Bonito

Está buscando um destino imperdível para conhecer nas suas férias? Neste texto explicamos as razões pelas quais Bonito faz jus ao nome e conquista turistas ao redor do mundo!

Um dos destinos mais bonitos do Brasil está localizado no Mato Grosso do Sul. Conhecido como paraíso ecológico, essa cidade fica apenas a 200 km da capital do estado.

Bonito, como o seu nome, apresenta uma paisagem impecável junto a uma estrutura invejável para os amantes da natureza! Por isso, preparamos este texto com dicas sobre roteiros, melhores passeios, dados históricos e curiosidades que você precisa saber antes de viajar para esse destino. Vamos começar?

História da cidade

A origem de Bonito se confunde com a formação do município de Miranda, ligada à grande expansão espanhola que ocorreu durante o século XVI. Depois de muitos acontecimentos, finalmente em 02 de outubro de 1948, o inicial Distrito foi elevado à condição de município.

Para conseguirmos imaginar o desenvolvimento da cidade, no ano de 1950 viviam apenas 4.360 habitantes em sua área e 346 na região urbana. Hoje em dia, são mais de 20 mil moradores.

Atualmente, as principais atividades econômicas da cidade são: ecoturismo, agropecuária, mineração de calcário e agricultura.

Até a década de 70, a região ainda não era conhecida como um destino turístico, uma vez que a sua população usava os recursos hídricos apenas para consumo próprio. Contudo, depois de 1980, alguns visitantes começaram a se interessar pelas cavernas e as suas belas paisagens.

As primeiras atrações foram a Gruta do Lago Azul e na Ilha do Padre, e em 1983 a então Prefeitura de Bonito começou a investir na cidade como destino turístico, atraindo a atenção de turistas nacionais e internacionais.

Principal atrativo de Bonito

São cerca de 40 pontos turísticos espalhados pela cidade, cada um deles aproveita o privilégio de estarem próximos da Mata Atlântica como uma imensidão de atividades para o ecoturismo.

A região é reconhecida internacionalmente pelos seus atrativos, tanto é que Bonito recebeu, em 2013, o prêmio de melhor destino para turismo responsável no mundo.

Bonito é lindo e mesmo que a frase seja clichê, as suas belezas são o principal encanto de quem deseja paisagens deslumbrantes. Além disso, os roteiros podem ser programados para todas as idades, então qualquer visitante pode se aventurar e encontrar atividades que vão superar suas expectativas!

O que faz a cidade ser tão especial

Embora seja um município considerado do interior, um dos principais atrativos da cidade é a sua infraestrutura. O local está preparado para receber todos os seus visitantes — com diferentes opções de hospedagem —, a população se mostra receptiva e empolgada com novos turistas e tudo isso transforma o destino em um roteiro imperdível para conhecer um paraíso no Brasil.

A culinária local também deixa todo mundo com água na boca, pois a região do Pantanal oferece pratos exóticos e deliciosos, como o sashimi de jacaré ou piranha, que vale a pena experimentar!

Atrações mais conhecidas para visitar durante a sua viagem

São tantas as opções de roteiro que são necessários, pelo menos, sete dias em Bonito para conseguir conhecer a grande quantidade de pontos turísticos. Por isso, separamos as principais atividades que você não pode deixar de lado:

Visitar os rios Rio da Prata, Sucuri e Aquário Natural

Para atividades de flutuação junto aos peixes, os rios da Prata, Sucuri e Aquário Natural são o cenário perfeito. As águas cristalinas desses canais fazem com que a experiência seja imperdível, promovendo também um conhecimento a respeito da diversidade aquática na região.

Rapel do Abismo Anhumas

Se você não tem medo para descer os 70 metros no rapel do Abismo Anhumas, você será recompensado ao passar por uma fenda dentro de uma rocha para encontrar uma caverna deslumbrante com um lago imperdível para mergulho.

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é o principal cartão-postal da cidade e não pode ficar de fora do seu roteiro. O local conta com um lago de 90 metros de profundidade que, com a incidência do sol, promove uma pintura para os olhos.

Grutas de São Miguel

Perto da Gruta do Lago Azul estão as Grutas de São Miguel, e ambos os passeios podem ser feitos no mesmo dia. A principal diferença está na trilha na qual São Miguel proporciona um visual completamente diferente, pois o trecho percorre pontes suspensas e escadas, mostrando as belezas formadas ano após ano com o gotejamento da água nas rochas.

Melhor época para viajar para esse destino

A cidade é maravilhosa o ano inteiro, uma vez que os seus roteiros podem ser adaptados de acordo com as mudanças climáticas. Porém, para a prática da flutuação nos rios o período mais indicado é durante a seca na região, entre junho e agosto.

Na estação mais fria do ano, acontece o Festival de Inverno de Bonito com diferentes programações. Se as suas férias forem nesse período, sem dúvidas vale a pena conferir as atrações e participar do evento!

Nos períodos de chuva, entre dezembro e fevereiro, que coincide com as férias escolares, as cachoeiras ficam mais volumosas. Contudo, nessa época as águas podem estar turvas, dificultando a prática de algumas atividades como a flutuação.

Pontos fortes da gastronomia

E por último, porém, um dos pontos mais importantes de quem gosta de desfrutar todas as deliciosas comidas de um novo destino! A culinária em Bonito é de dar água na boca de todo mundo, com pratos típicos para todos os gostos.

A cidade de Bonito conta com os peixes mais famosos do Pantanal: piraputanga, pacu, pintado e dourado. Eles são servidos em inúmeros pratos em toda a cidade, desde os restaurantes pequenos até os espaços mais sofisticados.

Outras receitas típicas envolvem a carne de jacaré, que se parece muito com frango ou peixe, e ela é servida com acompanhamentos que incluem saladas, arroz e batatas fritas.

Um ponto a prestar atenção é que nem todos os restaurantes da cidade ficam abertos até tarde, sendo assim, a programação precisa levar essa questão em consideração. No mais, a diversidade de locais é surpreendente e oferece preços e pratos para todos!

Sem sombras de dúvidas Bonito é a junção de um paraíso espetacular com inúmeras paisagens inesquecíveis para tirar fotos e atrações para todas as idades. Sendo assim, você não pode deixar de conhecer esse destino e aproveitar as suas atividades disponíveis!

Quer receber mais informações e curiosidades exclusivas sobre diversos destinos? Então, assine a nossa newsletter e comece a preparar as suas próximas férias!

Deixe um Comentário