O que fazer em São Miguel do Gostoso: 8 opções de passeio

Para os viajantes, não falta o que fazer em São Miguel do Gostoso, incluindo curtir o pôr do sol, passear de barco ou praticar esportes aquáticos como o Kitesurf e o Windsurf. A cidade também abriga uma série de restaurantes, bares e lojas que merecem uma visita!

São Miguel do Gostoso é um pequeno município localizado no Rio Grande do Norte, Brasil. É um destino turístico popular devido às suas belas praias e sua proximidade com a cidade de Natal.

Se você está procurando um lugar para relaxar e desfrutar de alguma beleza natural, este é o destino perfeito.

Mas não se deixe enganar pela paz e tranquilidade. A pequena vila também oferece muitas atividades para mantê-lo ocupado. Continue lendo para descobrir o que fazer em São Miguel do Gostoso!

São Miguel do Gostoso vale a pena?

Se você procura um local de férias sossegado e descontraído, São Miguel do Gostoso é a escolha certa. Esta pequena vila no litoral nordestino é conhecida por sua simplicidade e estilo de vida tranquilo.

Os visitantes podem desfrutar de praias deslumbrantes, deliciosos frutos do mar e muitas oportunidades para relaxar.

Há também uma série de atividades divertidas para quem gosta de ação, como kitesurf, windsurf, stand-up paddle e explorar as dunas próximas.

O que fazer em São Miguel do Gostoso?

1. Praia de Tourinhos

Praia de Tourinhos

DFN_Jardins, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Não faz sentido visitar São Miguel do Gostoso sem conhecer a praia mais bonita da região, não é mesmo? Então, se você tem apenas um dia para curtir o vilarejo, não perca a oportunidade de ir a Tourinhos.

Se você está procurando um pôr do sol de tirar o fôlego, os moradores locais lhe dirão que a Praia de Tourinhos é o lugar certo. Com várias barracas e um clube de praia, a infraestrutura é bem montada para os visitantes, incluindo banheiros públicos à beira-mar.

A praia também abriga dunas petrificadas com mais de 2.500 anos – diz a lenda que elas deram o nome à praia. Se você olhar de perto e com uma imaginação vívida, poderá até ver uma manada de touros nas formações rochosas.

Para uma melhor visão do pôr do sol, dirija-se à área de observação da plataforma localizada no topo das dunas. Vale a pena!

Lá você também encontrará o “Suspiro da Baleia”, uma formação rochosa que é atingida por ondas na maré alta, fazendo com que um jato de água se espalhe no ar (muito parecido com o que vemos de baleias).

Se tiver mais dias para aproveitar, confira a seguir outras sugestões de o que fazer em São Miguel do Gostoso.

2. Andar de quadriciclo na Praia do Marco

Praia do Marco.

Patricialaraia, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Perto de Tourinhos fica a Praia do Marco. Leva o nome do marco que existe ali, uma réplica do original que foi levado para o Forte dos Reis Magos, em Natal. Se você gosta de história, aproveite para tirar uma foto por lá.

Acredita-se que seja a primeira praia onde os portugueses desembarcaram e é um local popular tanto para moradores quanto para turistas.

Você pode alugar bicicletas ou quadriciclos para explorar a região e passar um dia divertido com amigos ou familiares.

3. Faça um tour pelas praias principais

Praia da Xepa, em São Miguel do Gostoso. Imagem disponível em Shutterstock.

Se você é uma daquelas pessoas que se cansa de passar um dia inteiro na mesma praia, talvez um passeio à tarde pelas praias urbanas da região seja o ideal para você.

As principais praias de São Miguel do Gostoso são ótimas para windsurf e kitesurf, com Ponta do Santo Cristo e Cardeiro sendo os melhores lugares.

No entanto, se você quer apenas relaxar e aproveitar o sol, a Praia da Xêpa é uma praia encantadora que fica de frente para o centro histórico e tem excelentes lojas e restaurantes na rua vizinha, popularmente chamada de “Rua da Xêpa”.

Por fim, a Praia do Maceió também merece uma visita, apesar de não receber muitos banhistas devido às suas águas mais agitadas. Todas as quatro praias estão próximas e podem ser visitadas durante o dia.

4. Aprenda um esporte náutico

Prática de Kitesurf em São Miguel do Gostoso.

JOPLFM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se você procura aventura e não sabe o que fazer em São Miguel do Gostoso, recomendamos praticar alguns esportes aquáticos.

O Kauli Seadi Club é um ótimo lugar para aprender a praticar windsurf, kitesurf e outros. O clube foi inaugurado pelo campeão mundial Kauli Seadi e oferece aulas para todos os níveis de habilidade, além de acomodações em apartamentos e chalés à beira-mar.

Então, se você é iniciante ou um entusiasta experiente de esportes aquáticos, definitivamente vale a pena conferir o local durante sua estadia em São Miguel do Gostoso.

5. Visite o Museu Casa de Taipa

O Museu Casa de Taipa está instalado numa pousada que leva o mesmo nome. Foi inspirada no povo nordestino e é uma casa de taipa em tamanho real, rica em detalhes e decorações típicas da região, mostrando como era simples a vida no interior do Nordeste.

Este passeio é uma ótima maneira de aprender mais sobre a cultura regional. E, por lá, tem uma placa que diz “Gostoso”, um local interessante para uma foto divertida.

6. Tire fotos nos monumentos locais

Farol do Calcanhar em São Miguel do Gostoso.

Marinha do Brasil, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Se você estiver em São Miguel do Gostoso, não deixe de conferir o Marco Zero da BR-101. Há um monumento projetado por Oscar Niemeyer e está localizado a apenas 20 km do centro. Além disso, fica a 2 km da saída para a RN-221, que leva à cidade.

O Farol do Calcanhar é outra atração turística popular. Com 62 metros de altura e 298 degraus que levam ao seu topo, é o farol mais alto do Brasil e da América Latina (construído em concreto).

Infelizmente, o farol está fechado para reforma, o que impossibilita a subida até o topo. Caso contrário, os visitantes poderiam desfrutar das vistas deslumbrantes da área ao redor, mas ainda assim vale a pena a visita.

O Farol do Calcanhar está localizado na “esquina do continente”, onde a costa brasileira faz um ângulo agudo.

7. Mergulhe nos parrachos de Perobas

Parrachos de Peroba, em São Miguel do Gostoso.

JOPLFM, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Se você adora mergulhar e estar na água, temos outra sugestão sobre o que fazer em São Miguel do Gostoso: visite as piscinas naturais de Perobas, conhecidas como parrachos.

Essas piscinas estão localizadas a apenas 5 km da costa, e as agências oferecem serviços de transporte marítimo para você chegar lá. Mas, se você quer economizar ou não curte embarcações, é possível fazer o passeio de carro. São 46km de Gostoso até a praia de Perobas, em Touros.

8. Experimente a culinária local

Rua da Xêpa, em São Miguel do Gostoso.

Jcornelius, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Quando você está viajando, a melhor maneira de conhecer a cultura de uma região é comendo.

Em São Miguel do Gostoso, os frutos do mar são destaque na culinária local, graças à localização privilegiada da cidade no litoral.

No entanto, é possível encontrar outros pratos com ingredientes típicos como a mandioca e a tapioca, além de deliciosas cervejas locais.

Alguns restaurantes altamente recomendados para quem quer conhecer a cozinha nordestina são:

  • Bistrô Capella: R.Praia da Xepa, 149B – Faixa de preço $$$;
  • Borogodó Restaurante: R. Praia da Xêpa, 140 – Faixa de preço $$$;
  • Sampei Restaurante: R. Cavalo Marinho, 11 – Faixa de preço $$;
  • Tuk Tuk Bistro: Av. dos Arrecifes, 1786 – Faixa de preço $$.

E aí, achou o que fazer em São Miguel do Gostoso? Nós esperamos que sim!

E agora que você já sabe o que incluir no seu roteiro de viagem, vale lembrar que no Réveillon e Carnaval a vila fica lotada e é muito difícil encontrar hospedagem.

Então é bom reservar com bastante antecedência. Que tal dar uma olhada nas promoções de hotéis da MaxMilhas?

 

Deixe um Comentário