, a cidade recebe muito mais visitantes.

Quanto às chuvas, elas podem incidir em qualquer época. Mas isso não é um motivo de apavoramento. Geralmente, sobretudo no verão, as pancadas costumam cair e logo após o Sol brilha de novo.

Deguste as delícias da gastronomia baiana

Se você é um adorador de peixes e frutos do mar vai se deliciar com as comidas de Porto Seguro. Como na maioria dos locais de praia, os pratos com esses ingredientes são os mais comercializados, seja nos quiosques ou restaurantes.

acarajé e a moqueca são os pratos típicos que, decerto, devem ser apreciados. Como sobremesa, a cocada é um dos doces mais propagandeados. Vale a pena experimentar!

O que não falta são bons motivos para visitar Porto Seguro. Além das praias e culinária espetacular, a vertente cultural também se destaca. No lugar onde começou a história do Brasil, você terá a oportunidade de conhecer os costumes indígenas e se encantar com o artesanato produzido por eles e outros moradores locais.

Está programando a sua próxima viagem? Descubra como viajar barato e economize nas suas férias!

Deixe um Comentário