Goiânia

icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer

Goiânia é a cidade mais arborizada do Brasil. Suas lindas paisagens atraem turistas de todo o nosso país.

Eternizada pela canção homônima, a cidade de Goiânia é uma das mais queridas do Brasil. Conhecida como a Capital do Cerrado, ela é hoje a segunda mais populosa da região Centro-Oeste, ficando atrás apenas de Brasília.

Além de ser um ótimo destino para pessoas que gostam de conhecer mais sobre a história do nosso país, graças ao incrível Centro Histórico da cidade, Goiânia é um passeio que agrada os mais diversos grupos por conta da variedade de atrações existentes no seu território.

Mas, afinal, quais atrações são essas? Não conhece os principais pontos turísticos de Goiânia? Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre essa cidade para incluí-la no seu próximo roteiro de viagem!

Leia também: O que fazer em Goiânia: passeios e pontos turísticos

História de Goiânia

vista da cidade de Goiânia com o tempo parcialmente nublado

Goiânia foi fundada por Pedro Ludovico Teixeira, em 24 de outubro de 1933. Ela foi construída nas terras das fazendas do município de Campinas. 

O objetivo era desenvolver um centro urbano moderno, capaz de gerar desenvolvimento econômico para a região. 

Em 1933, Ludovico realizou um concurso para escolher o nome da capital do estado de Goiás. O nome ganhador do concurso foi Petrônia. Já imaginou visitar um lugar chamado por esse nome? Muito interessante, não é mesmo? Apesar disso, o nome Goiânia prevaleceu, e a cidade foi oficialmente inaugurada em 1942.

Portanto, saiba que você vai viajar para uma cidade planejada, considerada a mais arborizada do país!

Melhor época para visitar Goiânia

Jardim Zoologico de Goiânia

Foto: Leandro Moura/MTur

Goiânia é uma cidade com um clima considerado tropical seco. Por isso, as variações climáticas do município são bastante sutis e o calor predomina durante boa parte do ano. 

Durante o verão, a umidade do ar sobe. Já no inverno, o ar se torna um pouco mais seco e pesado, não sendo indicado para pessoas com problemas respiratórios.

O período mais chuvoso é, normalmente, entre novembro e março, durante o verão. Já entre junho e setembro é muito comum que a cidade apresente secas e calor intenso. 

Por isso, planeje bem a época de sua viagem conforme as suas preferências!

Quanto custa viajar para Goiânia

O custo de viajar para Goiânia depende da época escolhida por você. Os preços das passagens aéreas costumam variar na baixa temporada e na alta temporada.

Também é importante contabilizar gastos com hospedagem, comida e possíveis deslocamentos. De modo geral, os valores não são fixos.

Há vários lugares que você pode conhecer sem custos, como o Bosque dos Buritis, o Parque Vaca Brava e a Feira da Lua. Alguns museus e obras arquitetônicas também são gratuitas, mas se você quiser aproveitar todos, vale separar algum valor para gastar com o transporte entre os locais.

    Como chegar em Goiânia

    Viaduto Latif Sebba Marco

    Para chegar em Goiânia há três opções: carro, ônibus ou avião.

    Chegar em Goiânia de carro é ideal para quem mora em cidades próximas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. 

    Da capital do Brasil para Goiânia você pode pegar a BR-060 por 2 horas e meia. Quem vai de São Paulo e Rio de Janeiro, a principal rodovia de acesso é a BR-153.

    Dá para viajar para Goiânia com empresas de ônibus que operam linhas interurbanas. É possível sair de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro por um preço mais econômico em comparação aos valores de passagens aéreas.

    E ainda dá para aproveitar as melhores paisagens de nosso país. Muito legal, não é mesmo?

    Mas se você prefere viajar pelos ares, há voos saindo das principais cidades do Brasil em direção à Goiânia. O Aeroporto Internacional Santa Genoveva fica a 8 km do centro de Goiânia, facilitando o deslocamento para os principais pontos da cidade.

    Onde se hospedar

    Imagem de prédios refletindo em um lago no Parque Vaca Brava em Goiânia

    Em Goiânia há uma variedade de hotéis para todos os viajantes. O ideal é se hospedar em locais populares com fácil acesso à passeios e serviços. O centro é um dos melhores bairros, pois lá estão localizados pontos turísticos, shoppings centers, restaurantes e parques.

    O que fazer em Goiânia?

    Em Goiânia é possível aproveitar inúmeros pontos turísticos e aprender sobre a história e cultura da cidade. Também é um lugar para fazer compras em shoppings, feiras de artesanato e muito mais. Não perca a oportunidade de conhecer os lugares selecionados. Veja a seguir.

    Bosque dos Buritis

    É o mais antigo patrimônio paisagístico da cidade, inaugurado em 1933, e fica no setor oeste. Nele, há 3 lagos artificiais, pistas de corrida, mirante, parque infantil e academia. O parque tem uma área de mais de 140 mil m², com árvores, plantas, animais e uma temperatura confortável para fugir do calor. Localizado na parte central da cidade, é ideal para levar a família e curtir a paisagem natural.

    Foto: Leandro Moura/MTur

    Praça Cívica

    A Praça Cívica é considerada o marco inicial da cidade. Lá há outros dois museus para você visitar: o Museu Zoroastro e o Palácio das Esmeraldas. Há também o Monumento às Três Raças.

    Foto: Leandro Moura/MTur

    Parque Flamboyant

    Ideal para apreciar a natureza e registrar momentos fotográficos, o Parque Flamboyant é o local perfeito para fazer atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas e praticar esportes.

    Foi inaugurado em setembro de 2007, no bairro Jardim Goiás, com mais de 125 mil m². O parque virou o novo cartão-postal de Goiânia, perfeito para turistas e moradores visitarem com os filhos e animais de estimação.

    Centro Cultural Oscar Niemeyer

    Esse é um espaço com entretenimento para todas as idades. Há uma Biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea e o Palácio da Música. Além de várias exposições culturais.

    —-

    Judson Castro, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

    Parque Areião

    Com uma área total de 245 mil m², o Parque Areião fica na região sul de Goiânia e é muito frequentado por amantes da natureza e do esporte. É um dos mais antigos parques da capital goiana, inaugurado em 1938.

    Museu Memorial do Cerrado

    O Museu pertence à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e guarda a história da região e características do Cerrado. Nele, há exposições de fósseis, animais empalhados, vilas cenográficas dos séculos 19 e 20, fazendas da época, quilombos, entre outras fascinantes representações do passado.

    Museu Pedro Ludovico Teixeira

    Foi criado em 1987 para homenagear o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. O museu é antiga casa da família de Pedro e lá há exposições de diversos cômodos do lugar, além do acervo pessoal e político da época.

    —-

    Foto: Leandro Moura/MTur

    Você pode se interessar: O que fazer em Goiânia com crianças?

    Onde comer em Goiânia

    Em Goiânia há muitos restaurantes que oferecem comidas típicas da região. A carne de sol, mandioca cozida, manteiga do sertão, feijão tropeiro ou verde são os principais estilos gastronômicos para se deliciar.

    No restaurante 1008 Carne de Sol, por exemplo, você encontra toda a culinária típica da região. Há também outros locais como Chão Nativo Bueno e para degustar a comida árabe há o restaurante O Árabe. 

    Então agora você já sabe! Não faltam opções para degustar pratos típicos como a pamonha, o frango pequi, o empadão goiano e muito mais. 

    Vida noturna em Goiânia

    fim de tarde e início de noite em Goiânia

    É possível visitar feiras e atrações culturais durante a noite. Já para quem deseja tomar bons drinks há uma variedade de bares com música ao vivo e ótimos petiscos, como o Madalena Gastro Bar, um dos bares mais charmosos da cidade. 

    Há também o Potiguar e Bahrem Bar. Todos oferecem bebidas e pratos deliciosos, ideal para quem busca curtir a noite goianiense. 

    O que fazer em Goiânia gastando pouco?

    Neste guia dá para perceber que Goiânia possui muitas opções de passeios. No entanto, sabia que é possível curtir muitas atrações gastando pouco?

    O primeiro passo é pesquisar os principais pontos turísticos e atrações para montar o seu roteiro de viagem. Assim é possível ter uma ideia de quanto você vai precisar ter de orçamento. 

    Visitar museus e praças são ótimas opções sobre o que fazer em Goiânia, pois a maioria não exige pagamento de ingresso.

    Goiânia é repleta de riquezas e passeios para agradar a toda a família. É uma cidade jovem, moderna e que, mesmo assim, carrega uma forte bagagem cultural. 

    Por isso, ela é uma parada indispensável para todos que querem conhecer melhor o Brasil.

    Agora que você já sabe como viajar para a cidade com o nosso Guia Goiânia, monte o seu roteiro e conte com os pacotes de viagem da MaxMilhas!

    Deixe um Comentário