São Miguel do Gostoso

icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde Ficar
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O Que Fazer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. Praias
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer

Se você procura um destino paradisíaco para relaxar e passar bons momentos, confira agora o nosso guia de São Miguel do Gostoso!

Esse destino tem encantado muitas pessoas devido às suas praias, possibilidade de praticar esportes náuticos e clima hospitaleiro. Sendo assim, para que você possa aproveitar ao máximo tudo o que este local tem para oferecer, preparamos este guia de São Miguel do Gostoso

Além das praias, o município também conta com alguns monumentos históricos, possui uma boa variedade de bares e restaurantes e, durante o Carnaval e Reveillon, oferece grandes festas que atraem turistas de todas as partes do Brasil.

Continue lendo este guia de São Miguel do Gostoso para conhecer mais sobre essa cidade e, assim, montar o seu roteiro de viagem para o destino que está caindo no gosto dos brasileiros!

História de São Miguel do Gostoso

A cidade de São Miguel do Gostoso foi criada no ano de 1884, pelo frei João do Amor Divino, no dia de São Miguel do Arcanjo.

O local ganhou esse nome por dois motivos. O primeiro foi a construção de uma capela em homenagem a São Miguel.

Já a segunda razão tem a sua explicação embasada em uma história popular. Segundo esse relato, um antigo morador do local, chamado de Manoel, era muito conhecido por receber viajantes de várias partes do Brasil com muita hospitalidade e simpatia. 

Manoel contava histórias engraçadas para essas pessoas, e, após cada relato, dava uma grande gargalhada. Por causa da sua risada gostosa, esse morador recebeu o apelido de gostoso.

Os viajantes começaram a referir-se ao então vilarejo como gostosona. Por isso, os moradores resolveram juntar a homenagem ao santo e o apelido do Manoel para dar nome ao local: São Miguel do Gostoso. 

Qual é a melhor época do ano para visitar a cidade?

Praia de São Miguel do Gostoso. Imagem disponível em Unsplash.

No Rio Grande do Norte faz sol o ano inteiro. Além disso, as temperaturas não costumam oscilar muito durante as estações.

Contudo, no inverno ocorre o período de chuvas. Mas, mesmo assim, não é comum chover ininterruptamente durante dias.

Entretanto, se você quer curtir muitas festas, vale a pena viajar para este destino no final do ano ou no carnaval. Isso porque é durante esses períodos que costumam ocorrer as maiores festividades de São Miguel do Gostoso.

Quanto custa viajar para São Miguel do Gostoso?

O valor da viagem para São Miguel do Gostoso vai variar de acordo com o seu  local de origem. Além disso, a época do ano na qual você vai viajar também influencia no preço das passagens aéreas.

Para que você possa começar a planejar a sua viagem para São Miguel do Gostoso com mais precisão, confira os preços médios das passagens de avião saindo de diferentes locais com destino à capital do Rio Grande do Norte, Natal:

Como chegar em São Miguel do Gostoso?

Esta cidade fica no litoral do Rio Grande do Norte e está localizada a aproximadamente 1h30 de Natal, a capital do Estado.

A forma mais fácil de chegar em São Miguel do Gostoso é a partir do aeroporto de Natal. Lá, você pode alugar um carro para ir até o seu destino final ou contratar um serviço de transfer. Também é possível pegar um ônibus na rodoviária de Natal para ir até essa cidade. 

Onde se hospedar?

São Miguel do Gostoso é uma cidade pequena, que conta com aproximadamente 10 mil habitantes. No entanto, o município tem muitas opções de hospedagens, entre chalés, pousadas e hotéis.

Caso você queira ficar perto dos bares e restaurantes, vale a pena se hospedar no centro. Contudo, se você quiser aproveitar mais a praia, saiba que há muitas opções de pousadas e hotéis próximos às praias da cidade.

Algumas das principais opções de hospedagem nesse local são a Pousada Spa dos Amores, que fica na rua principal da praia, e a Pousada Arte do Velejo, que está localizada na Av. Enseada das Baleias, a via mais importante da cidade.  

O que fazer em São Miguel do Gostoso?

Há várias opções de lazer e de passeios nesta cidade. Sendo assim, confira a seguir quais são as principais atrações de São Miguel do Gostoso!

Conhecer as praias da cidade

Algumas das melhores praias são a Xêpa, Maceió, Tourinhos e Cardeiro, que ficam bem perto do centro da cidade.

Essas praias possuem uma faixa de areia larga e águas mornas. Há alguns bares e barracas perto dessas praias que conseguem atender bem os banhistas.

Foto: DFN_Jardins, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Mergulhar nas piscinas naturais de Perobas

As piscinas naturais de Perobas, também chamadas de Parrachos, estão localizadas a cerca de 46 km de São Miguel do Gostoso. 

Para acessar essas piscinas naturais, que ficam no meio do mar, é preciso pegar um barco ou lancha.  É possível nadar e mergulhar nesse local.

Foto: JOPLFM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Praticar Kitesurf e Windsurf

Quem gosta de esportes náuticos vai poder praticar kitesurf e windsurf em São Miguel do Gostoso. Aliás, em algumas praias dessa cidade é possível ter aulas desses esportes.

As praias do Santo Cristo e a Praia do Maceió são as preferidas dos praticantes de kitesurf e windsurf.

Foto: brunobarbato, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Conhecer as dunas petrificadas

Na praia de Tourinhos é possível admirar o pôr do sol mais bonito da região. Esse local fica a 7 km do centro da cidade e é acessado por meio de uma estrada de terra.

Essa praia também é famosa por conta das suas dunas petrificadas, que são formadas por areias e corais e possuem mais de 2 mil anos de idade. 

Foto: DFN_Jardins, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Conhecer os monumentos do local

Dois monumentos chamam a atenção dos turistas em São Miguel do Gostoso, são eles o Marco Zero da BR 101, que foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e marca o início dessa rodovia que corta o Brasil de Norte a Sul.

Já o outro é o Farol do Calcanhar, que é o segundo maior do Brasil. Essa construção tem 62 metros de altura e 298 degraus

Foto: Marinha do Brasil, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Fazer passeios de buggy

Uma das melhores formas de conhecer os principais pontos turísticos de São Miguel do Gostoso é fazendo passeios de buggy. É possível escolher entre diferentes trajetos que percorrem as principais praias e pontos turísticos da cidade.

Foto: DFN_Jardins, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Onde comer em São Miguel do Gostoso?

Em São Miguel do Gostoso é possível encontrar uma grande variedade de bares e restaurantes. A maioria fica na Rua da Xêpa e na Av. Enseada das Baleias, que são as principais vias da cidade.

Nesse destino há casas especializadas em comida nordestina, comida asiática, churrasco e pizzas. Alguns dos bares e restaurantes que merecem destaque são: Tuk Tuk, Hibiscus, Quintal Pizzaria e Borogodó.

Como é a vida noturna na cidade?

Lazer à noite em São Miguel do Gostoso.

Jcornelius, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

São Miguel do Gostoso possui vários barzinhos que podem agradar muito aqueles que gostam de curtir a vida noturna.

Alguns dos locais que se destacam nessa cidade são o Groove Bar, que tem música ao vivo, e o Spaço Mix.

Leia também: O que fazer em São Miguel do Gostoso

O que fazer em São Miguel do Gostoso gastando pouco?

Se você não quer gastar muito na sua viagem a São Miguel do Gostoso, saiba que existem algumas opções de passeios acessíveis nesse destino.

Você pode aproveitar as principais praias da cidade, que são a Xêpa, Maceió e Cardeiro. Além disso, também é possível conhecer as dunas petrificadas e admirar um belo pôr do sol na praia dos Tourinhos.

São Miguel do Gostoso é um destino bem democrático, oferece boas opções de lazer para as famílias e para quem quer relaxar, ao mesmo tempo que é um ótimo lugar para praticar esportes náuticos. Além de possuir uma boa infraestrutura para receber os turistas.

Gostou do nosso Guia de São Miguel do Gostoso? Então comece a planejar sua próxima viagem e conte com a ajuda da MaxMilhas para encontrar as melhores ofertas de passagem aérea e hospedagem

 

Deixe um Comentário