Goiânia

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer

Eternizado pela canção homônima, a cidade de Goiânia é uma das mais queridas do Brasil. Conhecida como a Capital do Cerrado, é hoje a segunda mais populosa da região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília.

Além de ser um ótimo destino para pessoas que gostam de conhecer mais sobre a história do nosso país, graças ao incrível Centro Histórico da cidade, Goiânia é um passeio que agrada os mais diversos grupos por conta da variedade de atrações existentes no seu território.

Mas, afinal, quais atrações são essas? Não conhece os principais pontos turísticos de Goiânia? Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre essa cidade para incluí-la no seu próximo roteiro de viagem!

História de Goiânia

Quem hoje conhece Goiânia como a capital do estado de Goiás não imagina que nem sempre foi assim. Há muito tempo, no início da história do nosso país como o conhecemos hoje, a capital dessa região era a chamada Cidade de Goiás.

Os papos sobre a mudança da sede do estado iniciaram após a instalação da República no Brasil. A principal razão para isso foi o declínio do ciclo do ouro, que era o maior responsável pelo sucesso da antiga capital. Após muitas discussões, todas de cunho político, foi decidido que chegou a hora de trocar a sede administrativa de Goiás.

A localização da cidade foi determinada por conta da sua proximidade com cidades importantes, o que faz com que a região seja, ainda hoje, muito bem localizada. A sua estrutura foi toda pensada nas necessidades econômicas da época, e as obras foram iniciadas no ano de 1933, sendo concluídas 4 anos depois.

Principais motivos para visitar Goiânia

Cada cidade brasileira tem o seu charme. Em todos os municípios, é possível encontrar aspectos interessantes, incríveis e inesperados, o que os tornam completamente únicos. Com Goiânia, a história não é diferente, e visitar esse lugar é, sem dúvidas, uma experiência única.

Poderíamos citar muitos motivos para fazer uma visita a essa cidade, mas escolhemos alguns que são mais significativos e que certamente farão com que você queira voltar para lá muito mais vezes!

O primeiro motivo é a arquitetura do local. Idealizada por dois nomes de peso da época, Atílio Côrrea Lima e Armando de Godói, a cidade é repleta de monumentos e prédios modernos, cheios de estilo. Muitos deles são, inclusive, tombados como patrimônio histórico de nosso país.

Outra razão imperdível são as características do comércio local. A cidade é lotada de feiras livres e conta com o maior evento desse tipo em todo país, a Feira Hippie, uma atração que atrai milhares de turistas todos os meses. Nesse evento, é possível comprar diversas lembrancinhas e adquirir peças exclusivas com um preço camarada.

A qualidade de vida na região também é um destaque. Com diversos parques e muitos quilômetros quadrados de área verde, a cidade é uma das mais arborizadas de todo o país. Por conta disso, ela é relativamente segura e ideal para passeios com toda a família, incluindo crianças e idosos.

Para os que não abrem mão de uma boa culinária, não há motivos para preocupação. A gastronomia de Goiânia é riquíssima e envolve pratos típicos inesquecíveis, como é o caso do arroz com pequi ou suã, o leitão à pururuca e a famosíssima galinhada goiana.

Por fim, a cultura local não pode deixar de ser citada. Apesar de sua história recente, é possível conhecer um pouco mais sobre o Brasil a cada esquina de Goiânia. A cidade conta com diversos museus, galerias, teatros e outros edifícios dedicados à arte, o que torna a visita uma grande aula de história e cultura artística.

Melhor época para visitar Goiânia

Responder essa pergunta é um pouco difícil, já que as preferências podem variar muito. No entanto, conversaremos a seguir sobre as principais características da cidade no decorrer do ano para que você consiga decidir a melhor época para viajar, combinado?

Goiânia é uma cidade com um clima considerado tropical seco. Por isso, as variações climáticas do município são bastante sutis e o calor predomina durante boa parte do ano. Durante o verão, a umidade do ar sobe. Já no inverno, o ar se torna um pouco mais seco e pesado, não sendo indicado para pessoas com problemas respiratórios.

Os meses mais chuvosos estão, normalmente, entre novembro e março, durante o verão. Já nos períodos entre junho e setembro, é muito comum que a cidade apresente secas e tenha um calor bastante intenso. Por isso, planeje bem a época de sua viagem de acordo com as suas preferências!

Principais pontos turísticos de Goiânia

Embora seja impossível listar todas as atrações que valem a pena ser conferidas na cidade de Goiânia, preparamos um apanhado de pontos turísticos que realmente não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Dê só uma olhada!

Parque Flamboyant

O Parque Municipal Flamboyant Lourival Louza foi inaugurado em setembro de 2007, no bairro Jardim Goiás, com mais de 125 mil m². O parque virou o novo cartão-postal de Goiânia, perfeito para turistas e moradores visitarem com os filhos e animais de estimação.

Parque Areião

Com uma área total de 245 mil m², o Parque Areião fica na região sul de Goiânia e é muito frequentado por amantes da natureza e do esporte. É um dos mais antigos parques da capital goiana, inaugurado em 1938.

Bosque dos Buritis

É o mais antigo patrimônio paisagístico da cidade, inaugurado em 1933, e fica no setor oeste. Nele, há 3 lagos artificiais, pistas de corrida, mirante, parque infantil e academia. O parque tem uma área de mais de 140 mil m², com árvores, plantas, animais e uma temperatura confortável para fugir do calor.

Museu Memorial do Cerrado

O Museu pertence à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e guarda a história da região e características do Cerrado. Nele, há exposições de fósseis, animais empalhados, vilas cenográficas dos séculos 19 e 20, fazendas da época, quilombos, entre outras fascinantes representações do passado.

Goiânia é repleta de riquezas e passeios para agradar a toda a família. É uma cidade jovem, moderna e que, mesmo assim, carrega uma forte bagagem cultural. Por isso, ela é uma parada indispensável para todos que querem conhecer melhor o Brasil.

Está a fim de conferir a cidade de perto após a leitura deste post? Então prepare-se para a sua próxima viagem adquirindo sua passagem com a MaxMilhas! Os melhores preços estão aqui.

Deixe um Comentário