Canela

Tradição, história, gastronomia de primeira e passeios para todos os gostos, essa é Canela! Quer preparar o seu roteiro para esse destino gaúcho? Então, vem com a gente!

A 123 km de Porto Alegre (RS) está Canela, cidade da Serra Gaúcha que encanta os turistas com suas paisagens naturais, clima ameno, hospitalidade e atmosfera europeia. Trata-se de um dos principais destinos de inverno do Brasil, atraindo visitantes que vêm para a região em busca de tranquilidade, cultura, história, tradição e, é claro, lazer.

Foi pensando nisso que, neste post, nós, da MaxMilhas, reunimos os principais motivos pelos quais você deve conhecer Canela, como sua história, atrações, gastronomia local e melhor época para viajar. Continue com a gente e boa leitura!

História de Canela

A história de Canela se inicia com o primeiro habitante do território que hoje pertence à cidade, Joaquim da Silva Esteves, em 1821. Na época, ele recebeu da coroa portuguesa o título de “Senhor do Campos de Canella”. Os primeiros núcleos sociais no local só tiveram origem em 1903, quando o desbravador Coronel João Correa Ferreira da Silva construiu uma estrada ligando Canela à Taquara. No entanto, foi apenas no ano de 1944 que o município foi criado oficialmente.

Além disso, é impossível falar da história de Canela sem falar das imigrações de europeus, sobretudo italianos e alemães, promovidas pelo governo imperial brasileiro. As raízes e tradições desses povos ainda se fazem presentes no cotidiano da cidade e de seus habitantes, como falaremos ao longo do post.

Principais atrativos da cidade

Um dos fatores mais marcantes de Canela é o seu clima tranquilo, propício ao descanso e ao relaxamento, mas sem deixar de lado as possibilidades de lazer existentes. O município abriga também vários pontos turísticos e tem toda uma infraestrutura adequada para receber os visitantes, com opções fartas de hotéis e pousadas.

A gastronomia local mereceu um tópico especial ao final deste post, contemplando diversas culturas e sabores. Há opções para todos os gostos: para os fãs de churrasco, é impossível passar por Canela sem visitar as tradicionais churrascarias da região. Os chocólatras, por sua vez, ficarão deslumbrados com as diversas lojas e fábricas que vendem chocolates artesanais.

O que faz de Canela uma cidade tão especial

A cidade de Canela é uma verdadeira pérola na região da Serra Gaúcha. Além de charmosa e aconchegante como sua famosa vizinha, Gramado, ela conta com um diferencial interessante: a natureza por lá é praticamente intocada e cheia de belezas únicas. Há vários parques e as ruas são bastante arborizadas.

Uma curiosidade interessante que tem a ver com o que falamos é que o nome do município vem justamente de uma árvore também chamada Canela, que servia como ponto de encontro para os tropeiros, descendentes de açorianos, que passavam pelo território no período de sua colonização.

Por falar em árvores e natureza, algumas atrações especiais de Canela, sobre as quais falaremos a seguir, incluem parques repletos de matas nativas, cascatas, trilhas, morros e vales. Trata-se do convite perfeito para aqueles que apreciam esse contato mais próximo com o verde, para os adeptos do turismo de aventura e até mesmo para casais e famílias com crianças que buscam lazer ao ar livre.

Atrações mais conhecidas para visitar

O pequeno vilarejo conta com várias opções para seus visitantes, entre parques, construções histórias e até viagens curtas aos destinos próximos. Vem ver o que te espera por lá!

Cascata do Caracol

A Cascata do Caracol é uma queda d'água de nada mais, nada menos que 131 metros, rodeada por uma bela formação de rochas. Há duas formas de chegar até lá: pelos bondinhos aéreos ou pelo Parque do Caracol, local que oferece uma ótima infraestrutura aos visitantes, com mirantes, restaurantes e áreas de lazer. 

Parques da Serra/Bondinhos Aéreos

Uma dica imperdível de atividade ao ar livre é fazer um passeio de teleférico em no Parques da Serra. No percurso dos bondinhos aéreos, o visitante desfruta de lindas paisagens até chegar à Estação Animal, parte mais elevada do parque. Na volta, chega-se à Estação Cascata, cenário que também permite a apreciação da Cascata do Caracol.

Catedral de Pedra

Localizado no coração da cidade está o mais famoso templo católico de Canela, a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, com uma torre de 65 metros e um carrilhão de 12 sinos. A visita vale a pena tanto para os fiéis quanto para os curiosos, já que sua beleza imponente e estilo gótico encanta a todos que passam por ela. 

Viagem para Gramado

As duas cidades são praticamente irmãs - já que estão cerca de 15 minutos de distância, de carro -, e visitar uma sem passar pela outra deixa a sua viagem incompleta. Assim como a vizinha, Gramado é igualmente aconchegante e especial, sobretudo na temporada de inverno, englobando diversas atrações turísticas, festivais durante todo o ano, opções de passeios, hospedagens de qualidade e gastronomia típica de primeira.

Além dessas opções que já citamos até aqui, outros passeios em Canela incluem:

  • Praça principal;
  • Mundo a Vapor;
  • Museu da Moda;
  • Parque da Ferradura;
  • Mundo Gelado;
  • Alpen Park;
  • Parque das Sequóias.

Melhor época para viajar para Canela

Canela é um destino preparado para receber os visitantes durante todo o ano. No entanto, o período mais procurado pelos turistas é certamente durante o inverno, entre maio e agosto, época em que faz bastante frio na região. Não é raro os termômetros marcarem temperaturas negativas, gear e até mesmo nevar — isso mesmo!

No entanto, isso não significa que no verão a cidade perde seu grande charme. Os eventos e as atrações como o Natal Luz, na vizinha Gramado, também fazem desse período uma boa época para viajar para Canela. Outra boa notícia aqui é que as chuvas na região são bem distribuídas ao longo do ano, ou seja, não é preciso ter medo do tempo feio estragar o seu passeio.

Ponto forte da gastronomia local

Para aqueles que apresentam um radar gastronômico aguçado, Canela é um verdadeiro paraíso. As opções de restaurantes na cidade e no caminho para Gramado são inúmeras, contemplando todos os paladares. Por lá, você encontrará churrascarias, cafés coloniais, hamburguerias, pizzarias, bistrôs, bares, pubs, cervejarias artesanais, restaurantes renomados etc.

Para aqueles que desejam provar comidas típicas da região, é indispensável visitar uma boa casa de Fondue — várias, inclusive, oferecem a opção de rodízio —. Já os apaixonados pelo bom churrasco gaúcho não podem deixar de visitar um restaurante que já virou atração à parte: a Churrascaria Garfo e Bombacha, com decoração típica, opções diversas de cortes e apresentações culturais.

Pronto! Agora você já tem em mãos as melhores dicas para montar um roteiro arrasador e vivenciar o melhor de Canela. Se quiser deixar o passeio ainda mais incrível, aproveite para conhecer também as cidades vizinhas na região. Sendo assim, planeje-se bem faça as malas e boa viagem!

Gostou das informações que trouxemos no artigo? Então, aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter e receber mais dicas de viagem diretamente em sua caixa de entrada! <3 

Deixe um Comentário