Como tirar o visto americano?
Para viajar aos Estados Unidos, é necessário fazer o visto americano. Só de pensar nisso, algumas pessoas já se desanimam com a viagem, mas não se desespere: desde que a lei em vigor mudou, em 2012, o processo para tirar o visto está mais rápido, mesmo que exija algum deslocamento de quem não mora nas capitais.
Para auxiliar nesse processo, a gente separou para você um passo a passo de como tirar visto americano! Com as nossas instruções, preparar a primeira viagem internacional vai ficar muito mais fácil. Acompanhe!
Preencher o formulário
O primeiro passo é preencher o formulário DS-160, disponível no site do Departament of State.
Para o preenchimento do formulário é necessário responder todas as questões em inglês. Durante o cadastro é fundamental prestar muita atenção e salvar todas as etapas. Todas as questões são importantes e devem ser respondidas com informações precisas e atualizadas.
Uma dica para os turistas que não são fluentes no idioma americano: o site está em inglês, mas tem um mecanismo de tradução para ajudá-lo a compreender o formulário. Para ler a questão traduzida basta passar o cursor do mouse em cima da pergunta.
Ao final de cada página preenchida, salve todas as informações inseridas, não se esqueça de guardar o ”Application ID” — apenas com esse número é possível acessar o formulário novamente — e realize a impressão do documento gerado.
Realizar o pagamento
Após o envio do seu formulário DS-160 o consulado cobra a taxa MRV, conhecida como a taxa do visto americano. Esse será o único valor cobrado pelo consulado durante o processo.
Essa cobrança é aplicada para todos os turistas que estão se aplicando para vistos americanos de não imigrantes. O pagamento pode ser realizado diretamente no site oficial do Departamento de Vistos dos Estados Unidos por meio de um cartão de crédito internacional ou boleto bancário emitido pelo Citibank.
O valor para cada visto varia conforme a categoria aplicada pelo viajante, essa quantia também pode apresentar diferenças conforme a cotação do dólar no dia do pagamento. Para vistos de turismo e negócios, a taxa aplicada é de US$ 160.
Com o pagamento efetuado, pode demorar até três dias úteis para o valor ser contabilizado no sistema a fim de dar início à próxima etapa!
Agendar a entrevista
Para agendar sua entrevista, é necessário realizar um cadastro neste site ou ligar para um dos números listados nesta página.
Para facilitar o agendamento, antes de qualquer coisa, tenha em mãos a confirmação de seu formulário, com o código de barras do pagamento e seu número de passaporte.
O tempo de espera para conseguir agendar a sua entrevista vai depender da sede escolhida. Hoje, as cidades que têm sedes do CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) são: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.
Atenção: primeiramente você deve ir ao CASV, para realizar a coleta de dados, e só depois fazer a entrevista no Consulado. Porém, no site do agendamento, as datas do Consulado aparecem antes do que as do CASV. Seja cuidadoso ao escolher!
Separar a documentação necessária
Antes de comparecer ao CASV e ao Consulado, recomendamos que você faça uma lista com todos os documentos necessários para comprovar seu vínculo com o Brasil. Separamos os mais importantes e que não devem ficar de fora:
- passaporte válido;
- formulário DS-160 impresso;
- comprovante de pagamento da taxa MRV;
- extratos bancários recentes (conta-corrente, poupança, fundos e investimentos);
- declaração de imposto de renda;
- comprovante de residência;
- comprovante de matrícula da escola ou faculdade, se for o caso;
- comprovante de frequência da escola ou faculdade, se for o caso;
- informações sobre a pessoa responsável por pagar a viagem, se for o caso;
- certificado de registro de veículo;
- registro de imóveis.
É importante lembrar que esses documentos não são obrigatoriamente conferidos durante a sua entrevista, no entanto, você precisa se preparar para comprovar todas as informações preenchidas em seu formulário DS-160 caso seja questionado, por isso eles são necessários.
Ir ao CASV
O próximo passo é ir a um dos centros para coletar seus dados. Durante a sua visita ao CASV, eles vão registrar as suas impressões digitais e tirar fotos para complementar sua solicitação e imprimir o retrato 3×4 no visto. Não se esqueça de levar o passaporte válido e a confirmação do formulário DS-160 preenchido.
Para as categorias de vistos B1/B2 (negócios e turismo), apenas pessoas com idade inferior a 13 anos e maiores de 80 anos não precisam comparecer ao CASV e agendar entrevista.
Além disso, é proibido entrar no CASV com bolsas ou mochilas, então deixe com alguém do lado de fora ou leve o que precisa no bolso — os centros oferecem guarda-volumes, mas o uso costuma ser cobrado.
Fazer a entrevista
Compareça à entrevista agendada em um Consulado ou na Embaixada. Leve seu passaporte válido e a confirmação do formulário.
Conforme citamos no item acima, menores de 13 anos ou maiores de 80 anos são isentos da entrevista, mas podem ser chamados caso o Consulado ache necessário. Sendo assim, se for preciso viajar para outra cidade, é recomendável que os solicitantes previamente dispensados também realizem a viagem para evitar surpresas.
Essa é a etapa que mais costuma deixar as pessoas nervosas. Mas não tem com o que se preocupar: o mais importante durante a sua entrevista é não mentir, se manter firme ao que preencheu no formulário e ficar calmo.
A entrevista é considerada apenas uma medida de segurança e o número de brasileiros reprovados nessa fase é cada vez menor.
Após a entrevista e a aprovação do visto americano, você precisa entregar o seu passaporte para o oficial responsável e esperar que o documento seja enviado para o endereço preenchido no formulário inicial ou entregue no CASV mais próximo, dependendo da sua preferência.
A entrega do documento com o visto costuma demorar 10 dias, e ao receber o passaporte você já consegue embarcar para os Estados Unidos sem problemas!
Seguindo os passos que explicamos, prestando muita atenção nas suas respostas do formulário DS-160, mantendo a calma durante a entrevista e não deixando nenhum documento de fora, as suas chances de ter seu visto aprovado são muito altas!
O que você achou deste texto sobre como tirar visto americano? Gostou da explicação e já vai se preparar para preencher o seu formulário? Aproveite a sua visita e se cadastre em nossa newsletter para receber mais informações sobre viagens e afins!