Arraial D’Ajuda

Quer conhecer um lugar com várias belezas naturais, com uma história rica e com muitas opções para quem quer curtir a vida noturna? Então, confira agora o Guia de Arraial D’Ajuda!

Este distrito de Porto Seguro é um dos destinos mais procurados por quem viaja para o Sul da Bahia. Afinal, ele abriga praias belíssimas, uma vegetação intocada de Mata Atlântica e ainda é palco de muitas festas. 

Arraial D’Ajuda pode agradar muito quem quer relaxar e curtir a natureza, já que conta com praias calmas e pouco frequentadas. Contudo, aqueles que estão em busca de agito e badalação, também vão gostar do local, pois ele possui praias muito disputadas e inúmeros bares e restaurantes que ficam abertos até altas horas da madrugada.

Sendo assim, continue lendo este Guia de Arraial D’Ajuda para conhecer um pouco mais sobre esse destino tão famoso e que encanta multidões todos os anos!

História de Arraial D’Ajuda

Arraial D’Ajuda faz parte da cidade mais antiga do Brasil. Afinal, trata-se de um distrito de Porto Seguro, local onde as caravelas portuguesas ancoraram pela primeira vez. 

O distrito recebeu esse nome em homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que chegaram ao país a bordo das caravelas Conceição, Salvador e Ajuda. 

Até a década de 70, Arraial d’Ajuda era apenas uma vila pacata. Contudo, nessa época, o distrito foi redescoberto pelos hippies, que começaram a falar sobre as belezas naturais e tranquilidade do local.

Atualmente, Arraial é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia e conta com uma estrutura completa para receber muito bem os seus visitantes. 

Qual a melhor época do ano para visitar Arraial D’Ajuda?

Praia de Taípe, localizada entre Arraial d'Ajuda e Trancoso. Imagem disponível em unsplash.

Na Bahia faz calor o ano inteiro. Por isso, você não vai ter que se preocupar com o frio quando for planejar a sua viagem para esse estado.

Contudo, como as principais atrações de Arraial D’Ajuda são as praias, é melhor evitar o período chuvoso, que costuma ocorrer entre os meses de abril a novembro. 

Quanto custa viajar para Arraial D’Ajuda? 

O valor de uma viagem para Arraial D’Ajuda pode variar bastante de acordo com o tipo de hospedagem que você escolher e com os passeios que decidi fazer.

Além disso, o preço das passagens aéreas também varia muito dependendo da sua cidade de origem e da época do ano em que a viagem será realizada. Mas, para que você tenha uma noção dos valores, confira agora quanto custa uma passagem de avião para Porto Seguro saindo de algumas capitais brasileiras:

Como chegar a Arraial D’Ajuda?

Balsa navega pelo litoral de Arraial D'ajuda.

Vilamir Azevedo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A forma mais fácil de chegar em Arraial D’Ajuda é por meio do Aeroporto de Porto Seguro. A partir de lá você pode alugar um carro, contratar um serviço de transfer ou pedir um uber ou táxi até o seu destino final.

Independentemente da maneira que você escolher para chegar em Arraial D’Ajuda, você terá que pegar uma balsa para chegar no distrito. Contudo, esse trajeto é bem rápido.

Onde se hospedar?

Arraial D’Ajuda conta com várias opções de hospedagem, desde resorts luxuosos até hostels. Sendo assim, certamente você vai conseguir encontrar um bom lugar para ficar.

Além disso, a maioria dos hotéis e pousadas ficam perto das praias e do centro do distrito. Portanto, você não precisa se preocupar tanto com a localização da hospedagem na hora de reservar um quarto. 

Um dos hotéis que merece destaque é o Saint Tropez Praia, que fica na Praia do Parracho, uma das mais famosas do distrito. 

Outra boa opção para quem quer se hospedar em Arraial D’Ajuda é a Pousada Bemvirá, que fica no centro da vila, portanto, bem perto das principais atrações do local.

 

O que fazer em Arraial D’Ajuda?

Quem gosta de natureza, praia e agito vai encontrar muitas atrações imperdíveis em Arraial D'Ajuda, confira a seguir algumas delas:

Praia do Parracho

A Praia do Parracho é uma das mais badaladas de Arraial D’Ajuda, portanto, é uma ótima opção para quem quer conhecer outras pessoas durante a viagem.

Essa praia possui uma longa faixa de areia e um águas calmas, sendo assim, ela também é uma boa opção para quem gosta de tomar banho de mar. Além disso, a Praia do Parracho também conta com uma boa estrutura para receber os turistas, com muitas barracas e bares. 

Foto: Marcio Filho/MTur

Praia da Pitinga

Essa é considerada uma das praias mais bonitas de toda a região. Com algumas falésias, e uma vegetação nativa rica que cercam o local, a Praia da Pitinga possui um visual incrível e capaz de encantar todos que a visitam.

A Pitinga não conta com muitas barracas, bares ou restaurantes, mas, mesmo assim, vale a pena visitá-la para conferir a sua beleza e admirar um belo pôr do sol.

 

Praia do Mucugê

Essa é uma das praias mais movimentadas de Arraial D’ajuda, afinal, para acessá-la basta descer a rua do Mucugê, uma das mais importantes do distrito.

A Praia do Mucugê tem uma longa faixa de areia, águas cristalinas e algumas piscinas naturais. Além disso, o local conta com várias opções de barracas, bares e restaurantes.

 

Praia dos Pescadores

Também conhecida como praia do Arraial e Praia do Delegado, a Praia dos Pescadores é uma boa opção para quem busca um lugar mais calmo, já que ela não é muito frequentada pelos turistas.

Contudo, mesmo assim essa praia conta com bons quiosques e restaurantes. Além disso, ela tem águas tranquilas e algumas piscinas naturais, sendo, portanto, um bom lugar para levar as crianças.

 

Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é uma das principais vias do distrito, o local é conhecido por ser uma das ruas mais charmosas do Brasil. 

Essa via concentra grande parte dos restaurantes, bares e lojas de Arraial D’Ajuda, além de abrigar alguns hotéis e pousadas.

 

Centro Histórico

O Centro Histórico de Arraial D’Ajuda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e abriga algumas construções datadas do século XVI, sendo que a mais importante é a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda.

Além disso, o Centro Histórico ainda conta com o Mirante das Fitas, um local que oferece uma visão privilegiada da vila. 

Foto: Marcio Filho/MTur

Onde comer em Arraial D’Ajuda?

Arraial D’Ajuda possui uma grande variedade de restaurantes. Sendo assim, certamente você vai encontrar um lugar que serve a sua comida preferida nesse distrito. 

A maioria desses estabelecimentos está localizada na região central da vila, especialmente na Rua do Mucugê.

Entre os restaurantes que merecem destaque está o Boi nos Ares, que é especializado em churrasco argentino. O local possui um ambiente muito agradável e aconchegante, sendo ideal para quem quer reunir os amigos.

Já quem prefere os frutos do mar não pode deixar de conhecer o Cajoá Cozinha, que tem no cardápio pratos como Arum Wasabi e Arroz de Polvo.

Como é a vida noturna em Arraial D’Ajuda?

Vida noturna em Arraial D’Ajuda.

Vilamir Azevedo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Quem gosta de curtir a vida noturna vai encontrar boas opções em Arraial D’Ajuda. Na rua do Mucugê há várias opções de barzinhos que ficam abertos até altas horas da noite. 

No Beco das Cores também há alguns estabelecimentos que podem agradar quem quer aproveitar a vida noturna na cidade.

Mas, se você quiser curtir uma balada, a melhor opção é o Morocha, um bar, restaurante e casa noturna, que abre todos os dias, com exceção dos domingos.

O que fazer em Arraial D’Ajuda gastando pouco?

No nosso guia de Arraial D’Ajuda não poderiam faltar sugestões para quem quer viajar gastando pouco. Se esse é o seu caso, saiba que esse distrito conta com várias opções de pousadas e restaurantes acessíveis. Sendo assim, você certamente vai encontrar bons lugares para comer e se hospedar sem ter que gastar muito.

Além disso, as principais atrações de Arraial D’Ajuda são gratuitas. Portanto, você não precisa se preocupar em comprar ingressos para acessá-las. 

Arraial D’Ajuda é um destino que encanta pessoas do mundo inteiro e que possui atrações para todos os gostos e bolsos. Portanto, vale a pena programar uma viagem para esse local. 

Gostou do nosso Guia de Arraial D’Ajuda? Então, que tal começar a programar a sua viagem para esse destino? Para isso, conte com a MaxMilhas para encontrar as passagens aéreas com os menores preços e os melhores pacotes de viagem!

Deixe um Comentário