Fortaleza

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer

Sabe aquela cidade em que o mar faz parte do dia a dia? Esta é Fortaleza, capital do Ceará. O cenário urbano formado pelos grandes prédios contrasta com a cor do mar, que é um convite para uma tarde de sol ou para uma caminhada durante a noite.

A metrópole tem programação para todas as pessoas — existem opções para quem quer se aproximar da natureza, para quem busca apreciar cultura e história, e também para quem quer aproveitar a vida noturna agitada da cidade.

Continue a leitura, conheça um pouco mais de Fortaleza e as melhores dicas para que sua viagem seja incrível!

História da cidade

A cidade começou a nascer nos arredores da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, um forte criado em meados de 1699 para proteger da ameaça de invasão dos holandeses — comum em toda costa cearense na época do descobrimento.

Antes da construção do forte, alguns colonizados já haviam passado pelas terras, mas a resistência dos índios impediu que eles ficassem por ali. Somente após a ameaça dos holandeses e da construção do forte que as primeiras casinhas foram construídas, nascendo a Vila de Fortaleza.

Em 1977, Fortaleza ganhou o título de capitã da Capitania do Ceará. Já no período do Segundo Império (1840 — 1889), a cidade era destaque pela exportação de algodão e pela construção de escolas tradicionais — o Colégio Liceu do Ceará, por exemplo, existe até hoje.

Com o tempo, a cidade foi recebendo mais investimentos e desenvolvendo melhor a estrutura para atender a produção fabril, o que trouxe mais oportunidades de mão de obra para os habitantes, aumentou poder de exportação e movimentou a economia local.

Cidade para todos os gostos e todas as épocas

Fortaleza é um destino para todos os gostos, que pode ser visitado durante todo o ano. A cidade não para e tem atrativos durante toda a semana. Principalmente por causa da temperatura, que é quente em todo o ano, é sempre uma boa ideia passar um dia na praia com um mergulho ou fazer um programa cultural para conhecer mais sobre a tradição e a história.

No entanto, no primeiro semestre do ano a cidade costuma receber mais chuvas, mas, ao mesmo tempo, é um lugar que venta muito. Por isso, em um dia que começa nublado, o sol pode facilmente aparecer.

Dependendo da época do ano, você deve se planejar com mais antecedência, em função do grande número de pessoas que a cidade recebe. No Réveillon e no Carnaval, por exemplo, as hospedagens ficam mais limitadas em função da grande procura.

Outras épocas especiais são os meses de junho e julho. Em junho a cidade promove a festa de São João, a maior festa cultural popular da cidade, com apresentação das tradicionais quadrilhas. Já em julho é realizado o Fortal, que é uma micareta que movimenta a cidade desde os anos 90.

Em todo o estado do Ceará existem 34 praias que são apropriadas para banho, e 21 delas estão em Fortaleza. Esse é um número que enche os olhos e deixa o destino ainda mais interessante, não é?

Fortaleza é um destino irresistível, ideal para visitar com a família ou com os amigos. Nas praias, você pode relaxar durante o dia e esquecer da rotina, já a vida noturna garante diversão, boa comida e música animada.

Para dar boas risadas, vá até um show de humor de algum artista local em um dos lugares mais procurados, como o Lupus Bier, que fica na Praia de Iracema. Algumas barracas na Praia do Futuro também oferecem esse entretenimento acompanhado de uma caranguejada.

Já para mexer um pouco o corpo, você pode curtir um forró cantado ao vivo por bandas locais. O Arre Égua é um lugar muito procurado para essa programação, porque a música compõe um ambiente que é um misto de bar e balada.

Por isso, ainda que o programa da sua noite em Fortaleza seja uma simples caminhada na orla, não deixe de apreciar o clima que a cidade traz nessa hora do dia.

Principais atrativos da cidade

Orla Central

É um lugar que marca o encontro de turistas e habitantes de Fortaleza. Lá você encontra as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe. A orla é o lugar perfeito para conhecer a gastronomia local, a cultura e as tradições da cidade.

Praia do Futuro

A 11 quilômetros do centro, está localizada a Praia do Futuro — uma das mais famosas da cidade. Além de ser um lugar perfeito para um mergulho, ela se destaca pela mordomia oferecida pelas barracas. Além das típicas patinhas de caranguejo e da água de coco, as barracas oferecem Wi-Fi, massagem e playground.

Beach Park

As dunas são a cara do Ceará. Assim, existe o Porto das Dunas, local que abriga o Beach Park, um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil, que encanta todos os visitantes. Lá você encontra diversos brinquedos para quem gosta de aventura, mas o parque é preparado para que todas as pessoas possam aproveitá-lo. Por isso, existem brinquedos e piscinas que agradam desde as crianças até os mais velhos.

Centro Dragão do Mar

É difícil definir Fortaleza como um destino apenas de praia. Para apreciar cultura, uma boa ideia é conhecer o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, instalado em um prédio com arquitetura moderna que merece ser apreciada. Além disso, a programação é sempre repleta de shows, exposições, teatro, cinema etc.

Museu da Cachaça

Já em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, existe o Museu da Cachaça, abrigado em um casarão que existe desde o século XIX. O museu traz a história da aguardente de todo Brasil por meio de recursos audiovisuais, além de ter o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade de 374 mil litros, já registrado no Guiness Book.

Feirinha Beira Mar

A vida noturna de Fortaleza é agitada não só nos finais de semana, mas todos os dias. A Feirinha Beira Mar é o primeiro destino para começar a noite. Por lá, você se depara com diversos produtos fabricados na região. Além de doces, cachaça e castanha de caju, você encontra artesanato em sisal, capim dourado, palha, madeira etc. Não deixe de conferir algumas roupas e acessórios com a cara do Ceará.

Agora, se você pensa em economizar para fazer sua viagem, veja algumas dicas de como comprar passagem aérea mais barata.

Deixe um Comentário