Você sabe quais são os melhores festivais e eventos em BH?

No momento de escolher o destino da próxima viagem é importante pesquisar sobre as atrações culturais das cidades. Normalmente, esses momentos permitem conhecer melhor a cultural local, além de ser uma ótima forma de lazer. Em Minas Gerais, os festivais e eventos em BH oferecem experiências inusitadas e de vários estilos.

Da música à gastronomia, eles permitem apreciar o que há de melhor no estado e no país, já que muitos desses eventos são voltados para a cultura nacional. A maioria dos festivais e eventos em BH acontece ao ar livre e em diversas partes da cidade por isso, são uma ótima oportunidade para conhecer e aproveitar toda a capital.

Para quem vem de fora, a locação de veículos é uma boa maneira de fazer isso com mais autonomia. Na Lokamig você pode alugar o carro diretamente nos aeroportos de Confins e da Pampulha assim como na matriz da empresa, que fica em uma região central e de fácil acesso.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esses festivais que movimentam a capital mineira ao longo de todo o ano? Confira a nossa seleção!

Gastronomia

A comida mineira é uma das mais apreciadas no país e, por isso, não faltam festivais de gastronomia em BH. Os eventos celebram a comida regional, a tradição dos botecos, a cozinha contemporânea, as bebidas mais queridas de Minas e muito mais.

ExpoCachaça

Não é segredo nenhum que os mineiros curtem uma boa cachaça. Por isso, nada mais justo do que dedicar um festival inteiro à bebida. Normalmente, ele acontece em junho e é ideal para esquentar os invernos da capital mineira.

O evento acontece no Expominas e se anuncia como “a maior vitrine mundial da cadeia produtiva da cachaça”. Com certeza, um passeio bem divertido e inusitado!

Sabores do Mercado

O Mercado Central de BH é um dos mais ricos do país. Lá é possível encontrar todo o tipo de mercadoria e, principalmente, degustar o melhor da cozinha mineira. Há quem diga que ele representa toda a diversidade gastronômica e cultural de Minas Gerais.

O festival Sabores do Mercado, que acontece entre janeiro e fevereiro, é uma ótima oportunidade de conferir o local de perto! Normalmente, são selecionados 15 bares e restaurantes para preparar um prato especial ou para destacar alguns itens do cardápio para o festival.

Festival de Cafés Especiais

A produção de café está muito ligada à história da gastronomia mineira e não poderia deixar de ser prestigiada nos festivais e eventos em BH.

O Festival de Cafés Especiais acontece de julho a setembro e se dedica a reforçar a fama de BH como “capital do café”. Ele inclui todos os setores da produção de uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo.

Restaurant Week

Não é só de regionalismo que vive a gastronomia mineira. Durante o Restaurant Week, que acontece entre agosto e setembro, os participantes podem conhecer pratos ousados e de diferentes estilos gastronômicos.

O festival surgiu em Nova York e, atualmente, está presente em mais de 20 cidades brasileiras. Ele tem o objetivo de difundir o acesso à alta gastronomia e, assim, vários bons restaurantes preparam receitas exclusivas para o evento cujo mote é o preço especial do menu composto por entrada, prato principal e sobremesa.

Comida di Buteco

Com milhões de bares por quarteirão, Belo Horizonte é a capital dos botecos. A tradição da cidade é exaltada no Comida di Buteco, festival que já conquistou o público.

Botecar

A cultura dos botecos é tão forte na capital mineira que é o tema de mais de um festival. O Botecar acontece no mês de abril e, em 2018, homenageia um outro grande atributo de Minas: a Estrada Real. O Botecar conta com a participação de 38 estabelecimentos distribuídos por vários bairros e regiões de Belo Horizonte.

Festival do Queijo Minas Artesanal

Muito mais do que uma iguaria super saborosa, o queijo minas faz parte da cultura do estado. É por isso que o ingrediente tem um festival dedicado a ele: o Festival do Queijo Minas Artesanal, que acontece no final de maio, na Serraria Souza Pinto. Imperdível!

Música

Savassi Festival

O jazz é homenageado em diversos festivais e eventos em BH. Um dos mais conhecidos é o Savassi Festival, que traz a música de New Orleans para os belo horizontinos em meados de agosto.

O festival mescla apresentações pagas e gratuitas e culmina com um grande evento aberto ao público nas ruas do bairro mais charmoso da capital mineira, a Savassi.

Planeta Brasil

O Planeta Brasil é mais um festival de relevância nacional. A Esplanada do Mineirão recebe artistas e bandas de todo o país, assim como nomes internacionais. Normalmente, o evento acontece em janeiro e, neste ano, trouxe mais de 20 nomes para a cidade entre eles a banda Phoenix, que tem uma legião de fãs em todo o mundo.

Cinema

A sétima arte também tem o seu espaço na capital mineira. A produção cinematográfica é incentivada e difundida em diversos festivais que acontecem o ano inteiro.

Veja alguns deles!

CineBH

O CineBH Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece no segundo semestre, geralmente nos meses de agosto ou setembro. Além de exibir obras nacionais e internacionais, a mostra também traz debates sobre a produção cinematográfica no país e oferece oficinas temáticas, como crítica audiovisual e elaboração de roteiro.

FestCurtasBH

O Festival Internacional de Curtas é uma mostra competitiva que visa incentivar a produção e aumentar a visibilidade de filmes de curta duração. As inscrições acontecem no início do ano e o festival acontece em setembro.

Indie

O Indie também acontece no início do segundo semestre de cada ano. O festival é voltado para o cinema independente e traz obras que dificilmente chegam à cidade (ou ao país) com o circuito comercial.

As exibições são gratuitas e divididas por salas de cinema de rua em BH o que proporciona uma ótima oportunidade para conhecer e aproveitar melhor a cidade.

Teatro

Belo Horizonte também é o destino ideal para os fãs do teatro, já que a cidade recebe diversas atrações ao ar livre durante todo o ano, além de festivais voltados para o tema.

Campanha de Popularização

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança é uma das maiores iniciativas do país voltadas para o setor. O festival acontece entre janeiro e março e reúne peças infantis e adultas de todos os estilos, além de musicais e apresentações de dança.

Essa é uma ótima oportunidade para conferir obras conceituadas a preços acessíveis como as peças do Grupo Galpão, grupo mineiro de grande prestígio nacional.

Seja na gastronomia, no cinema, na música ou no teatro, os festivais e eventos em BH acontecem ao longo do ano inteiro e são uma ótima opção de turismo cultural. Com certeza, o que não vai faltar é diversão e aprendizagem nessa cidade tão encantadora!

Que tal planejar a sua viagem para a capital mineira? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e convide os seus melhores amigos!

Artigo produzido pela equipe da Lokamig Rent a Car.

Deixe um Comentário