Maceió

icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde Comer
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde Ficar

Maceió possui as melhores praias do litoral nordestino. Os cenários encantadores atraem turistas de todo o Brasil ao longo do ano. 

O nordeste brasileiro é um destino favorito quando o assunto é beleza natural, praia e calor. Não tem como não gostar das praias, da cultura e do povo da região. Entre as várias opções de cidades, Maceió merece seu destaque pelas praias e roteiros. 

Lá existem possibilidades para todo tipo de viajante: dos mais tranquilos, que  querem descansar da rotina na cidade grande, até os que querem muita balada e vida noturna.

Maceió é um desses destinos perfeitos e vamos te mostrar agora o porquê. Vem ler e se encantar pela capital alagoana com o nosso Guia de Maceió.

Leia também: O que fazer em Maceió para aproveitar melhor a viagem?

História da cidade

    Vista aérea de Maceió

Capital do estado de Alagoas, Maceió é considerada uma das cidades com o litoral mais lindo de todo o Nordeste. 

Nas primeiras décadas do século XIX era chamada de Maçaio. Passou a ter o nome Maceió em 1815, quando foi desmembrada da Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul (hoje Marechal Deodoro). 

Em 1817 assumiu o posto de capital do estado de Alagoas e em 1839 foi elevada à cidade.

Curiosidade! O nome Maçaio é de raiz indígena e é uma evolução do tupi maça-y-ok, que significa “o que tapa o alagadiço”.

Melhor época para visitar Maceió

vista de uma praia com areias claras e água turquesa, palmeiras ao vento e várias cadeiras de praia em Maceió, em uma das melhores épocas para visitar a cidade

Assim como todo o Nordeste, Maceió é bom para curtir uma praia em qualquer época do ano: o calor é certo. 

Entre setembro e março, o tempo é mais firme e ensolarado. Por outro lado, maio e junho trazem algumas chuvas, mas nada que afaste o calor.

Se você quer tirar belas fotos do mar azul-turquesa, vá entre novembro e fevereiro. Nessa época, a atração principal é a praia urbana de Ponta Verde, que se transforma em um balneário incrível. 

Quanto custa viajar para Maceió

praia de Maceió

O custo para viajar depende da época escolhida por você. Além disso, planejar a sua viagem ajuda na busca por preços de passagens aéreas mais acessíveis. A média varia de R$ 600 a R$ 3.000 por pessoa, incluindo o valor da passagem e das diárias em hotéis.

Como chegar a Maceió

vista aérea da orla com asfalto em Maceió

Para chegar a Maceió há três formas de acesso: de carro, ônibus ou avião.

Se você optar por viajar pelos ares, saiba que a capital de Alagoas têm voos diretos das principais cidades do Brasil, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju. Mas se você está fora desse eixo, será necessário realizar conexão em uma dessas cidades para chegar a Maceió.

    Agora se você prefere viajar de carro, é possível chegar a Maceió pelas estradas tanto do Norte como do Sul do país. Apesar de levar mais tempo, a viagem por terra é uma ótima opção para quem deseja observar as belezas naturais do Brasil. 

    De ônibus, é importante verificar a sua localidade e a disponibilidade das empresas que operam viagens para a capital de Alagoas. 

    Saiba mais: O que fazer em Maceió no carnaval?

    Onde se hospedar

    orla de Maceió com opções de onde se hospedar

    O melhor local para se hospedar em Maceió é próximo às praias. Há uma variedade de hotéis atendendo essa região. Além de oferecerem ótimas estruturas, trazem mais praticidade para o viajante curtir uma tarde ensolarada no mar. 

    A orla da cidade é agradável e oferece várias atividades para o viajante. Há também opções de hospedagem em bairros populares como o da Pajuçara. 

    Localizado na orla, é o bairro mais movimentado da capital e oferece uma variedade de restaurantes e outros passeios.

    Principais atrativos de Maceió

    Indiscutivelmente, o mar de Maceió é um dos mais lindos do litoral nordestino. O azul turquesa que se assemelha ao mar do Caribe, é o principal atrativo da cidade. Aliás, o Caribe que se cuide: para quem ama praia e curte se banhar na água salgada do mar, Maceió é um destino imperdível!  Mas nem só de praia vive o viajante, não é mesmo? A cidade tem várias outras atrações e, por isso, fizemos uma lista de pontos turísticos que você não pode deixar de visitar em Maceió.  

    Piscinas naturais e praias lindas

    Maceió tem as praias urbanas mais lindas do litoral nordestino e apesar de competir com outras cidades do litoral, ela não deixa a desejar. Você pode escolher entre as praias paradisíacas ou badaladas e se encantar com o azul turquesa impressionante.

    Feirinhas de Pajuçara

    Ao chegar em Maceió obrigatoriamente você deve conhecer a Feira de Artesanato de Pajuçara. Lá é o principal lugar com artesanatos tipicamente alagoanos e você pode comprar presentinhos para a família e os amigos.

    Farol da Ponta Verde

    Um dos principais pontos turísticos de Maceió, o Farol da Ponta Verde foi concluído em 1949 e forma uma vista singular na paisagem – principalmente quando a maré está baixa, formando pequenas piscinas naturais e permitindo as pessoas chegarem bem próximas ao farol. Este é um ótimo lugar para fotografias da sua viagem!

    Praia do Gunga

    A praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas e impressionantes do Brasil. Cercada por um enorme coqueiral, banhada por água doce e água salgada, com falésias, passeios de buggy e uma mistura de boa estrutura de restaurantes e faixas de areia mais vazias e paradisíacas, a praia do Gunga é um passeio que agrada a todos os tipos de pessoas.

    Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore

    Criado em 1975, o Museu Theo Brandão de Antropologia e Folclore é um guardião da cultura nordestina, mas, principalmente, da cultura Alagoana. Com exposições e acervos que contam a rica história do Alagoas por meio tanto de obras de arte quanto por brinquedos antigos, documentos, rendas, bordados e tantos outros artefatos da vida comum, esse é um passeio que vai te surpreender!

    Outros pontos para explorar: 

    • Mirante São Gonçalo

    • Praia do Carro Quebrado 

    • Hibiscus Beach Club 

     

    Você pode se interessar: Conheça os melhores passeios em Maceió para qualquer época do ano

    Onde comer em Maceió

    Camarões, representando opções de onde comer em Maceió

    A gastronomia de Maceió, por si só, é um espetáculo à parte. Os pratos deliciosos e cheios de sabor fazem dessa região destaque da gastronomia nacional. Uma curiosidade sobre a comida típica do estado é a presença do coco e do leite em várias receitas. 

    Outra recorrência que você vai encontrar é o sururu, molusco de água doce típico do Alagoas e um dos pratos mais comuns por ali. 

    Alguns dos pratos que você não pode deixar de experimentar na sua viagem são: 

    • Sururu no coco

    • Sururu no capote 

    • Siri mole ao coco

    • Pituzada

    • Umbuzada sertaneja

    • Arrumadinho de feijão

    • Bolinhos de goma de Maragogi

    • Batata-doce com leite de coco 

    Vida noturna de Maceió

    vista do mar em Maceió no fim do dia, início da noite

    Além de belas praias pela manhã, você também pode aproveitar sua visita para se jogar na noite de Maceió e curtir o melhor da boemia da cidade! 

    São diversas as opções para tornar a sua noite divertida – de forró às festas com DJ, passando pelos bares e cabanas de praia, você consegue encontrar um programa que combine com o você!

    Inclusive, se você prefere passar noites mais tranquilas, isso não é um problema: a cidade também te oferece possibilidades para uma noite mais calma. 

    A vista dos calçadões das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, por exemplo, pode dar um toque bem agradável ao fim de um dia debaixo do sol no mar.

    O que fazer na cidade gastando pouco

    É possível conhecer Maceió gastando pouco e levando para casa muito conhecimento. Além das opções de passeios que já indicamos, você pode tirar um dia para curtir o sol na praia, praticar esportes aquáticos e mesmo para se maravilhar com a cidade. 

    Com este guia de viagem para Maceió você aprendeu tudo o que é importante para conhecer diversos lugares da cidade e levar na bagagem experiências inesquecíveis.

    Agora não perca mais tempo e programe já a sua viagem para a cidade de belas praias nordestinas! Quer viajar para Maceió? Confira os pacotes da MaxMilhas!

    Deixe um Comentário