Bogotá

Deu aquela vontade de viajar pela América do Sul? Que tal ir para Bogotá? Para saber mais sobre a capital colombiana, leia nosso post!

Está em dúvida na escolha de seu próximo destino de viagem? Saiba que uma das capitais incríveis de se conhecer, fica em um país bem pertinho dos brasileiros. Se você pensou na cidade de Bogotá, acertou! A região é repleta de atrativos e diversão garantida aos seus visitantes. Por lá, seus passeios e enriquecimento cultural estarão garantidos.

Para saber detalhes sobre a capital colombiana, fique com a gente e descubra o que Bogotá pode ofertar a você durante a estadia.

Qual a história de Bogotá?

Assim como em boa parte da América do Sul, a história de Bogotá está ligada aos colonizadores espanhóis. Fundada por Gonzalo Jiménez de Quesada, em 6 de Agosto de 1538, a região foi tomada dos índios Chibchas, habitantes da tribo Bacatá.

O processo de conquista espanhola se deu quando o espanhol Gonzalo chegou pelas redondezas do povoado. Ele ficou encantado pelas belezas e altas colinas do lugar.

Após edificar uma cidade no local, a nomeou de Santa Fé de Bogotá, que significa campos semeados. Somente depois de Bolívar, em 1819 ter tomado o país independente da atual Venezuela, Equador e Panamá, Bogotá passou a ser a capital da Colômbia.

O município se desenvolveu ao longo do tempo e exibe suas construções, conventos, igrejas e casarões no estilo colonial da Espanha. Vale ainda destacar a Universidade Nacional, fundada em 1573, como grande marco para os Bogotanos. Já após os anos de 1940, a cidade teve um maior crescimento. O motivo foi pela busca de melhores condições de vida de outros colombianos que migraram pra lá.

Qual é o principal atrativo da cidade?

A capital colombiana desperta interesse de muitos turistas que estão em busca de lugares de grandes atitudes. Só para você ter uma ideia, Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo. Localizada a 2.600 metros acima do nível do mar, a cidade fica próxima às regiões perfeitas para grandes escaladas.

Como opções dessas aventuras, existem:

  • parque de escalada Farallones de Suesca, fica em torno de 1 hora de Bogotá, com 300 rotas diferentes;
  • parque de escalada Machetá, um dos mais populares com rotas esportivas de diversos níveis de dificuldade;
  • parque de escalada Valle Escondido Choachí, apresenta trilhas de mais de 500 anos.

O que faz a cidade ser tão especial?

A boa infraestrutura e segurança oferecida pelos órgãos públicos dão condições do turista curtir a capital colombiana. A limpeza e organização também são outros fatores que fazem todos os visitantes se sentirem à vontade para conhecer a região. Junto a isso, Bogotá surpreende pelo povo cativante, prestativo e hospitaleiro que vive por lá.

Para conhecer melhor esse povo encantador, basta apenas se aventurar nas atividades que a cidade oferece. Seja pelas histórias de seus antepassados, lugares badalados, área verde e até pela gastronomia, há aprendizagem sobre o país.

Com certeza, você vai enriquecer sua bagagem cultural e entender sobre um dos povos mais fascinantes da América do Sul.

Quais são as atrações mais conhecidas para visitar?

Ao viajar para a capital colombiana, você tem a oportunidade de escolher os programas que achar interessante. Afinal, são diversas atrações para todos os gostos e personalidades. O importante é lembrar de registrar com sua câmera, esses momentos fascinantes por onde passar.

Museu del Oro

A América do Sul tem um histórico muito rico, que passa por uma abundância de ouro. Em Bogotá, o Museu del Oro conta com trabalhos pré-colombianos, que estavam ligados com o cotidiano do povo que morava por aqui antes da chegada dos espanhóis. Essa atração foi aberta em 1939 e é imperdível!

Museu Botero

Homenageando o artista plástico de mesmo nome, o Museu Botero nasceu a partir de uma doação de Fernando Botero, que repassou parte de suas artes ao governo colombiano. São 123 obras do artista plástico e outras 85 internacionais, com peças que datam desde o século XIX até os dias atuais. Sua inauguração foi no ano 2000 e atrai vários turistas.

Plaza de Bolívar

A Plaza de Bolívar é o coração da capital colombiana. Localizada no centro histórico de Bogotá, a praça tem como principal referência a estátua de Simón Bolívar, que observa os turistas e também as quatro construções que o rodeiam: o Palácio da Justiça, o Palácio Liévano, o Capitólio Nacional e a primeira Catedral de Bogotá.

Morro de Monserrate

Bogotá é conhecida por ser uma cidade com grandes altitudes – e o seu principal ponto é o morro de Monserrate. Com 3152 metros, ele sedia a basílica do Senhor de Monserrate, local que atrai peregrinos desde que o país não era independente. Para os turistas, o local é ideal para apreciar a beleza natural do morro, a influência da religião e também apreciar de opções gastronômicas. Você pode subir de teleférico, funicular ou a pé.

Você pode escolher outros pontos importantes da cidade, separadas pelo seu estilo de viagem. Olha só!

Culturais ​

  • Catedral Primada;
  • Palácio de Justiça e o Capitólio Nacional;
  • Casa de Nariño, residência do Presidente do país;
  • Biblioteca Nacional da Colômbia;
  • Planetário;
  • Museu de Arte Moderna de Bogotá;
  • Museu Nacional.

Passeios

  • relaxar no maior jardim botânico do país;
  • conhecer a Catedral de Sal de Zipaquirá, construída dentro de uma mina de sal.

Diversão noturna

As noites bogotanas prometem muita diversão aos turistas: boa música, galera animada e locais incríveis de muita badalação. Fique de olho nas sugestões que a gente separou para curtir seu fim de noite:

  • bares localizados na Zona T e Zona Rosa da região;
  • as danceterias The End, Level 41 e La Calera, que ficam no topo de prédios;
  • região Usaquén ao norte de Bogotá, com restaurantes e bares incríveis.

Qual a melhor época para viajar para Bogotá?

Como já mencionado, Bogotá fica em grande altitude acima do nível do mar. Essa característica faz a cidade ter temperaturas amenas e nevoeiros no decorrer de quase todo o ano. O que modifica o clima na região são as condições de chuvas. De qualquer forma, todas as épocas oferecerão momentos agradáveis pela cidade.

Período de seca

Os períodos em que ocorrem o tempo seco são dezembro, janeiro, fevereiro e também nos meses entre junho e setembro. São excelentes épocas do ano para realizar passeios sem o risco de ser atrapalhado pelas chuvas.

Período chuvoso

Entre os meses de abril, maio, outubro e novembro, a região enfrenta chuva constante. Nesse caso, leve na mala guarda-chuva e agasalho e divirta-se por Bogotá.

Quais os pontos fortes da gastronomia local?

A cidade de Bogotá tem um cardápio repleto de alimentos conhecidos e outros bem típicos em relação ao paladar brasileiro. Para começar o dia bem disposto, que tal provar as “arepas”? Esse alimento parece uma panqueca, feita à base de milho branco. Seu recheio pode variar de acordo com o gosto e a fome do freguês.

No almoço ou jantar pode pedir a “Bandeja Paisa”, um prato servido de frango assado, batatas fritas ou cozidas, uma porção de arroz e uma bebida. Também é possível experimentar diferentes sopas nos restaurantes, como entrada de uma refeição. Entre os mais pedidos, estão as de banana, macarrão, mondongo e milho.

Veja uma lista de alguns restaurantes para ficar bem alimentado e se aprofundar nos costumes locais:

  • Club Colombia;
  • Criterion;
  • Harry Sasson.

A gente espera ter ajudado você com nossas dicas para melhor aproveitar Bogotá. Desejamos ótima estadia em uma das capitais mais desenvolvidas na América do Sul.

Agora que viu com a gente um pouco sobre a vasta cultura de Bogotá, deixe um comentário sobre o assunto. Vamos amar tirar suas dúvidas ou conhecer sua experiência de viagem.

Deixe um Comentário