Praia da Pipa

Se você está procurando um destino com paisagens de tirar o fôlego, praias paradisíacas e atrações imperdíveis, confira agora o nosso guia da Praia de Pipa!

A Praia da Pipa é um distrito que pertence à cidade de Tibau do Sul e que fica a 77 km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Esse destino atrai muitos turistas todos os anos que estão em busca de belas praias e experiências incríveis. 

Apesar do nome Praia da Pipa, esse distrito abriga várias praias, sendo que todas elas fazem parte da Baía dos Golfinhos, como a do Amor e a do Giz. As praias desse local são muito bonitas e possuem  uma estrutura completa para receber os turistas.

Continue lendo este guia da praia de Pipa para conhecer um pouco mais sobre esse distrito, para descobrir quais são as principais atrações do local e quando é a melhor época do ano para ir para lá.

História da Praia da Pipa

Até 1980 a região da Praia de Pipa era uma pequena vila de pescadores sem asfalto e televisão.

Contudo, nas últimas décadas esse povoado se transformou, e hoje é um dos principais destinos turísticos do Brasil.

A mudança de um pacato vilarejo para um dos locais mais procurados pelos turistas que vão ao Nordeste se deu, principalmente, devido às belas praias da  Baía dos Golfinhos, que é onde está localizada a Praia de Pipa, e também por causa da proximidade do local com a capital do estado. 

Hoje, essa região já conta com uma boa infraestrutura, com muitos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e lojas.  

Qual a melhor época do ano para visitar Pipa?

Praia de Pipa. Imagem disponível em unsplash.

Em Pipa costuma fazer sol o ano inteiro, nesse local, dificilmente os termômetros marcam menos de 21ºC, mesmo durante o inverno.

Contudo, como as chuvas podem atrapalhar os passeios de quem vai curtir as praias da região, é melhor programar a sua viagem para o período de agosto a março, que é quando o clima fica mais seco.

Quanto custa viajar para Pipa?

O valor total da sua viagem para Pipa vai depender muito da sua cidade de origem e do tipo de hotel no qual você vai escolher se hospedar, além dos passeios que você fizer no local. 

Contudo, para você ter uma noção do valor das passagens aéreas, vamos mostrar quanto você teria que pagar para chegar em Natal saindo de algumas capitais brasileiras:

Como chegar na Praia da Pipa?

Praia da Pipa

Foto: Humberto Sales /MTur

Há várias formas de chegar em Pipa, a mais comum é pelo aeroporto Aeroporto Internacional Gustavo Severo, em Natal. Lá, o viajante pode contratar um serviço de transfer diretamente para Pipa ou alugar um carro para chegar ao seu destino final. 

Outra forma de chegar na Praia de Pipa é de ônibus. A Viação Riograndense opera a linha entre Natal e Tibau do Sul, os ônibus dessa linha saem a cada duas horas e a viagem dura cerca de duas horas. 

Também é possível ir até o seu destino final pela praia. Para isso, é necessário alugar um buggy e percorrer o caminho de areia que liga a capital do Rio Grande do Norte a Pipa.

Quem estiver em João Pessoa vai conseguir acessar a Praia de Pipa com facilidade, já que a capital paraibana fica a aproximadamente duas horas de carro de Tibau do Sul. 

Onde se hospedar?

A maioria dos hotéis e pousadas de Pipa ficam em uma região bem localizada, já que o distrito é bem pequeno. Sendo assim, não importa onde você se hospedar, certamente será muito fácil acessar as principais praias e atrações do local. 

Contudo, se você pretende viajar para esse destino durante a alta temporada, será preciso reservar um quarto com antecedência. Isso porque os hotéis e pousadas de Tibau do Sul costumam ficar lotados nesse período.  

Um dos hotéis que merece destaque na Praia de Pipa é o Toca da Coruja, que fica na Av. Baía dos Golfinhos, a principal da cidade e que reúne o maior número de bares e restaurantes, além de também ficar próximo da praia. 

Esse hotel conta com 12 bangalôs de luxo e é uma boa opção para quem quer relaxar e curtir bons momentos em uma das regiões mais bonitas do Brasil.

Outra boa opção de hospedagem para quem vai à Praia de Pipa é a Ecovila Spa da Alma Pousada, que está localizada em uma região formada por dunas e por uma vegetação nativa, além de também ficar perto de algumas praias. Quem gosta de ficar em contato com a natureza vai gostar muito dessa pousada. 

Já aqueles que procuram uma opção de hospedagem mais luxuosa e com muitas comodidades, podem gostar do Sombra e Água Fresca Resort, que fica a apenas 150 metros da Praia do Amor, uma das mais famosas da região.

O que fazer na Praia da Pipa?

Pipa possui várias atrações que certamente vão agradar muito aqueles que gostam de ficar perto da natureza, já que o local possui belas praias e uma vegetação nativa da Mata Atlântica. Contudo, a vila também vai agradar aqueles que gostam de agito, já que Tibau do Sul conta com algumas casas noturnas, além dos bares e restaurantes. Confira a seguir quais são algumas das principais atrações do local:

Praia do Amor

A Praia do Amor tem esse nome porque ela tem um formato de coração quando vista de cima, e quando a maré está baixa. 

Essa praia está cercada por uma vegetação nativa muito rica e possui um mar com águas azuis e cristalinas. Além disso, conta com uma boa infraestrutura, com boas opções de bares e barracas.

Foto: Humberto Sales/MTur

Praia do Giz

Essa praia é uma ótima opção para quem quer relaxar e curtir uma bela paisagem. A Praia do Giz é uma das melhores para quem gosta de se banhar no mar, pois suas águas são mais tranquilas. 

Além disso, ela também conta com muitas falésias, que ajudam a deixar a sua paisagem ainda mais bonita. 

 

Praia do Centro

Outra praia boa para quem gosta de tomar banho de mar é a Praia do Centro, que conta com águas tranquilas e piscinas naturais. 

Dependendo da época do ano, essa praia apresenta uma grande faixa de areia. Além disso, quem vai ao local vai poder contar com muitas barracas e bares.

Foto: Humberto Sales/MTur

Santuário Ecológico

Quem gosta de estar em contato com a natureza precisa conhecer o Parque Ecológico, que fica em uma área com vegetação preservada da Mata Atlântica. 

O local oferece 16 opções de trilhas. Além disso, no Santuário Ecológico há vários mirantes que permitem que os visitantes apreciem a paisagem de Pipa. 

Foto: Cristina Bernat Molina, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Avenida Baía dos Golfinhos

A Avenida Baía dos Golfinhos é a principal de Tibau do Sul, sendo assim, nesse endereço é possível encontrar os principais bares, restaurantes e lojas da cidade.

Essa via é a mais frequentada pelas pessoas que gostam de curtir a vida noturna. Até mesmo por isso, algumas lojas que ficam nessa avenida só abrem no final da tarde. 

 

Lagoa das Guaraíras

Além de possuir um cenário deslumbrante, a Lagoa de Guaraíras também é o local ideal para quem quer andar de banana-boat, de lancha e de barco.

A lagoa fica cercada por uma vegetação nativa muito rica e extensa. Além disso, esse lugar é ideal para quem gosta de admirar um belo pôr do sol. 

Foto: LaraLews, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons 

Onde comer em Pipa?

Na Praia de Pipa é possível encontrar restaurantes que vão agradar a todos os bolsos e gostos. Um dos destaques é o Porca Vaca, especializado em carnes e com um ambiente bem descontraído. 

Já quem quer experimentar a tradicional comida nordestina precisa conhecer O Tal do Escondidinho, que tem no seu cardápio vários quitutes do Nordeste, como o Baião de Dois e o Bobó de Camarão.

Se você não dispensa os pratos da cozinha italiana, não deixe de conhecer o Trattoria Mamma Mia, que tem o menu recheado de massas.

Como é a vida noturna na cidade?

Praia da Pipa à noite.

Foto: Humberto Sales /MTur

No nosso Guia da Praia de Pipa não poderiam faltar opções para quem gosta de aproveitar a vida noturna. Se esse for o seu caso, não deixe de conhecer o Bakana Bar quando for a Tibau do Sul. Essa balada possui um ambiente confortável, com muitas opções de drinks e petiscos. A casa toca música latina e eletrônica.

Outra opção para quem quer sair à noite é o Dudu Bar, um local que toca vários estilos musicais, como Funk e Reggae. 

Além disso, a vila conta com vários barzinhos que ficam abertos até altas horas da madrugada, sendo que a maior parte deles está localizada na Baía dos Golfinhos. 

O que fazer em Pipa gastando pouco?

Se você quiser ir à Praia de Pipa gastando pouco dinheiro, saiba que isso é possível. As principais atrações da cidade — que são as praias — são gratuitas.

Já para entrar no Santuário Ecológico é preciso pagar uma entrada de R$10, que também não é um valor muito alto.

Além disso, em Tibau do Sul há várias opções de hospedagem e de restaurantes acessíveis, portanto, é possível ir para esse destino sem gastar muito dinheiro, especialmente se você for fora da alta temporada, quando os preços costumam baixar ainda mais.

A Praia de Pipa possui atrações para pessoas de todas as idades, sendo um local que reúne uma natureza deslumbrante com bons restaurantes e hotéis confortáveis. Sendo assim, vale a pena visitar esse destino.

Gostou do nosso Guia da Praia de Pipa?  Então, saiba que você pode contar com a MaxMilhas para garantir os melhores preços na hora de reservar as suas passagens aéreas e hospedagem!

Deixe um Comentário