Entenda o que é overbooking

Substituição não programada de aeronave

É a situação mais frequente que causa overbooking. Trata-se de quando uma aeronave com uma determinada capacidade de passageiros é impedida de voar por conta de motivos técnicos ou operacionais e precisa ser substituída por outra com capacidade inferior de passageiros. É certo que a companhia aérea precisará realocar alguns passageiros por causa do imprevisto.

Venda de passagens acima da disponibilidade de lugares

Os softwares utilizados pelas companhias aéreas possuem um algoritmo que “prevê” uma média de passageiros que irão desistir de voar por meio de estatísticas, e, automaticamente, disponibilizam mais passagens em um mesmo voo para que a ocupação da aeronave seja aproveitada ao máximo. O problema é quando a “previsão” falha e os passageiros, de fato, aparecem na hora marcada para embarcar.

Atraso no check-in

Em voos domésticos é preciso fazer o check-in com, pelo menos, 40 minutos de antecedência, e 60 minutos nos casos de voos internacionais. Se o passageiro fizer o check-in com menos tempo de antecedência, a companhia aérea pode preterir o embarque para outros passageiros ou, simplesmente, acionar a lista de espera.

Cancelamentos de voos

Por motivos climáticos ou operacionais, a companhia aérea pode cancelar um ou mais ou voos, então os passageiros são realocados em outros mediante a disponibilidade das aeronaves. O overbooking acontece geralmente porque as companhias aéreas priorizam realocar passageiros em condições especiais (idosos, lactantes e passageiros com crianças de colo).

O que fazer para evitar um overbooking?

·         Use a internet para fazer o check-in

Além de existirem apps que informam as condições dos voos e facilitam o check-in, por meio da internet você pode se antecipar e fazê-lo com bastante antecedência. Assim, você evita pegar enormes filas no aeroporto, economiza tempo e, é claro, reduz significativamente as suas chances de sofrer overbooking.

·         Confirme o seu voo com pelo menos um dia de antecedência

Pelo site ou call center da companhia, você deve confirmar o seu voo e a sua reserva, de preferência com um dia de antecedência. Nada melhor para evitar descobrir que o seu voo foi cancelado somente na hora de embarcar.

·         Pontualidade

Evite chegar atrasado ou muito em cima da hora, ainda mais se você ainda não tiver feito o check-in. Além das empresas aéreas sempre escolherem passageiros atrasados para sofrer overbooking, ainda podem querer transferir o problema cobrando multas e diferenças na tarifa por causa do atraso.

·         Fique de olho em seu voo

Após ter feito o check-in você ainda corre o risco de sofrer overbooking, pois as companhias aéreas irão escolher os passageiros que embarcarem por último caso exista a necessidade. Portanto, mesmo após o check-in, fique de olho no painel de informações do aeroporto e próximo ao portão de embarque.

Em casos de overbooking, o que fazer?

Quando não há como evitar o overbooking, você ainda têm direitos, saiba quais são eles:

·         Você pode negociar

Antes de aceitar ser realocado em outros voos, você tem todo o direito de propor uma forma de compensação pelo inconveniente causado pela companhia aérea:

– Upgrade de classe/assento

– Nova passagem

– Milhas aéreas

– Dinheiro em espécie

– Cupom de compras

·         Reservas em hotel e outros voos em conexão

Caso o overbooking vá comprometer outros voos em conexão ou reservas em hotel, você pode pedir ao funcionário da companhia aérea para lhe ajudar a remarcar e corrigir os problemas causados pela defasagem.

·         Todos os passageiros estiverem em grupo, têm os mesmos direitos

Se você estiver viajando em um grupo (familiar, amigos, companheiros de trabalho), todos terão direito às mesmas compensações que você.

·         Peça para ser realocado em um voo da companhia aérea concorrente

As companhias aéreas são obrigadas a pagar o valor da passagem mais cara da companhia concorrente, portanto, se você oferecer esta opção, certamente muitos benefícios irão surgir caso use esse argumento.

·         A companhia aérea tem que oferecer suporte aos passageiros que forem vítimas de um overbooking

Em atrasos de 1 a 2 horas: ela tem que oferecer acesso à internet e ligações telefônicas para que o passageiro possa tomar as medidas necessárias para consertar o seu itinerário.

Em atrasos de 2 a 4 horas: precisa fornecer, além do acesso à internet e telefonemas, lanches e bebidas para o passageiro, ou dinheiro para que ele possa se alimentar.

Atrasos de mais de 4 horas: além dos benefícios já citados, a companhia aérea deve arcar com as despesas de locomoção até o um hotel designado, além dos custos de pernoite. A remarcação do voo também deve ser realizada sem custo adicional.

Você já foi vítima de um overbooking ou conheça alguém que já tenha sido? Tem algum conselho ou dica que queira compartilhar para evitar essa situação? Deixe o seu comentário contando a sua experiência!

 

Comentários

Deixe um Comentário