O que fazer em Fortaleza à noite: 19 dicas imperdíveis

De segunda a segunda, a programação da noite em Fortaleza é movimentada e ideal para os turistas que querem curtir cada segundo na cidade

Escolher o que fazer em Fortaleza à noite pode ser uma difícil decisão. Se durante o dia as praias são passeios obrigatórios, quando o sol se põe as opções são ainda mais variadas. Como parte do nosso guia completo de Fortaleza, um conteúdo sobre a vida noturna não poderia faltar, não é?

A capital do Ceará tem uma intensa programação noturna que agrada aos mais variados perfis de viajantes. Casais, famílias e grupos de amigos se encontram nas noites da cidade para aproveitar as atrações.

Todo dia tem algo para fazer, tanto em programas que começam cedo quanto em opções que terminam só ao amanhecer. Isso vale inclusive para quem quer descobrir locais pouco explorados pela maioria dos turistas. 

Está prestes a embarcar, mas ainda não decidiu o que fazer em Fortaleza à noite? Então vem conferir a nossa seleção.

 

O que eu não posso deixar de fazer em Fortaleza?

Para dançar e curtir um clima de paquera, o forró é o ritmo que embala a capital cearense nas versões tradicional e eletrônica. O gênero musical tradicional da cultura nordestina sobrevive em espaços dedicados ou nos palcos de bares e restaurantes.

Leia também: Viaje pelas maiores festas juninas do Brasil 

Assistir a um show de humor é outro programa que você deve fazer. O Ceará é berço de grandes nomes, como Chico Anysio, Tom Cavalcante e Rossicléa, e agora conta com uma nova geração de talentos. É o caso de Bené Barbosa, Lailtinho Brega e João Netto.

Fortaleza tem uma boa quantidade de bares e restaurantes para todos os estilos de programação. Dá para namorar, descobrir um crush, entreter as crianças, encontrar os amigos e muito mais enquanto você come, bebe e se diverte em Fortaleza. Ah, e dá para comer de tudo: dos pratos regionais à alta gastronomia internacional.

Você também se interessar: Melhores hotéis de Fortaleza que você precisa conhecer

Atrações culturais

1. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Simplesmente conhecido como Dragão, o centro cultural tem programação diurna e noturna garantida. Os museus ficam fechados à noite, mas as salas de teatro, cinema, apresentações culturais e algumas atrações temporárias funcionam e atraem o público.

Na visita noturna, a parada obrigatória é no Planetário Rubens de Azevedo instalado no local.

Com equipamentos de última geração, os visitantes têm uma visão incrível dos céus. É ótimo para as crianças aprenderem sobre astronomia enquanto viajam!

Vale lembrar que os espaços culturais ficam abertos até 22h. Se quiser esticar e curtir ainda mais a noite de Fortaleza, aproveite as diversas opções de bares, restaurantes e boates no entorno, que funcionam até de madrugada.

Endereço: Rua Dragão do Mar 81 – Praia de Iracema

2. Feirinha da Beira–Mar

Com funcionamento até 23h, essa feirinha, com mais de 600 boxes, é o local ideal para conferir artesanato, artigos de confecção e decoração, produtos que fazem parte da cultura regional e levar para casa algumas recordações da viagem.

Também dá para garantir o jantar para toda a família nas barracas que oferecem comidas típicas e bebidas. Mesmo quem já garantiu as compras ou pretende jantar em outro local não deve deixar de passear pelo local ao anoitecer, pois do calçadão dá para observar o mar iluminado pela lua e pelas estrelas — uma vista deslumbrante.

Endereço: Av. Beira Mar – Praia do Meireles

Para dançar 

3. Kukukaya

É impossível ir embora de Fortaleza sem dançar um bom forró antes, e o Kukukaya é um dos locais favoritos para isso. Chegue cedo para garantir uma mesa.

A casa de shows e espetáculos está aberta desde 1996 e valoriza a cultura regional ao se dedicar ao forró tradicional, o pé de serra, todas as sextas-feiras e sábados. Já passaram pelo local nomes como Fagner, Elba Ramalho e Dominguinhos, além de atrações locais.

Endereço: Av. Pontes Vieira, 55 – Joaquim Távora

4. Bar do Pirata 

Quem busca o que fazer segunda à noite em Fortaleza precisa conhecer o local que ganhou o título de “segunda-feira mais louca do mundo“. Nesse dia, acontece o famoso Forró do Pirata, com direito a banda exclusiva e quadrilha, celebrando a diversidade e irreverência cultural do Ceará. 

Além de bombar no começo da semana, aos sábados a casa serve feijoada com direito a samba e caipirinha, uma programação que tem feito sucesso entre todas as idades. 

Endereço: Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema

5. Austin Pub

Apesar do nome remeter a um estilo mais rock’n roll, o Austin Pub traz o melhor do sertanejo na capital do Ceará. 

Desde a sua inauguração em 2014, o local está entre os mais badalados e movimentados de Fortaleza e é procurado para celebrações de aniversários, despedidas de solteiro(a) ou apenas para dançar colado. 

Na programação, há desde os clássicos aos lançamentos da semana. O estabelecimento abre de quinta a sábado, até altas horas, e não pode faltar uma cerveja ou um drink da casa na mão para aproveitar a noite.

Endereço: Av. Senador Virgílio Távora, 1727 – Meireles

Balada LGBTQIAP+

6. Haus Fortaleza

Um dos principais pontos de encontro da comunidade LGBTQIAP+, este bar e casa noturna é uma das melhores opções do que fazer sexta à noite em Fortaleza.

Aos sábados, o espaço também é animado. Quem entra na Haus não fica sem dançar. A especialidade da casa é a música pop e house.

Porém quem gosta de flashback, dance e funk também vai curtir o local, pois o setlist é variado e inclui até festas temáticas.  O espaço é pequeno, então chegue cedo, na hora do happy hour. Aproveite para pedir o Drinkão, um drink local de dois litros!

Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 19 – Praia de Iracema

7. Level

A Level representa a principal cena drag da cidade. Já passaram pelo palco da casa Gloria Groove, Lia Clark, Aretuza Lovi e as ex-participantes de RuPaul’s Drag Race Tatianna e Valentina.

O espaço funciona às sextas-feiras e aos fins de semana. Ou seja, se você busca o que fazer domingo à noite em Fortaleza, na Level você vai encontrar, pois ela fica aberta até a madrugada de segunda. 

As festas começam por volta das 23h. Por isso, antes de se jogar na pista aproveite para entrar no clima nos bares que ficam na região. 

Endereço: R. Dragão do Mar, 218 – Praia de Iracema

Show de humor

8. Lupus Bier

A maior e mais antiga casa de humor do Ceará recebe apresentações de artistas cearenses. Às terças e sextas-feiras, humoristas famosos como Adamastor Pitaco e Rossicléa tomam conta do palco e enchem o espaço. 

O local também é um misto de cervejaria e pizzaria, e, quando não há humoristas, a casa tem música ao vivo para a clientela.  A dica para curtir o show é chegar cedo.

O Lupus Bier abre às 19h e você não vai querer perder as três ou quatro apresentações que ocorrem durante a noite. 

Endereço: Rua dos Tabajaras, 340 – Praia de Iracema

9. Teatro do Humor

O Teatro do Humor se define como a primeira casa temática do segmento no país. O trabalho já é realizado há 17 anos, todos os dias da semana, com grandes nomes do Ceará, como os humoristas Paçoca e Fubá, Dion Queiroz, Regina Macaúba, Zuleica, Mastrogilda e Skema.

Antes dos shows, costuma rolar um forró pé de serra. Também dá para experimentar as delícias do cardápio enquanto se diverte com as atrações. 

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 1 – Loja: 09 – Meireles

Para beber e comer

10. Chopp do Bixiga

Ícone do Dragão do Mar, o Chopp do Bixiga tem 20 anos de tradição e fica num casarão do século XX.  O boteco é um point da juventude e está sempre em clima de paquera, enquanto os garçons transportam bandejas de petiscos apetitosos e do famoso chopp de vinho.

Há shows de pop/rock ao vivo nas noites de quarta, sexta e sábado. Às quintas e domingo, o forró das antigas é garantido. 

Endereço: R. Dragão do Mar, 108 – Praia de Iracema

11. Cervejaria Turatti

Desde 2017 a cervejaria proporciona uma imersão na cultura cervejeira, pois fábrica e bar dividem o estabelecimento, com direito a tonéis de bebida pelo espaço. Dá até para conhecer o processo de produção com uma visita guiada.

No total, são nove torneiras com cervejas para todos os gostos, das mais tradicionais e leves às mais escuras e amargas. Há, ainda, um cardápio saboroso de petiscos regionais para dividir com os amigos enquanto bebe.

Endereço: R. Ana Bilhar, 1178 – Praia do Meireles Veja também: Café da manhã em Fortaleza: 5 opções para começar o dia bem 

12. Teresa & Jorge – Fortaleza

Quem busca um lugar para ficar à vontade durante a noite de Fortaleza vai adorar esse bar! Com mesas na calçada e comidinhas no estilo boteco, há petiscos como o bolinho de carne de sol e, para beber, cerveja trincando de gelada.

Endereço: Rua João Cordeiro, 540, Praia de Iracema

13. Chico do Caranguejo – Praia do Futuro

O caranguejo e seus diversos preparos são os pratos mais procurados pelos turistas. Nas quintas-feiras, alguns restaurantes, bares e barracas participam da famosa Quinta do Caranguejo, um evento que anima a cidade e oferece a iguaria como prato especial.  O Chico do Caranguejo tem 30 anos de história, funciona todas as noites de quinta e é referência em caranguejo na capital. De frente para o mar, com espaços ao ar livre e área coberta, o local também tem música ao vivo, show de humor e forró pé de serra. 

Endereço: Av. Zezé Diogo, 4945 – Praia do Futuro

14. Mercado dos peixes

De dia, o local é um mercado onde é possível encontrar os peixes e frutos do mar mais frescos da cidade. À noite, se transforma em uma grande praça gastronômica para degustar essas delícias.  Há opções como peixe frito, camarão, caranguejo, lagosta e polvo, e a experiência envolve escolher o pescado ainda cru, direto das mãos do pescador, e aguardar ficar pronto enquanto você toma uma cerveja gelada e aprecia a vista do mar. 

Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Praia do Meireles

15. Moleskine Fortaleza

O Moleskine é um gastrobar voltado aos turistas que buscam experiências gastronômicas, e, por isso, um dos mais disputados de Fortaleza.  Os espaços de bar e restaurante são bem separados. O restaurante, o Sótão Moleskine, fica na parte superior da casa e tem como melhores pedidas o lombo de cordeiro ao molho de laranja e o camarão ao azeite de tamarindo. No bar, há drinks elogiados, como o mojito e o Foam on the Bamble e ótimas cartas de vinhos e cervejas.

Endereço: R. Professor Dias da Rocha, 578 – Praia do Meireles

16. Zoi Restaurante

Os amantes da alta gastronomia têm no Zoi um gostinho da culinária grega e mediterrânea, com toque regional. O destaque da casa são os pratos com frutos do mar, e a carta de vinhos e coquetéis também surpreende. O local é perfeito para uma ocasião mais especial e íntima, pois é boêmio e sofisticado. Além disso, as mesas ficam numa área externa, às margens da Lagoa do Colosso, com uma vista incrível para apreciar durante o jantar.

Endereço: R. Hermenegildo Sá Cavalcante, s/n – Edson Queiroz (na região da Praia do Futuro)

17. Hard Rock Cafe Fortaleza

Se você busca um local já conhecido para o jantar, vá ao Hard Rock Cafe, que foi inaugurado em 2019 em um espaço de 1.400 m² dentro do shopping RioMar. A comida segue os padrões da típica rede americana: hambúrguer, sanduíches diversos, costelinha e outras opções.

Há bebidas descoladas nas versões com e sem álcool, e canecas de cerveja e chopp. O ambiente é animado: diariamente, há programação musical com apresentação de bandas de pop rock da região.

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu (na região da Praia do Futuro)

18. Crocobeach

O Crocobeach é, na verdade, um complexo composto por um hotel com uma bela área de lazer que inclui deck e piscina, além de uma barraca cuja especialidade é o famoso caranguejo.  O espaço só abre para o jantar nas noites de quinta, que são concorridas para saborear a iguaria. Experimente com um drink! Endereço: Avenida Clóvis Arrais Maia, 3125 – Praia Do Futuro

19. Sorveteria 50 sabores

O nome do local não faz jus à quantidade de sabores de sorvetes artesanais que o local possui. Ao todo, são 150 opções, dos mais tradicionais ao exóticos, como o café com tapioca.  Com oito unidades espalhadas pela cidade, inclusive na Beira-Mar, à noite é comum encontrar famílias se deliciando com a sobremesa após o jantar.

Endereço: Av Beira Mar, 2982 – Praia do Meireles

O que fazer em Fortaleza sábado à noite?

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, já diria Lulu Santos. E em Fortaleza esse é o dia da semana mais badalado, quando turistas e moradores locais saem em busca de diversão.  Aos sábados, fica difícil decidir o que fazer em Fortaleza à noite

As casas noturnas que têm pista de dança são disputadas. Kukukaya, Haus e Level costumam ter longas filas para entrada e a diversão só termina em altas horas da madrugada. 

Os bares também são pontos de encontro frequentes. No Chopp do Bixiga, a maioria do público é de jovens que vão fazer um esquenta antes da balada. Já na Cervejaria Turatti, predominam os grupos de amigos que passam a noite conversando e bebendo.

Aos sábados, os restaurantes em toda a cidade são mais procurados.

Para jantar em locais como Moleskine, Hard Rock Cafe e Zoi, vale conferir a possibilidade da reserva.

Para o mercado do peixe, e até mesmo a feirinha Beira-Mar, é preciso enfrentar as aglomerações. 

Para curtir um cineminha ou uma peça de teatro no Dragão, fique de olho na programação e compre o seu ingresso com antecedência. 

Por região

O que fazer à noite na Praia do Meireles?

Há tudo o que fazer em Fortaleza à noite nas imediações da Praia do Meireles. O local abriga os pontos turísticos noturnos mais tradicionais da capital.  Para comer e beber, na região estão a feirinha da Beira-Mar, o mercado de peixes, a cervejaria Turatti, o badalado Moleskine e a Sorveteria 50 Sabores. 

Agora, para se divertir, é só ir ao forró Kukukaya, ao sertanejo no Austin Pub ou ao Teatro do Humor, um programa que vai render ótimas risadas.

O que fazer à noite na Praia de Iracema?

Na Praia de Iracema e suas proximidades ficam os principais locais para dançar e se divertir em Fortaleza. Por lá o turista encontra o Bar do Pirata, as boates Haus e Level e o show de humoristas do Lupus Bier.

Se a ideia é começar a noite cedo, o Dragão estará aberto. Depois, você pode comer e beber no Chopp do Bixiga ou no Teresa & Jorge enquanto curte um sambinha bom. 

O que fazer à noite na Praia do Futuro?

Um pouco afastada do eixo turístico Iracema-Meireles, não faltam opções do que fazer à noite na Praia do Futuro em Fortaleza. A praia e seu entorno concentram algumas das melhores escolhas para jantar na cidade. 

É nessa região que fica a barraca do Chico do Caranguejo e o Crocobeach, sucessos nas noites de quinta. Quem prefere fugir da comida típica tem à disposição restaurantes com pratos da gastronomia internacional, como o Hard Rock Cafe e o Zoi. 

Se a programação noturna era a única coisa que faltava para fechar seu roteiro rumo a esse destino paradisíaco e animado, o problema está resolvido. Com passagens em uma mão e mala de viagem na outra, está na hora de pegar o próximo voo para esse recanto do Ceará. 

Quer curtir o melhor que a capital cearense tem a oferecer? Confira agora as opções de passagens aéreas para Fortaleza ou pacotes de viagem para Fortaleza da MaxMilhas!

Deixe um Comentário

Tags: