João Pessoa

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

Está em dúvida sobre qual deve ser o seu próximo destino brasileiro? A gente tem a resposta! Descubra por que ir a João Pessoa e o que faz a capital paraibana ser tão especial para turistas e locais. 

O estado da Paraíba tem como capital uma das cidades mais belas e ricas em cultura do país — além de abrigar várias das praias mais belas de toda a região. Estamos falando de João Pessoa, conhecida também como Porta do Sol por abrigar a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas.

Para montar um roteiro completo para João Pessoa, entendendo quando ir, o que fazer  e quais são os pontos altos da gastronomia local, continue a leitura deste post e acompanhe as dicas que separamos!

História de João Pessoa

A história de João Pessoa começa em 5 de agosto de 1585, com a fundação da cidade pelos colonizadores portugueses. As suas primeiras edificações começaram nas margens de um afluente do rio Paraíba — conhecido hoje como Porto do Capim, no bairro do Varadouro.

Inicialmente chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à santa do dia em questão, a capital paraibana já teve vários nomes ao longo de sua história, como Filipeia de Nossa Senhora das Neves, fazendo referência ao rei da Espanha, Felipe II; Frederikstadt (ou Frederica), em razão de sua conquista pelos holandeses, e até mesmo Parahyba do Norte.

Foi somente em 1930 que a cidade recebeu o nome de João Pessoa, de modo a homenagear o presidente do estado, assassinado por ter negado apoio ao então candidato à presidência da República, Júlio Prestes.

Motivos que fazem João Pessoa ser tão especial

Localizada às margens do Oceano Atlântico, no litoral do estado da Paraíba, João Pessoa é rodeada de parques, jardins e reservas da Mata Atlântica. Além disso, apresenta um extenso litoral de praias belíssimas — sobre as quais falaremos ao longo do post —, acompanhadas sempre de muitos coqueiros.

Carinhosamente chamada de Jampa por seus moradores e apreciadores, a capital paraibana mistura o ritmo moderno e agitado das grandes metrópoles com bastante beleza e, ao mesmo tempo, tranquilidade, mas esses não são os únicos motivos que fazem a cidade ser tão especial.

Além de ser a terceira mais antiga do Brasil, João Pessoa é também uma das cidades com a melhor qualidade de vida no país, conhecida pelo seu verde, sua infraestrutura e suas várias opções de lazer.

Para deixar a beleza de seu litoral ainda mais acentuada, há uma legislação que limita a altura dos prédios nas orlas, principalmente na de Tambaú. Por falar em orlas, elas são palco de movimento durante todos os dias, tanto por aqueles que gostam de se exercitar e pedalar pelas ciclovias quanto por quem só quercurtir um bom passeio e admirar a beleza do mar.

Atrações mais conhecidas para visitar

Praias

Em João Pessoa, é possível visitar tanto as praias urbanas (bastante frequentadas pelos turistas pela proximidade com os hotéis) quanto aquelas mais paradisíacas. Todas elas com águas morninhas e de coloração esverdeada nas áreas mais profundas. Algumas das praias mais famosas de Jampa são Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Areia Vermelha, Bessa, Intermares e Tambabá.

Piscinas de Picãozinho

Conhecer as piscinas naturais de Picãozinho é um dos passeios mais tradicionais para se fazer em Jampa. Por lá, os visitantes podem aproveitar para mergulhar nas águas cristalinas e observar bem de perto os peixes. As piscinas só aparecem nas marés mais baixas e as melhores condições para o passeio são na véspera e até três dias depois do dia da entrada da lua cheia ou da lua nova.

Centro Cultural São Francisco

Com uma construção que teve início em 1589, o Centro Cultural São Francisco é um grande complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra, o Convento de Santo Antônio e algumas capelas, como a Capela Dourada. É possível fazer uma visita guiada que explica aos turistas os diversos detalhes da arquitetura do complexo.

Por do sol na Praia do Jacaré

É na praia fluvial do Jacaré, no município vizinho de Cabedelo, que esse grande espetáculo a céu aberto acontece. Em todos os fins de tarde, a praia e seus barzinhos se enchem de turistas e locais para acompanhar o sol se por ao som do Bolero de Ravel, tocado diariamente por Jurandy do Sax.

Melhor época para viajar para João Pessoa

Assim como outras capitais do Nordeste, João Pessoa é uma cidade quente durante todo o ano, e o sol se faz presente quase todos os dias, especialmente entre dezembro e março.

É preciso ressaltar que o verão é época de alta temporada, ou seja, costuma apresentar preços um pouco mais salgados. No entanto, trata-se também de uma ótima época para viajar, com temperaturas médias de 26ºC, mar morno e chuvas escassas.

No inverno, quando as temperaturas médias chegam à casa dos 24ºC, os dias continuam quentes, no entanto há o risco de que a sua viagem coincida com o período de chuvas (que vai de abril a julho).

Já para aqueles que querem aproveitar para curtir esportes como kitesurfe e windsurfe, a época ideal para visitar João Pessoa é durante os meses de julho a setembro, quando os ventos são mais fortes.

Ponto forte da gastronomia local

Os amantes da boa gastronomia podem comemorar: é impossível falar de João Pessoa e não se render aos seus sabores. Isso porque a culinária paraibana abriga pratos de todos os tipos — dos frutos do mar até aqueles mais fortes e típicos do sertão nordestino, como buchada, carne de sol e galinha cabidela — agradando a pessoas de gostos variados.

Nos restaurantes de Jampa, é comum ver nos cardápios muitos pratos com camarõespeixes e lagostas. Os ensopados de caranguejo, ostras ou de outros mariscos também não ficam para trás.

Quem gosta de lanches e quitutes, deve provar uma boa tapioca em João Pessoa. Por lá, os sabores mais tradicionais são carne de sol, queijo coalho, queijo de manteiga e coco, mas essas são apenas algumas das várias opções doces e salgadas. Já para aqueles mais ousados, uma boa pedida é experimentar o famoso cachorro-quente paraibano, com carne moída!

Viu só como João Pessoa merece ser o seu próximo destino de viagem? Para aproveitar o que de melhor a capital paraibana tem a oferecer e viver momentos inesquecíveis, considere as dicas do post ao preparar o seu roteiro.

Gostou das nossas dicas sobre João Pessoa e mal pode esperar para conhecer a cidade? Então, veja em outro post como comprar uma passagem aérea barata e fazer a sua viagem acontecer! 

Deixe um Comentário