O que fazer em Arraial D’Ajuda: 8 passeios para conhecer a charmosa vila da Bahia

Curtir belas praias, conhecer construções históricas e aproveitar uma boa gastronomia: são muitas as opções de o que fazer em Arraial D’Ajuda. Por isso, preparamos uma lista com as principais atrações da vila!

Arraial D’Ajuda é um distrito da cidade de Porto Seguro e fica localizada no sul da Bahia. Essa vila já é considerada um dos principais destinos turísticos da região, já que oferece uma grande variedade de atrações e possui uma ótima estrutura para receber os turistas.

Apesar de ser uma vila pequena, esse distrito oferece várias opções de passeios que certamente vão agradar pessoas de diferentes idades e gostos. Por isso, vale a pena colocar esse local na sua lista de próximas viagens. 

Continue lendo este texto para descobrir o que fazer em Arraial D’ajuda e conheça as melhores opções de passeio neste distrito!

O que fazer em Arraial D’Ajuda?

Praias, monumentos históricos, vegetação intocada, além de muitos bares e restaurantes, são muitas as opções de o que fazer em Arraial D’Ajuda. 

Confira agora a lista de atrações que separamos para que você possa aproveitar tudo o que esse destino tem para oferecer!

1. Praia do Mucugê

Praia do Mucugê. Imagem disponível em Unsplash.

A Praia do Mucugê é a mais famosa e badalada da vila. Ela fica no final da rua que leva o mesmo nome. É a principal via de Arraial D’Ajuda e, por isso, o seu acesso é muito fácil.

Essa praia conta com uma grande faixa de areia e um mar com águas tranquilas e cristalinas. Além disso, a Praia do Mucugê oferece uma boa estrutura para os visitantes, com várias opções de quiosques e restaurantes.

A Praia do Mucugê é o local perfeito para quem quer relaxar e curtir o dia em um ambiente agradável e com muitas comodidades.

2. Praia da Pitinga

Praia da Pitinga. Imagem disponível em Shutterstock.

A Praia da Pitinga é considerada por muitas pessoas uma das mais bonitas de Arraial D’Ajuda. Ela é muito mais tranquila do que a do Mucugê, mas possui uma paisagem deslumbrante.

Ao redor desta praia há várias falésias e uma vegetação rica. Além disso, ela tem um mar cristalino e areias claras. Esse também é um ótimo lugar para quem quer apreciar um belo pôr do sol.

Apesar de ser mais distante do centro do distrito e não ser tão badalada, a Praia da Pitinga conta com algumas opções de quiosques e restaurantes. 

3. Praia do Parracho

Praia do Parracho

Foto: Marcio Filho/MTur

Outra praia que costuma fazer muito sucesso em Arraial D’Ajuda é a do Parracho, que também serve como palco para várias festas e shows no período do Ano Novo e no Carnaval.

Essa praia fica ao lado da do Mucugê e também possui uma boa estrutura para receber os turistas, com diversas opções de barracas e restaurantes.

4. Centro histórico

Centro histórico de Arraial D'ajuda.

Foto: Marcio Filho/MTur

O Centro Histórico de Arraial D’Ajuda é o local perfeito para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e também admirar belas paisagens e construções.

Esse local foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e abriga algumas das primeiras construções do país, como a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda, que foi erguida em 1549.

A praça que se encontra no Centro Histórico do distrito é rodeada por casas antigas, mas muito bem conservadas, que funcionam como lojas de artesanato, cafés e restaurantes.

Um dos pontos mais visitados desse lugar é o Mirante das Fitas, que tem esse nome porque os visitantes costumam amarrar uma fitinha no seu parapeito e fazer um pedido. Contudo, segundo a lenda, os desejos só vão se realizar quando a fita se partir por conta própria.

Mesmo que você não queira fazer nenhum pedido, vale a pena visitar esse mirante, que oferece uma vista privilegiada de Arraial D’Ajuda, e também é um bom cenário para fotos. 

Quando você estiver no centro, não deixe de conhecer a Escadaria da Santa, que também é uma construção histórica, mas que foi totalmente revitalizada em 2021.

Atualmente, a Escadaria da Santa conta com uma iluminação especial e com uma decoração de mosaicos sobre todos os degraus, que formam belos desenhos e também remetem aos pontos turísticos locais. 

5. Rua do Mucugê

Rua do Mucugê. Imagem disponível em Shutterstock.

A Rua do Mucugê é a principal via da vila e também é considerada uma das ruas mais charmosas do Brasil — já que possui construções coloridas e rústicas, que encantam milhares de visitantes todos os anos.

Nessa estão localizados a maioria dos bares e restaurantes de Arraial D’Ajuda, como o Boi nos Aires, o Boiteko e o Octo Cozinha do Mar.

Além disso, na Rua do Mucugê também há uma grande variedade de lojas e algumas galerias de arte. 

Um dos principais pontos da Rua do Mucugê é o Beco das Cores, um local aconchegante e convidativo que concentra vários barzinhos e restaurantes.

6. Bróduei

Bróduei, em Arraial D'ajuda. Imagem disponível em Unsplash.

A Rua Bróduei faz alusão à famosa via de Nova York, Broadway, e também é uma das mais importantes e badaladas de Arraial D’Ajuda.

Essa via é fechada para carros, o que dá mais liberdade para a circulação dos pedestres. Apesar de pequena, a Bróduei abriga vários restaurantes, barzinhos e lojas, e oferece várias opções para quem quer curtir a vida noturna em Arraial D’Ajuda.

7. Arraial Eco Parque

Quem está procurando opções de o que fazer em Arraial D’Ajuda pode gostar do Arraial Eco Parque, que possui atrações para adultos e crianças.

O estabelecimento conta com vários tipos de escorregadores, piscinas artificiais e rio com correnteza artificial.

Além disso, no Arraial Eco Parque ainda é possível fazer um passeio de caiaque, descer de tirolesa e praticar arvorismo. O local ainda conta com uma praça de alimentação e estacionamento gratuito. 

8. Esportes

Praia de Arraial D'ajuda.

Vilamir Azevedo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Aqueles que gostam de praticar esportes aquáticos também vão encontrar boas opções de o que fazer em Arraial D’Ajuda.

Na Praia de Araçaípe, uma das mais famosas da vila, é possível praticar o kitesurf e o windsurf. Já na região da Praia da Pitinga é possível voar de parapente. 

O que fazer em Arraial D’Ajuda em um dia? 

Se você está planejando uma viagem rápida para Arraial D’Ajuda, e quer sugestões do que é possível fazer em um dia nessa vila, confira as nossas dicas a seguir:

  • Comece o dia indo até à Praia do Mucugê e aproveite para curtir muito nesse local paradisíaco;
  • Almoce no La Plage Beach Club, que fica na Praia do Mucugê e oferece uma grande variedade de pratos, além de ter um ambiente muito agradável e confortável;
  • Vá até à Praia da Pitinga e contemple a bela paisagem;
  • Visite o centro histórico da cidade, tire fotos na Escadaria da Santa e assista ao pôr do sol no Mirante das Fitas;
  • Passeie pela Rua do Mucugê e jante em um dos restaurantes que estão localizados por lá.

Arraial D’Ajuda possui atrações capazes de agradar a qualquer pessoa, além de praias e paisagens incríveis. Sendo assim, vale muito a pena visitar este destino turístico.

Agora que mostramos o que fazer em Arraial D’Ajuda, que tal começar a planejar a sua viagem para esse distrito de Porto Seguro? 

Para ajudar você nesse processo, conte com a MaxMilhas para comprar as passagens aéreas mais baratas e para reservar um quarto em um dos melhores hotéis da vila! 

Deixe um Comentário