Petrópolis

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Cidade Imperial do Brasil?

Quando falamos sobre a história do Brasil, poucas cidades são tão emblemáticas quanto Petrópolis. Esse pequeno município localizado em uma região serrana na área metropolitana do Rio de Janeiro é carregado de belezas e muita história para contar.

Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis foi, por muitos anos, um dos lares do imperador brasileiro Dom Pedro II e de toda a sua família. Por conta disso, foi palco e cenário de diversos acontecimentos históricos que marcaram para sempre o nosso Brasil e foi, pouco a pouco, moldada para ser, até hoje, um dos mais belos municípios da nação.

Mas afinal, qual é a história dessa cidade e suas características mais marcantes? O que há para fazer nesse local e quais são as atrações turísticas mais importantes? Quando visitar Petrópolis? A seguir, conversaremos um pouco mais sobre a cidade e responderemos essas e outras questões. Boa leitura!

Qual é a história da cidade de Petrópolis?

Atualmente, Petrópolis é um município com cerca de 300 mil habitantes e grande foco no turismo e na preservação de seus artefatos históricos. No entanto, nem sempre as coisas foram assim e, pensando nisso, preparamos um pequeno resumo da rica história dessa bela cidade.

O início da história de Petrópolis se deu com os povos nativos do Brasil, assim como ocorreu com diversas outras regiões do país. No entanto, a cidade só foi definitivamente fundada após um decreto assinado por Dom Pedro II, que determinava a construção do palácio real (e posterior moradia da família real brasileira) nesse local.

A partir desse dia (16 de março de 1843), a cidade passou a ser, durante os verões, a capital do Brasil. Além do Imperador e seus familiares próximos, outros membros da corte também passavam as temporadas do calor brasileiro nessa cidade, que possuía um clima muito mais ameno (e mais parecido com o de Portugal).

Outra razão para essa ‘’fuga’’ aos verões se dava por conta dos surtos de febre amarela, que eram bastante comuns naquela época. Por causa disso, a nobreza brasileira se mudava de malas cheias para Petrópolis por cerca de quatro meses todos os anos. Isso ocorreu anualmente por todo o mandato imperial de Dom Pedro II.

Quais são as características e curiosidades do local?

Uma das principais características de Petrópolis já foi mencionada no início de nossa conversa: o seu clima serrano e bastante agradável. Por estar localizada em uma altitude bastante elevada, ao contrário da capital do estado do Rio de Janeiro, essa cidade é uma alternativa para aqueles que buscam uma temperatura moderada e não são grandes fãs do calor do ‘’Rio 40 graus’’.

Outro ponto muito marcante da cidade é a sua alta qualidade de vida, estando entre os IDHs (índice de desenvolvimento humano) mais elevados de todo o país. Por aqui, a vida é bastante tranquila e esse é um município considerado bastante seguro. Há, além disso, uma ótima infraestrutura e boas opções de transporte e mobilidade pública.

A cidade de Petrópolis está localizada a cerca de 65 km da capital, Rio de Janeiro, e é de acesso bastante fácil. Ela é uma ótima opção para quem quer entrar em contato direto com a natureza e a história de nosso país, mas sem necessariamente fazer viagens longas e se deslocar muito rumo ao interior.

Quais são as principais atrações desse município?

A essa altura de nossa conversa, você já deve ter percebido que as principais atrações de Petrópolis estão relacionadas à sua história, certo? Por lá, é muito fácil encontrar edifícios históricos e locais realmente de tirar o fôlego. No entanto, a arquitetura e a história locais não são os únicos atrativos da cidade. Sua natureza e suas paisagens deslumbrantes, margeadas pelas cadeias montanhosas do Rio de Janeiro, também são um verdadeiro show à parte. A seguir, veremos os principais pontos turísticos de Petrópolis:

Museu Imperial

O antigo Palácio de Verão de Dom Pedro II é hoje o Museu Imperial, também conhecido como Palácio Imperial. Nele estão presentes acervos sobre a época imperial brasileira, principalmente no Segundo Reinado. Por apenas R$ 10,00, você terá acesso a mais de 300 mil itens desse tempo. A visita é imperdível!

Palácio Quitandinha

Apesar do nome se remeter a construções imperiais, o Palácio Quitandinha foi construído já na época republicana brasileira, em 1941. Ele foi projetado para ser o maior cassino da América do Sul e, em 2007, foi adquirido pelo SESC, que abre o espaço para diversas atividades culturais no local.

Museu Casa de Santos Dumont

O aviador mais famoso da história brasileira não nasceu na cidade, mas foi por Petrópolis que ele se instalou durante os verões. Sua antiga casa foi transformada em um museu que conta a trajetória de Santos Dumont com cartas, manuscritos e alguns itens do pai da aviação.

Catedral São Pedro de Alcântara

Um dos pontos principais da cidade, a Catedral São Pedro de Alcântara foi construída em dedicação para São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade, do Brasil e da Monarquia. Sua construção só acabou na era republicana e impressiona pela beleza interna e externa.

Você também pode aproveitar esses lugares:

  • Palácio de Cristal;
  • Museu de Cera de Petrópolis;
  • Palácio Rio Negro;
  • Parque Crémerie;
  • Vale das Videiras;
  • Praça da Liberdade;
  • Parque Natural Municipal de Petrópolis.

Além dessas, há muitas outras opções de passeios, incluindo reservas biológicas, trilhas e muitas possibilidades de aventuras naturais. Vale a pena explorar e se informar melhor sobre as inúmeras alternativas de diversão para toda a família!

Como é a gastronomia local?

Petrópolis é, além de tudo, uma cidade muito rica culturalmente. As fortes raízes culturais do município e de seus habitantes se refletem diretamente na gastronomia, que também é um dos pontos mais marcantes da visita a essa região.

Por ser uma região serrana e com forte influência europeia, o que predominam aqui são pratos que combinam com climas mais frios e moderados. Isso não quer, é claro, dizer que a brasilidade não fala forte em Petrópolis, mas que há uma intensa interferência de nossos irmãos europeus na culinária local.

A influência mais marcante é, sem dúvidas, a do povo português. Pratos tipicamente lusitanos são frequentemente encontrados por aqui. Além deles, a gastronomia italiana também é predominante na região. Há restaurantes típicos e opções de bares e lanchonetes para todos os gostos.

Para quem gosta de eventos típicos, visitar Petrópolis no mês de novembro é uma boa pedida. Nesse período, ocorre o Petrópolis Gourmet, um evento organizado por chefs renomados e que tem como objetivo reunir tudo o que há de melhor na gastronomia da cidade.

Qual é a época mais indicada para visitar Petrópolis?

A escolha da melhor época para visitar uma cidade é algo bastante particular. No entanto, forneceremos, a seguir, algumas dicas bacanas para que você possa decidir qual é o momento certo para fazer essa viagem.

Levando em consideração o clima, é importante ressaltar que essa cidade está em uma altitude relativamente alta. Por conta disso, as temperaturas na região são naturalmente mais frias. No verão, por exemplo, as médias beiram os 23°C. Já no inverno, elas podem ser bem mais baixas. Por isso, capriche na preparação da sua mala!

Já em questão do número de visitantes, as temporadas mais baixas em Petrópolis são aquelas que se encontram longe dos períodos de férias, ou seja, entre março e junho e agosto e novembro. Em julho, inclusive, ocorre o Festival de Inverno, um evento imperdível para quem busca muita tradição e diversão.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e as características de Petrópolis? Como podemos observar, essa cidade tem uma importância imensurável para a construção do Brasil como o conhecemos hoje e é, sem sombra de dúvidas, um verdadeiro museu a céu aberto esperando para ser explorado. O que você está esperando? Adicione esse município em seu próximo roteiro de viagens!

E aí, o que achou deste post? Gostaria de ficar sempre por dentro de novidades sobre viagens e dicas de roteiros e destinos incríveis? Então, basta seguir a MaxMilhas nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, no Twitter, no Instagram e também no LinkedIn. Nos vemos por lá!

Deixe um Comentário