Ícone do site Blog da Maxmilhas

O que fazer em São Miguel do Gostoso: 8 opções de passeio

Jangada chega na areia da praia em São Miguel do Gostoso. Imagem disponível em Shutterstock.

Para os viajantes, não falta o que fazer em São Miguel do Gostoso, incluindo curtir o pôr do sol, passear de barco ou praticar esportes aquáticos como o Kitesurf e o Windsurf. A cidade também abriga uma série de restaurantes, bares e lojas que merecem uma visita!

São Miguel do Gostoso é um pequeno município localizado no Rio Grande do Norte, Brasil. É um destino turístico popular devido às suas belas praias e sua proximidade com a cidade de Natal.

Se você está procurando um lugar para relaxar e desfrutar de alguma beleza natural, este é o destino perfeito.

Mas não se deixe enganar pela paz e tranquilidade. A pequena vila também oferece muitas atividades para mantê-lo ocupado. Continue lendo para descobrir o que fazer em São Miguel do Gostoso!

São Miguel do Gostoso vale a pena?

Se você procura um local de férias sossegado e descontraído, São Miguel do Gostoso é a escolha certa. Esta pequena vila no litoral nordestino é conhecida por sua simplicidade e estilo de vida tranquilo.

Os visitantes podem desfrutar de praias deslumbrantes, deliciosos frutos do mar e muitas oportunidades para relaxar.

Há também uma série de atividades divertidas para quem gosta de ação, como kitesurf, windsurf, stand-up paddle e explorar as dunas próximas.

O que fazer em São Miguel do Gostoso?

1. Praia de Tourinhos

DFN_Jardins, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Não faz sentido visitar São Miguel do Gostoso sem conhecer a praia mais bonita da região, não é mesmo? Então, se você tem apenas um dia para curtir o vilarejo, não perca a oportunidade de ir a Tourinhos.

Se você está procurando um pôr do sol de tirar o fôlego, os moradores locais lhe dirão que a Praia de Tourinhos é o lugar certo. Com várias barracas e um clube de praia, a infraestrutura é bem montada para os visitantes, incluindo banheiros públicos à beira-mar.

A praia também abriga dunas petrificadas com mais de 2.500 anos – diz a lenda que elas deram o nome à praia. Se você olhar de perto e com uma imaginação vívida, poderá até ver uma manada de touros nas formações rochosas.

Para uma melhor visão do pôr do sol, dirija-se à área de observação da plataforma localizada no topo das dunas. Vale a pena!

Lá você também encontrará o “Suspiro da Baleia”, uma formação rochosa que é atingida por ondas na maré alta, fazendo com que um jato de água se espalhe no ar (muito parecido com o que vemos de baleias).

Se tiver mais dias para aproveitar, confira a seguir outras sugestões de o que fazer em São Miguel do Gostoso.

2. Andar de quadriciclo na Praia do Marco

Patricialaraia, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Perto de Tourinhos fica a Praia do Marco. Leva o nome do marco que existe ali, uma réplica do original que foi levado para o Forte dos Reis Magos, em Natal. Se você gosta de história, aproveite para tirar uma foto por lá.

Acredita-se que seja a primeira praia onde os portugueses desembarcaram e é um local popular tanto para moradores quanto para turistas.

Você pode alugar bicicletas ou quadriciclos para explorar a região e passar um dia divertido com amigos ou familiares.

3. Faça um tour pelas praias principais

Se você é uma daquelas pessoas que se cansa de passar um dia inteiro na mesma praia, talvez um passeio à tarde pelas praias urbanas da região seja o ideal para você.

As principais praias de São Miguel do Gostoso são ótimas para windsurf e kitesurf, com Ponta do Santo Cristo e Cardeiro sendo os melhores lugares.

No entanto, se você quer apenas relaxar e aproveitar o sol, a Praia da Xêpa é uma praia encantadora que fica de frente para o centro histórico e tem excelentes lojas e restaurantes na rua vizinha, popularmente chamada de “Rua da Xêpa”.

Por fim, a Praia do Maceió também merece uma visita, apesar de não receber muitos banhistas devido às suas águas mais agitadas. Todas as quatro praias estão próximas e podem ser visitadas durante o dia.

4. Aprenda um esporte náutico

JOPLFM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se você procura aventura e não sabe o que fazer em São Miguel do Gostoso, recomendamos praticar alguns esportes aquáticos.

O Kauli Seadi Club é um ótimo lugar para aprender a praticar windsurf, kitesurf e outros. O clube foi inaugurado pelo campeão mundial Kauli Seadi e oferece aulas para todos os níveis de habilidade, além de acomodações em apartamentos e chalés à beira-mar.

Então, se você é iniciante ou um entusiasta experiente de esportes aquáticos, definitivamente vale a pena conferir o local durante sua estadia em São Miguel do Gostoso.

5. Visite o Museu Casa de Taipa

O Museu Casa de Taipa está instalado numa pousada que leva o mesmo nome. Foi inspirada no povo nordestino e é uma casa de taipa em tamanho real, rica em detalhes e decorações típicas da região, mostrando como era simples a vida no interior do Nordeste.

Este passeio é uma ótima maneira de aprender mais sobre a cultura regional. E, por lá, tem uma placa que diz “Gostoso”, um local interessante para uma foto divertida.

6. Tire fotos nos monumentos locais

Marinha do Brasil, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Se você estiver em São Miguel do Gostoso, não deixe de conferir o Marco Zero da BR-101. Há um monumento projetado por Oscar Niemeyer e está localizado a apenas 20 km do centro. Além disso, fica a 2 km da saída para a RN-221, que leva à cidade.

O Farol do Calcanhar é outra atração turística popular. Com 62 metros de altura e 298 degraus que levam ao seu topo, é o farol mais alto do Brasil e da América Latina (construído em concreto).

Infelizmente, o farol está fechado para reforma, o que impossibilita a subida até o topo. Caso contrário, os visitantes poderiam desfrutar das vistas deslumbrantes da área ao redor, mas ainda assim vale a pena a visita.

O Farol do Calcanhar está localizado na “esquina do continente”, onde a costa brasileira faz um ângulo agudo.

7. Mergulhe nos parrachos de Perobas

JOPLFM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se você adora mergulhar e estar na água, temos outra sugestão sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso: visite as piscinas naturais de Perobas, conhecidas como parrachos.

Essas piscinas estão localizadas a apenas 5 km da costa, e as agências oferecem serviços de transporte marítimo para você chegar lá. Mas, se você quer economizar ou não curte embarcações, é possível fazer o passeio de carro. São 46km de Gostoso até a praia de Perobas, em Touros.

8. Experimente a culinária local

Jcornelius, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Quando você está viajando, a melhor maneira de conhecer a cultura de uma região é comendo.

Em São Miguel do Gostoso, os frutos do mar são destaque na culinária local, graças à localização privilegiada da cidade no litoral.

No entanto, é possível encontrar outros pratos com ingredientes típicos como a mandioca e a tapioca, além de deliciosas cervejas locais.

Alguns restaurantes altamente recomendados para quem quer conhecer a cozinha nordestina são:

E aí, achou o que fazer em São Miguel do Gostoso? Nós esperamos que sim!

E agora que você já sabe o que incluir no seu roteiro de viagem, vale lembrar que no Réveillon e Carnaval a vila fica lotada e é muito difícil encontrar hospedagem.

Então é bom reservar com bastante antecedência. Que tal dar uma olhada nas promoções de hotéis da MaxMilhas?

 

Sair da versão mobile