Ícone do site Blog da Maxmilhas

O que fazer em Santarém: 10 pontos turísticos imperdíveis

Barcos em Santarém, Guia de Santarém

Você já pensou em conhecer uma das cidades mais incríveis do Pará? Descubra o que fazer em Santarém!

Santarém é uma cidade cheia de história, natureza, além de possuir uma culinária muito saborosa e abrigar uma população hospitaleira.

Santarém é a terceira maior cidade do Pará e fica a aproximadamente 1390 km de Belém, capital do estado. Essa cidade foi fundada em 1661 por um padre jesuíta que instalou a sua missão religiosa na antiga aldeia dos Tapajós.

Com uma história muito rica e também abriga uma natureza deslumbrante, a cidade conta com belas praias fluviais e parte da floresta amazônica. Há opções do que fazer em Santarém para todos os estilos de turista.

Confira agora quais são as principais atrações turísticas de Santarém.

Veja também: Guia de Santarém

1. Alter do Chão

Alter do Chão é um distrito de Santarém e está localizado a 40 km do centro da cidade. Esse distrito é o principal atrativo turístico da região e, inclusive, já foi apontado pelo jornal inglês The Guardian como o lugar que tem as praias fluviais mais bonitas do mundo.

Quando as águas do Rio Tapajós baixam, aparece a Ilha do Amor em Alter do Chão, que tem areias brancas e águas turquesas. Definitivamente, ela não deve em nada às praias do Caribe, por isso vale a pena conhecer!

Leia também: Quando ir a Santarém?

2. Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Foto: site da aquidiocese de santarem

Também conhecida como Igreja Matriz de Santarém, essa construção está entre as mais antigas da cidade. As obras da catedral começaram em 1754. Desde então, a Igreja Matriz de Santarém já passou por várias  reformas e processos de restauração.

No interior da catedral há muitos vitrais, obras de arte sacras com passagens bíblicas e imagens de Nossa Senhora da Conceição.

Aproveite a visita à catedral para explorar um pouquinho a região onde ela fica. Entre as dezenas de construções portuguesas, destacam-se o Solar do Barão de São Nicolau e o Solar dos Brancos, que têm inspiração árabe.

Veja mais: Onde ficar em Santarém? 

3. Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de Santarém faz parte do complexo da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e possui um acervo de imagens sacras, objetos usados nas missas e obras de arte de cunho religioso.

4. Centro Cultural João Fona

Foto: RodrigoCruzatti, Wikimedia Commons

O prédio que abriga o Centro Cultural João Fona é o terceiro mais antigo de Santarém e já foi usado como intendência municipal, sede da prefeitura, salão do júri, câmara municipal e cadeia pública.

Contudo, a partir de 1991 essa construção passou a abrigar um centro cultural que homenageia um dos principais artistas plásticos da região.

Além disso, o acervo dessa instituição ajuda a contar a história de Santarém. Os grandes destaques do Centro Cultural João Fona são as cerâmicas e os artesanatos indígenas.

5. Praça Mirante dos Tapajós

Foto: Jeso Carneiro, Flickr

Essa praça ocupa o lugar de uma antiga fortaleza que tinha como objetivo proteger a cidade de possíveis invasores. Apesar de o local não ser usado como fortaleza há muito tempo, ainda há alguns canhões na praça.

A Praça Mirante dos Tapajós oferece uma vista privilegiada da cidade e também permite que o visitante veja o encontro dos Rios Tapajó e Amazonas, que não se misturam, pois possuem temperaturas diferentes.

6. Floresta Nacional dos Tapajós

Foto: Wikimedia Commons

A Floresta Nacional dos Tapajós convida a um passeio no coração da Amazônia. Situada a 50 km de Santarém, ela permite observar a natureza preservada e conhecer as populações ribeirinhas.

Na época das chuvas, o nível do rio sobe de tal maneira que é possível passear de barco entre as copas das árvores. Portanto, também é uma ótima oportunidade para ver a fauna e a flora de perto.

7. Mercadão 2000

Foto: site oficial de Santarém

Amantes de gastronomia precisam dar aquela passadinha no Mercadão 2000! Por lá, é possível encontrar os principais ingredientes usados nos pratos que compõem a culinária típica do Pará.

Peixes, vegetais, farinhas, temperos e doces são apenas algumas das iguarias que você encontra nos estandes. Inclusive, os melhores restaurantes de Santarém compram os seus ingredientes por lá!

8. Orla do Rio Tapajós

A Orla do Rio Tapajós é considerada o grande ponto de encontro de Santarém. Reserve um fim de tarde para contemplar o pôr do sol, provar os petiscos locais e beber uma cerveja gelada.

Siga o passeio para encontrar o Mirante Tapajós e ter uma vista panorâmica da região. Também é possível observar o encontro das águas claras do Rio Tapajós e das águas escuras do Rio Amazonas. É um passeio imperdível!

9. Praia de Ponta das Pedras

Foto: Lubasi, Flickr

A Praia de Ponta das Pedras também é bastante reconhecida por sua beleza. Localizada a 35 km do centro de Santarém, ela mistura águas cristalinas e formações rochosas, criando um cenário maravilhoso.

Aproveite a sua ida até lá para fazer outros passeios que valem a pena, como o Lago Preto, o Lago do Tapari, o Lago do Jacaré, o Canal do Jari e a Ilha do Meio. Não esqueça de levar a máquina fotográfica!

10. Praia do Maracanã

Essa praia fica numa vila de pescadores a aproximadamente 10 km do centro de Santarém. O local possui uma boa infraestrutura para os turistas, com opções de bares e restaurantes.

A Praia do Maracanã tem uma areia clara e águas azuis. É um dos locais preferidos dos moradores da região para relaxar. Se você for a essa praia, não deixe de provar o charutinho, um peixe típico da região.

Durante o período de seca, a faixa de areia se estende consideravelmente e abre um grande espaço para quem quer curtir a praia. Contudo, na época de cheia, a água sobe muito e chega perto das casas dos pescadores..

Agora que você já sabe tudo o que Santarém tem a oferecer, dê o próximo passo comprando passagens aéreas para a sua viagem

Sair da versão mobile