Roteiro de quatro dias pelas vinícolas de Porto

Que tal aproveitar para conhecer de perto a história e o sabor de alguns dos melhores vinhos do Porto? Embarque nesse roteiro de viagem de 4 dias e delicie-se!

O friozinho cada vez mais intenso é um verdadeiro convite aos amantes de um bom vinho. Então bora dar ouvidos à nossa vontade e partir rumo a um roteiro de viagem muito especial: as vinículas de Porto!

Em apenas 4 dias é possível conhecer alguns dos principais rótulos portugueses e se fartar com a excelente cozinha da região. Vem conferir nossas dicas de viagem de hoje e garantir logo sua passagem aérea barata na MaxMilhas. E então, harmonizou? Partiu Porto!

Roteiro de viagem charmoso pra quem gosta de degustar um bom vinho

Porto é a principal cidade do norte e a mais visitada em Portugal depois da capital Lisboa. E não é para menos, em um roteiro de viagem simples é possível se encantar com as paisagens que o Rio Douro, que corta a cidade, ajuda a formar. E não dá pra ir e não conhecer as principais vinículas, claro. Por isso separamos algumas dicas de viagem para 4 dias de pura degustação.

Dia 1

Chegou em Porto, tire a manhã pra conhecer a cidade, até porque na maioria das vinículas há degustação, então a ideia é ir de estômago forrado. Comece o passeio pela Ribeira, uma das regiões mais badaladas, com bares e intensa vida cultural. Depois a dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Douro e chegar á outra margem, onde fica a Vila Nova de Gaia.

E é lá onde ficam as caves do famoso vinho do Porto, mas procure almoçar antes. Na Rua do Agro 141 dica a seleta Graham’s. Após um pequeno vídeo informativo, começa a visita guiada. Bom para quem quer sossego e exclusividade.

Um dos membros da família Graham fundou, em 1981, a Churchill’s, que fica um pouco abaixo da mesma rua. Lá os vinhos do Porto são notoriamente mais secos. Pequena e com clima intimista, a cave tem ainda uma sala VIP com uma vista fabulosa do Rio Douro, onde você pode programar um jantar ou provas particulares, por exemplo.

Dia 2

Pela manhã, comece o roteiro de viagem pelo Centro Histórico de Porto. Vá à Estação de São Bento; à Praça da Liberdade, com seus monumentos a D. pedro I e D. Pedro II; e siga pela Avenida dos Aliados, até a Igrejinha da Trindade.

Depois do almoço, volte a Gaia. Na Avenida Ramos Pinto 70 fica a Ferreira. A vista à cave de vinho do Porto começa em uma sala museu, onde há uma explicação sobre os diferentes tipos de vinho do porto. Depois há outro museu, fotográfico, e então passa-se à degustação.

Dia 3

Aqui as dicas de viagem são para voltar ao Centro e visitar o que ficou faltando. Vá à Igreja de São Francisco e ao Café Majestic. Aproveite para fazer compras na Rua Santa Catarina e almoce no Mercado do Bolhão.

À tarde, volte à Vila Nova de Gaia, dessa vez para a cave da Taylor’s, na Rua do Choupelo 250. Lá, a visita é completamente diferente, a começar pelo serviço de audio guide.

Mas vá sem pressa. Ao longo de 11 paradas são fornecidas informações detalhadas que você descobre no seu próprio ritmo. Há ainda um museu dedicado à tanoaria da Taylor’s e dois vídeos, para, então, chegar à prova de dois vinhos emblemáticos da marca.

Dia 4

Volte ao Centro para conhecer o Palácio de Cristal e seus jardins, a Livraria Lello, proveite para almoçar uma francesinha, prato típico local.

Volte a Caia e vá direto para a simples, mas deliciosa cave da Offley. O local alia descontração á tradição em suas visitas muito bem boladas. Pequenos detalhes fazem a diferença, como a degustação ao final da visita ao som da água caindo em um tanque na sala.

E então, gostou do roteiro de viagem que montamos para descobrir algumas das caves do Porto? Aproveite e compre logo sua passagem em promoção na MaxMilhas e embarque nessa desgustação!

Deixe um Comentário