Lisboa

A capital portuguesa é um destino turístico completo, já que reúne monumentos históricos, cultura, belas paisagens naturais, além de muitas opções de restaurantes e baladas. Para que você possa aproveitar ainda mais essa cidade, preparamos este Guia de Lisboa!

Muitas pessoas veem a capital de Portugal apenas como a porta de entrada da Europa. No entanto, essa cidade tem muito a oferecer para os turistas. Se você quiser aproveitar tudo o que a cidade tem de melhor, confira agora nosso guia de Lisboa.

Quem gosta de história vai se encantar com os museus e monumentos da cidade. Já aqueles que preferem passeios mais agitados podem aproveitar os inúmeros bares, restaurantes e casas noturnas. 

Até mesmo as pessoas que apreciam fazer passeios em meio a natureza vão poder aproveitar muito esse destino, já que em Lisboa é possível encontrar belas paisagens naturais. 

Continue lendo e saiba mais sobre a história da cidade, além de descobrir quais são as melhores opções de passeios que a capital portuguesa oferece e onde se hospedar e comer neste local!

História da cidade

Ponte vermelha, construída em aço. Em Portugal.

Os registros das primeiras ocupações humanas na região onde hoje é Lisboa datam de cerca de 10 mil anos a.C. Esse território foi ocupado por diferentes povos ao longo dos séculos. Contudo, somente em 1.147, D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, conseguiu conquistar Lisboa.

Mas foi só no século XIII que a cidade se tornou a capital do país. Entretanto, mesmo antes de ser conquistada pelos portugueses, Lisboa já era um importante polo comercial, devido à sua localização geográfica.

Qual a melhor época do ano para visitar Lisboa?

Três prédios coloridos, em Portugal.

Não existe uma época do ano ruim para visitar essa cidade. Contudo, dependendo dos passeios que você deseja fazer, pode ser melhor escolher uma estação específica. 

Os verões em Lisboa costumam ser bem quentes — nesses meses as temperaturas ficam em torno de 40ºC e o clima é seco. Já durante o outono e o inverno, o clima é úmido e as temperaturas ficam por volta dos 11ºC.

Sendo assim, quem quer visitar a capital portuguesa quando as temperaturas estiverem mais amenas deve ir na primavera, ou seja, entre março e junho.

Quanto custa viajar para Lisboa?

Entrada de um castelo colorido, ao lado de uma muralha.

O valor da viagem para a capital portuguesa pode variar muito de acordo com a época do ano e com o local de origem do viajante.

Durante a alta temporada, que é o verão europeu (de junho a agosto), as passagens e hospedagens costumam ficar mais caras.

É possível encontrar passagens para esse destino a partir de R$ 2 mil. Contudo, as companhias aéreas sempre fazem promoções. Além disso, se você comprar com antecedência, pode conseguir encontrar preços mais em conta.

Como chegar em Lisboa?

Rua em lisboa com sobrados marrons na lateral.

Para quem sai do Brasil, ou de qualquer outro país da América do Sul, a melhor forma de chegar a Lisboa é de avião. Há voos que saem diariamente das principais capitais brasileiras. Além disso, dependendo do seu local de origem, é possível pegar um voo sem escalas ou conexões.  

Contudo, caso você vá a Lisboa a partir de outra cidade europeia, você pode ir tanto de avião quanto de trem, ônibus ou carro.

Onde se hospedar na capital de Portugal?

Colina, no alto de Lisboa.

Há vários hotéis em Lisboa, sendo que alguns são mais luxuosos e outros bem acessíveis. Quem quer ficar perto das principais atrações turísticas do local deve escolher uma opção de hospedagem perto do centro da cidade.

Contudo, também é possível encontrar bons hotéis em outros bairros, como Castelo, que também abriga alguns pontos turísticos importantes, e Belém, onde é possível encontrar a famosa Casa Pastéis de Belém.

O que fazer em Lisboa?

Lisboa possui opções de passeios para todos os gostos e bolsos. Confira a seguir quais são as principais:

Praça do Comércio

Também conhecida como Terreiro do Paço, essa é a maior praça da cidade, e uma das maiores da Europa. Esse local fica à margem do Rio Tejo, um dos mais importantes do país, o que deixa o lugar com um visual deslumbrante.

Além disso, a Praça do Comércio já serviu como residência para os antigos reis de Portugal. Hoje, o local abriga importantes monumentos históricos, além de alguns bares e restaurantes.

Torre de Belém

A Torre de Belém é um dos monumentos mais icônicos de Lisboa. Essa construção possui 30 metros de altura e é dividida entre vários andares. Ela foi construída entre os anos de 1514 e 1520, e tinha como objetivo defender a cidade de eventuais invasores.

Os visitantes podem entrar no prédio e conferir o local de perto. Além disso, a Torre de Belém oferece uma visão privilegiada do Rio Tejo.  

Castelo de São Jorge

Esse castelo é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e fica em uma das regiões mais altas da cidade, tanto que é possível avistá-lo de diferentes pontos da capital portuguesa.

O Castelo de São Jorge foi construído há cerca de oito séculos, e ainda hoje é uma construção que encanta visitantes de diferentes partes do mundo. 

Aliás, é nesse local que se encontra o ponto mais alto de Lisboa: uma das torres do Castelo tem mais de 100 metros de altura! A subida até o local é difícil, contudo, a vista que ele oferece é uma das mais bonitas da cidade.

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro dos Jerónimos é uma construção imponente, que fica próximo à Torre de Belém. O local possui ambientes com detalhes arquitetônicos de estilo gótico. Além disso, esse foi considerado patrimônio mundial pela Unesco.

Nesse mosteiro ainda é possível encontrar os túmulos de Fernando Pessoa, Vasco da Gama e Luís de Camões.

Igreja de Santa Engrácia

Outro ponto turístico importante da capital de Portugal é a Igreja de Santa Engrácia, que foi construída em 1568 e traz um estilo barroco bem característico da época. 

Padrão dos Descobrimentos

No bairro de Belém também é possível encontrar um monumento em homenagem aos principais descobridores portugueses, que são Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Luiz Vaz de Caminha e D. Henrique, esse último foi o responsável por impulsionar as descobertas de novos territórios.

Onde comer em Lisboa?

Pastéis de Belém assados.

Portugal é muito conhecido por causa da sua culinária. Alguns dos pratos mais famosos do país são: o pastel de belém, o toucinho do céu e o bacalhau. Além disso, essa nação também é uma grande produtora de vinhos.

Alguns dos restaurantes mais famosos da capital portuguesa são a STO Mercearia, Re’Tasco e Floresta das Escadinhas.

Como é a vida noturna em Lisboa?

Pessoas andando de bonde à noite.

Lisboa também possui muitas atrações para quem gosta de curtir a noite. A cidade tem várias tascas, que são o equivalente aos botecos no Brasil, que oferecem comidas e bebidas de qualidade.

Além disso, na capital de Portugal também é possível encontrar muitas casas de Fado, o estilo musical tradicional do país — uma boa opção para quem quer aproveitar a vida noturna e conhecer um pouco mais da cultura portuguesa. 

Contudo, quem gosta de baladas vai poder escolher entre várias opções em Lisboa. A cidade possui casas noturnas especializadas em todos os tipos de música, sendo que algumas das mais famosas são a Lux Frágil e a K Urban Beach. 

O que fazer na cidade gastando pouco?

Rua colorida que passa por baixo de uma ponte também colorida.

Existem algumas opções de passeios acessíveis em Lisboa. Quem não quiser gastar muito dinheiro pode aproveitar para passear pela Praça do Comércio e pela Avenida da Liberdade. 

Outra alternativa é conhecer somente a área externa de alguns pontos turísticos pagos, como a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge.

Além disso, também é possível conhecer alguns belos jardins em Lisboa sem ter que pagar nada por isso, são eles o Jardim da Estrela e o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian. 

A capital portuguesa é uma cidade encantadora e que possui atrações capazes de agradar pessoas de diferentes idades e gostos. Sendo assim, vale a pena colocar essa cidade na sua lista de lugares para conhecer.

Agora que você já conferiu o nosso guia de Lisboa, que tal aproveitar as melhores ofertas de passagem e hospedagem, para a capital de Portugal, com a MaxMilhas!

Deixe um Comentário