Vamos viajar, galera! Saiba o que fazer para organizar uma viagem em grupo

Você está planejando as próximas férias, mas ainda não sabe como organizar viagem em grupo? Então, fique calmo!

Neste texto, você vai descobrir como organizar desde o plano de custos até o destino, passando pelo melhor meio de transporte e a opção mais viável de alojamento para a turma! Além disso, vai descobrir como manter o seu grupo unido antes mesmo do passeio e saber de que forma agir para não sofrer nenhum perrengue. Leia as 10 dicas!

1. Descubra o perfil dos viajantes que formam o grupo

Antes de tudo, identificar o perfil das pessoas que formam o seu grupo é crucial para escolher o plano de custos, o lugar para onde vocês vão e o tipo de hospedagem que desejam. Inicialmente, pergunte aos seus companheiros se eles têm algum problema de saúde ou se têm preferência em relação à hospedagem, alimentação ou acomodação.

Outra coisa: preste atenção se algum membro pretende levar crianças, pois isso interfere nos planos da turma. Por fim, quanto mais espírito coletivo os viajantes tiverem, melhor e mais unido será o grupo!

2. Tenha um grupo mais unido antes da viagem

Viagens em grupo são diferentes de passeios individuais por vários motivos. Mas se você aposta na primeira opção, então tente ao máximo fazer com que a galera esteja unida! Quer saber como?

O grupo pode se animar antes mesmo das férias: marque jantares, saídas e encontros para colocar não apenas o planejamento da viagem em dia, mas para estreitar a amizade! Com uma turma mais unida, será mais fácil inclusive tomar decisões que agradem à maioria.

3. Saiba quanto dinheiro o grupo quer gastar

Com o perfil do grupo em mãos, está na hora de delinear os custos do passeio. Não se esqueça de colocar na ponta do lápis o preço do transporte (aéreo, terrestre ou marítimo), do alojamento e das refeições.

Pense sempre, também, em um valor que inclua uma margem financeira para possíveis perrengues, pois sempre há a possibilidade de as despesas no local serem maiores.

Ah, é sempre importante pedir ajuda do grupo para pensar nesse plano de custos, porque é praticamente impossível que todos tenham disponibilidade da mesma quantia.

4. Decida em conjunto o local para onde viajar

A escolha do destino da viagem em grupo é um momento à parte do planejamento, pois envolve várias questões subjetivas que podem dar dor de cabeça na hora de chegar a uma conclusão.

Mas fique atento: é importante conciliar o local que você vai visitar com a planilha de custos que foi organizada anteriormente, pois não adianta querer ir às florestas tropicais da Costa Rica quando se tem dinheiro suficiente para conhecer Bonito (MS)!

Por isso, é importante estar com a mente aberta para não perder uma ótima oportunidade de conhecer o mundo com seus parceiros.

5. Escolha o melhor transporte para a viagem

O meio de transporte ideal para a sua viagem vai depender, justamente, do local para onde você for. Mas, em geral, uma ótima opção é aproveitar o conforto e a rapidez do transporte aéreo, seja dentro ou fora do país. Se esse for o caso do seu grupo, saiba que há opções para baratear a viagem.

A depender do destino escolhido, uma possibilidade é pensar na ponte aérea, eficaz para quem tem pouca disponibilidade para deslocamento. No entanto, existem sites que vendem passagens aéreas emitidas por meio de milhas, nos quais quem tem muitos amigos ganha mais créditos para voar!

Pense em grupo sobre essas possibilidades e prepare-se para arrumar as malas, viajante.

6. Decida qual é a melhor opção de alojamento

Em uma viagem em grupo, nem sempre é fácil chegar a um acordo sobre a hospedagem. Alguns viajantes querem gastar mais em hotéis e outros querem economizar em pousadas ou hostels.

Por isso, uma opção que pode agradar aos dois lados é preferir um hotel confortável, mas que ofereça quartos para várias pessoas. Dessa forma, o seu grupo não perde a qualidade do sono e ainda aproveita para socializar nas acomodações.

Porém, para estar seguro de que o hotel não vai cobrar mais pelas diárias da equipe, entre em contato direto com o estabelecimento e confirme as informações da reserva. Além disso, negociar com a rede hoteleira é uma ótima maneira de conseguir descontos em grupo!

7. Organize um roteiro que agrade todos

Decidir o que fazer no destino é outra questão polêmica quando se trata de viagem em grupo. Porém, assim como nos quesitos anteriores (como transporte e hospedagem), não abra mão da coletividade para fazer uma checklist do que conhecer na cidade que vocês vão visitar.

É importante, ainda, pesquisar bastante sobre o local, pois podem haver atrações gratuitas ou pagas durante o caminho. Para manter a segurança do grupo, pesquise sobre delegacias, hospitais e possíveis áreas de risco no lugar.

8. Saiba qual medida tomar em caso de desencontros

Ah, para ajudar alguém que, porventura, se perca do grupo, marque um ponto de encontro anteriormente! Em geral, apesar de o roteiro ter sido programado com bastante antecedência, alguém sempre acaba se perdendo da maioria no meio do passeio.

Uma solução viável para que não haja estresse, portanto, é decidir um lugar para que os “perdidões” possam encontrar o restante da turma facilmente!

9. Estipule horários para reduzir o atraso

Você está disposto a empenhar vários dias para curtir as tão sonhadas férias em grupo, certo? Então, não se esqueça de estipular, após decisão conjunta, horários fixos para cada atividade durante o passeio.

E por que essa decisão é necessária? Porque é comum que, em uma viagem com várias pessoas, existam algumas que acordam mais cedo ou mais tarde, que almoçam às 12 h ou às 14 h e que adoram tomar banhos rápidos ou demorados. Não há como controlar o gosto de cada viajante, mas o cronograma vai permitir que não haja ninguém muito acelerado ou atrasado!

10. Curta a emoção da viagem com os companheiros

A melhor parte de organizar viagem em grupo é a coletividade! Após um tempão planejando as férias, o que você deve fazer é justamente descansar na companhia de gente querida.

É importante, para isso, estar bastante calmo para não entrar em discussões, pois o conflito pode acabar a alegria do passeio. No entanto, com essas 10 medidas, você vai saber como programar uma viagem em grupo e, mais, estará com tudo na ponta do lápis quando a data do passeio se aproximar!

Agora que você já sabe como organizar a sua próxima viagem em grupo, compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais! 😉

Comentários

Deixe um Comentário