O que fazer em Fernando de Noronha: um paraíso no Nordeste brasileiro

O conjunto de ilhas e ilhotas, parte do estado de Pernambuco, encanta milhares de turistas todos os anos que pesquisam o que fazer em Fernando de Noronha. As praias paradisíacas, as trilhas e passeios, a grande variedade de fauna e flora são alguns dos motivos desta busca.

O turismo em Fernando de Noronha é um dos mais deslumbrantes e imperdíveis para os fãs de viagem. Apesar disso, é importante se organizar para conhecer este paraíso, desde a compra de passagens aéreas baratas, até a organização dos passeios. Agora, chega de conversa e vamos ao que interessa!

Reunimos aqui tudo o que você precisa saber antes da sua viagem para este paraíso e sobre o que fazer em Fernando de Noronha. Confira nossas dicas para tornar sua experiência ainda mais inesquecível!

Como preparar sua viagem para Fernando de Noronha

Antes de conferir o que fazer em Fernando de Noronha, se planejar antes da viagem é muito importante para que seu passeio no paraíso seja o melhor possível. Por isso, é importante considerar alguns pontos antes de fechar seu roteiro.

Um dos pontos positivos é que esta é uma região privilegiada, com boas condições climáticas durante todo o ano. Mas, se pretende ir para lá, lembre-se que a chuva é mais frequente entre março e junho.

Leia também: Fernando de Noronha é o lugar dos seus sonhos

Por se tratar de uma área de conservação, os turistas têm que pagar algumas taxas de visitação. Essas cobranças permitem controlar a ocupação no local de forma adequada, garantindo a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade do arquipélago.

Taxas para visitar Noronha

Algumas taxas são cobradas para quem quer visitar Fernando de Noronha. Como o destino é um polo de preservação ambiental, é preciso que os turistas entrem neste universo.

Por isso, a cidade cobra um valor para evitar qualquer tipo de mácula aos cuidados diários que existem por lá.  As taxas podem ser pagas pela internet ou até mesmo no aeroporto, e o pagamento é obrigatório para ter acesso à ilha. 

Para saber o valor da taxa, que tem o preço alterado anualmente, você deve acessar o site do governo de Fernando de Noronha e calcular os valores que vai ter que pagar. 

Como chegar, onde ficar e o que levar para Noronha

Também é importante saber como chegar de fato em Fernando de Noronha. Só é possível chegar de avião, com voos a partir de Recife (PE) ou Natal (RN).

Dentro das ilhas, o deslocamento pode ser feito por táxi, ônibus ou buggy alugado. A hospedagem também é importante. Reserve seu hotel ou pousada com antecedência para não correr o risco de perder tempo na ilha procurando por um quarto.

Por conta da distância do continente, pode ser mais difícil encontrar alguns itens em Fernando de Noronha. Adicione em sua mala repelente, protetor solar, óculos escuros, roupas leves, calçados confortáveis e acessórios de mergulho se pensa em praticar o esporte. 

Também é importante levar dinheiro em espécie para não passar perrengue em Noronha. Mas, se esquecer, confira os caixas eletrônicos disponíveis na ilha.

O que fazer em Fernando de Noronha

Se você está em dúvida sobre o que fazer em Noronha, saiba que as opções são as mais variadas: curtir praias, fazer trilhas ou passeios de barco, vida noturna, mergulho e até mesmo surfe. Tudo, é claro, aproveitando o visual que só tem nesse paraíso.

Leia também: Conheça os lugares mais lindos para viajar no mundo! Selecionamos algumas das principais atrações do turismo em Noronha para você curtir um itinerário perfeito!

Passeio na ilha principal de Fernando de Noronha

Imagem de uma praia em fernando de noronha com águas cristalinas Que tal começar sua viagem pelo paraíso conhecendo um pouquinho de tudo? Isso é possível com o passeio pela ilha, que passa pelas praias principais e pode ajudar você a decidir o que fazer em Fernando de Noronha.

Baía do Sancho

Vista aérea da baía do sancho vazia com apenas um barco no mar Eleita 5 vezes pelo Travellers’ Choice como a melhor praia do mundo, a Baía do Sancho merece o título. Com credenciais como essa, não dá para perder esse passeio, né?

Além de curtir a praia, a Baía do Sancho também é um ponto de mergulho (tanto de cilindro quanto snorkel), onde dá para ver muitos peixinhos. Por algumas trilhas, você pode encontrar 2 cachoeiras que aparecem na época de chuvas.

Baía dos Porcos

Vista aérea da baía dos porcos Escondida próxima à Baía do Sancho, a Baía dos Porcos também impressiona seus visitantes com sua água verde. Na maré baixa, surgem diversas piscinas naturais. Lá não há estrutura de serviços, mas não deixe que isso impeça o seu passeio até lá. Prepare alguns lanches e água para se hidratar e aproveite!

Projeto Tamar

Imagem de dois homens que fazem parte do Projeto Tamar segurando e medindo o casco de uma tartaruga marinha Já pensou em presenciar um momento incrível da natureza, com desova de tartarugas indo em direção ao mar? O Projeto Tamar possui uma forte presença em Fernando de Noronha, e os turistas podem, de maneira organizada, ter essa experiência única com a natureza – sem atrapalhar as tartarugas, é claro.

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Responsável por cuidar de toda a biodiversidade presente na ilha, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é um passeio imperdível. É possível apreciar as belezas do arquipélago, como as piscinas naturais e o esplendor geral da natureza do local.

Vila dos Remédios

Vista aérea panorâmica da vila dos remédios e da fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios No centro da ilha, a Vila dos Remédios tem uma linda arquitetura de influência portuguesa e é um dos principais centros urbanos de Fernando de Noronha. Apesar de não ter muitos comércios, na Vila dos Remédios está localizada a principal estrutura do local, além de mirantes para as praias – incluindo o cartão postal Morro Dois Irmãos.

Praia do Atalaia

Imagem das pedras e do mar na praia do Atalaia em Fernando de Noronha Se você quer mergulhar, a praia do Atalaia é o seu lugar! Com um recife de corais próximo da areia, você poderá ver uma grande variedade de espécies de animais marinhos que fazem de Noronha sua morada. Fique atento à lotação: só é permitido entrar cem pessoas por dia  para não atrapalhar o ecossistema local.

Praia do Bode

Vista aérea da praia do bode em fernando de noronha A praia do Bode é menos procurada pelos turistas, mas vale entrar na sua lista. São várias piscinas naturais, que variam de acordo com a altura da maré. Vale a visita! Para chegar na praia tem uma trilha que começa no Mirante do Boldró. Na maré baixa dá para chegar de barco pela costa. 

Trilhas

Imagem da trilha do Atalaia com o morro dos dois irmãos no fundo Fernando de Noronha é rica em trilhas, principalmente para conhecer um outro lado da ilha, como é a trilha do Atalaia, que leva à praia de mesmo nome.  Com diferentes níveis de dificuldade, algumas das trilhas imperdíveis de Noronha são:

  • Capim Açu
  • Costa Azul
  • Costa Esmeralda
  • Pontinha e Abreus. 

Quem é aventureiro não pode perder essa!

Aquasub

Que tal curtir um esporte made in Noronha? Então você tem que testar o Aquasub, um barco que puxa uma prancha em que o praticante fica com os braços ao redor e vai fazendo manobras sem tirar a cabeça da água. Parece maluco, mas vale muito a pena se divertir com essa!

Surfe

Surfista praticando o esporte ao entardecer em fernando de noronha Se o seu negócio é curtir boas ondas, Noronha é uma parada obrigatória. As praias de Boldró e Conceição são cheias de ondas altas e muito procuradas por surfistas em todo o mundo. Dezembro e janeiro são os melhores meses para quem quer surfar.

Curtir a noite

Se você está se perguntando o que fazer à noite em Noronha, saiba que a ilha tem muitas opções de entretenimento!

Você pode encontrar bares, pubs e festas para curtir música ao vivo de qualidade. Não é só de praias lindas que Noronha vive. Os bares por lá também são procurados para aproveitar a noite da cidade.  Não deixe de ir ao Bar do Cachorro! D

á para passar a noite dançando ao som do forró e do Maracatu.  Um dos locais mais bem frequentados da região é o espaço cultural Muzenza com apresentações de reggae, samba e forró.  A Vila dos Remédios deve ser seu point garantido.

Por lá, você vai encontrar bares e restaurantes para todos os estilos. Vale a pena caminhar pelas ruas e descobrir mais da noite noronhense.

Quanto tempo ficar em Fernando de Noronha?

O tempo pode variar de acordo com a sua disponibilidade, mas cinco dias é considerado um bom período para aproveitar Noronha. Mas dá para fazer um bom roteiro em até menos tempo! Confira as nossas sugestões.

O que fazer em Fernando de Noronha em 3 dias

  • Dia 1 – Passeio na Ilha Principal (Projeto Tamar, Baía do Sancho, Praia do Porto, Museu dos Tubarões, Capela de São Pedro) 
  • Dia 2 – Passeio de barco (Rugido do Leão, Morro Dois Irmãos, Ponta da Sapata e Praia do Sancho)
  • Dia 3 – Baía do Sueste, Mirante da Praia do Leão, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Mirante do Boldró.

O que fazer em Noronha em 7 dias 

  • Dia 1 – Passeio na Ilha Principal
  • Dia 2 – Passeio de barco (Rugido do Leão, Morro Dois Irmãos, Ponta da Sapata e Praia do Sancho)
  • Dia 3 – Trilha do Atalaia + Praia do Atalaia
  • Dia 4 – Praia do Porto de Santo Antônio
  • Dia 5 – Baía do Sueste, Mirante da Praia do Leão, Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Mirante do Boldró.
  • Dia 6 – Trilha da Costa Esmeralda
  • Dia 7 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Aproveite Noronha e de quebra tenha uma experiência ainda mais incrível. A MaxExperiências é um produto que reúne passagens aéreas, hotel e roteiros exclusivos num só lugar.

Assim, você não precisa contratar cada serviço separadamente no local da viagem, perdendo tempo e dinheiro. E tem um pacote especial de MaxExperiências para Fernando de Noronha esperando por você! Tá esperando o que para fechar o seu?

Deixe um Comentário