Viagem para o exterior: como organizar e comprar passagem aérea?

Uma viagem para o exterior é o sonho de muita gente. Mas você sabe o que deve ser levado em conta para programar um passeio incrível? Descubra neste post!

Seja qual for o destino dos seus sonhos, o fato é que uma viagem para o exterior requer tempo, planejamento e organização. Muitas pessoas acabam sofrendo alguns imprevistos porque não conseguem realizar todos os trâmites que um passeio para outro país demanda.

Pensando nisso, elaboramos este texto com as principais informações para você organizar as suas férias para um destino internacional. Acompanhe a seguir!

Quais os documentos necessários em uma viagem para o exterior?

Cada país tem uma lista de informações obrigatórias diferentes. Portanto, é importante sempre conferir as páginas de cada consulado antes de embarcar para o seu destino. Por exemplo, algumas regiões exigem visto e carteiras de vacinação.

Para facilitar, listamos os principais documentos que você precisa organizar antes de confirmar a sua passagem aérea.

Passaporte com validade superior a seis meses

passaporte é essencial se você deseja viajar o mundo e conhecer os destinos que sempre estiveram nos seus planos. Apenas os países do Mercosul (com exceção da Venezuela, devido à sua crise política) não exigem a apresentação desse documento. São eles:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Guiana;
  • Paraguai;
  • Peru;
  • Uruguai;
  • Suriname.

Vale lembrar que em diversos países, como os Estados Unidos, só é possível passar na imigração com a data de validade superior a seis meses, por razões de segurança. Por isso, recomendamos que você faça o seu passaporte, mesmo sem a intenção de viajar nos próximos meses. Até porque esse documento é válido por 10 anos.

Visto (caso seja necessário no país escolhido)

O ideal é sempre acessar os sites das embaixadas e consulados para se informar a respeito da documentação necessária para cada país. Por causa de acordos diplomáticos com o Brasil, vários destinos não exigem vistos para entrar em seu território. Entre eles, estão alguns países da Europa:

  • Portugal;
  • França;
  • Mônaco;
  • Alemanha;
  • Itália;
  • Vaticano.

No entanto, apesar de tantos lugares legais, alguns países exigem o visto de turistas. Por exemplo:

Seguro de viagem internacional

Segurança é tudo, principalmente durante os dias em que você está de férias esperando diversão sem precisar se preocupar. Mas prevenir é sempre melhor do que remediar, certo? Ao adquirir um seguro de viagem, é possível garantir um amparo profissional em qualquer situação imprevisível.

A recomendação é que todos os passageiros viajem com seguros — especialmente famílias com crianças pequenas, que estão mais propensas a precisarem de remédios ou de atendimento médico.

Reserva de hospedagem

A hospedagem é um fator que merece muita atenção em uma viagem para o exterior. Além disso, a confirmação de ter onde ficar é uma porta de entrada para conseguir passar pela imigração do seu país de destino.

Existem diferentes opções de hospedagem para todos os tipos de viagem. Sendo assim, escolha aquela que ofereça todos os requisitos que você está buscando, tais como:

  • conforto;
  • preço justo;
  • boa localização;
  • serviço de quarto;
  • segurança;
  • privacidade.

Carta-convite

Alguns países também aceitam cartas-convites emitidas por moradores legais (amigos ou familiares). Estes convidam o hóspede a ficar em suas casas, como garantia de hospedagem para passar na imigração.

Mas lembre-se: o convite precisa ser elaborado por alguém que esteja morando legalmente no território, com cidadania ou visto permanente.

Dinheiro em espécie e cartão de crédito internacional

Qual é o seu orçamento? Uma viagem para o exterior exige dos viajantes uma organização prévia a respeito dos valores guardados para pagar todas as despesas que envolvem esse passeio.

Portanto, além de economizar, é preciso prestar atenção na moeda do país a ser visitado e acompanhar a sua valorização ou desvalorização. Dessa forma, é possível trocar o seu dinheiro e obter uma quantia maior, que pode ser usada em um jantar ou em um passeio extra.

Um ponto muito importante na hora de comprar moedas estrangeiras é fazer a negociação em uma casa de câmbio de confiança. Essa segurança é essencial para assegurar que as notas entregues são verdadeiras. Assim, você evita situações desagradáveis no exterior.

Qual a importância de organizar os documentos com antecedência?

Alguns trâmites de documentação demoram a serem confirmados, imprevistos podem acontecer, as informações não aceitam erros e, quanto mais próximo da data de embarque, mais caras ficam as passagens aéreas.

São inúmeras razões que provam a importância de preparar tudo para a sua viagem para o exterior com alguns meses de antecedência. Afinal, nos dias que antecedem o embarque, você só tem que pensar no trajeto até o aeroporto e esperar para colocar os pés no avião.

Se todos os documentos estiverem prontos, você pode começar a contagem regressiva para viajar sem maiores preocupações. Enfim, as dores de cabeça da rotina terão dias de folga!

Como economizar na compra da passagem aérea?

Todo mundo quer garantir seus cartões de embarque por um valor atraente ao bolso, e é melhor cuidar disso com antecedência. Abaixo, listamos algumas dicas para você economizar ao comprar as suas passagens aéreas.

Pesquisar com antecedência

Antecedência é tudo, inclusive na hora de providenciar o seu voo para o exterior. A dica é que você compre as passagens, pelo menos, 90 dias antes de embarcar. Nesse período, as chances de encontrar ofertas com valores mais baixos para o destino são mais altas!

Comprar com milhas aéreas

Os programas de fidelidade são uma ótima alternativa, principalmente se você sempre paga as suas compras usando um cartão de crédito. Para isso, é necessário pesquisar qual plataforma oferece as vantagens que mais se adéquam às suas necessidades e transferir os seus pontos.

Desse modo, você vai poder comprar passagens aéreas com a pontuação acumulada a partir das suas compras. Uma excelente opção para quem deseja fazer uma viagem para o exterior sem gastar muito!

Buscar os preços em sites de vendas de milhas

Quer economizar na sua passagem, mas ainda não acumulou pontos suficientes? Alguns sites, como a MaxMilhas, vendem bilhetes aéreos usando as pontuações de usuários de programas de fidelidade que desejam vender milhas acumuladas.

Esses sites comparam os valores mostrados nas páginas das companhias aéreas para que o usuário opte pelo melhor preço. Mas, veja bem: antes de informar os seus dados e confirmar a sua compra, verifique se o site é confiável.

Uma viagem para o exterior é uma experiência única. Você verá paisagens deslumbrantes e retornará com memórias inesquecíveis, além de uma bagagem de conhecimento. Ao organizar tudo como ensinamos aqui, a sua única preocupação será arrumar as malas para aproveitar as férias!

Quer saber mais sobre como comprar passagem aérea com milhas? Entre em contato com a gente e conheça as nossas vantagens para a sua negociação!

Comentários

Deixe um Comentário