O que fazer em Santarém?

Atualmente, Santarém é o terceiro maior município do estado do Pará. Entretanto, a região já foi uma aldeia dos índios Tapajós e uma vila de colonizadores portugueses.

Em termos turísticos, o que mais chama a atenção em Santarém são as belezas naturais, que são conhecidas no mundo inteiro. Quer saber o que fazer por lá? Então, siga a leitura!

Afinal, o que fazer em Santarém?

Curtir Alter do Chão

Localizado a 40 km do centro de Santarém, o Distrito de Alter do chão é o principal atrativo turístico da região e, inclusive, já foi apontado pelo jornal inglês The Guardian como o lugar que tem as praias fluviais mais bonitas do mundo.

Quando as águas do Rio Tapajós baixam, aparece a Ilha do Amor, que tem areias brancas e águas turquesas. Definitivamente, ela não deve em nada às praias do Caribe, por isso vale a pena conhecer!

Visitar a Catedral de Nossa Senhora da Conceição

Também conhecida como Igreja Matriz de Santarém, essa construção está entre as mais antigas da cidade. Em seu interior, os grandes destaques são os vitrais, as artes sacras e o crucifixo.

Aproveite a visita à catedral para explorar um pouquinho a região onde ela fica. Entre as dezenas de construções portuguesas, destacam-se o Solar do Barão de São Nicolau e o Solar dos Brancos, que têm inspiração árabe.

Ir ao Centro Cultural João Fona

O prédio que abriga o Centro Cultural João Fona é o terceiro mais antigo de Santarém e já foi usado como intendência municipal, sede da prefeitura, salão do júri, câmara municipal e cadeia pública.

No entanto, o grande destaque é mesmo o acervo da instituição, que ajuda a contar a história de Santarém. Os grandes destaques são as cerâmicas e os artesanatos indígenas.

Conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós

A Floresta Nacional dos Tapajós convida a um passeio no coração da amazônia. Situada a 50 km de Santarém, ela permite observar a natureza preservada e conhecer as populações ribeirinhas.

Na época das chuvas, o nível do rio sobe de tal maneira que é possível passear de barco entre as copas das árvores. Portanto, também é uma ótima oportunidade para ver a fauna e a flora de perto.

Explorar o Mercadão 2000

Amantes de gastronomia precisam dar aquela passadinha no Mercadão 2000! Por lá, é possível encontrar os principais ingredientes usados nos pratos que compõem a culinária típica do Pará.

Peixes, vegetais, farinhas, temperos e doces são apenas algumas das iguarias que você encontra nos estandes. Inclusive, os melhores restaurantes de Santarém compram os seus ingredientes por lá!

Passear pela Orla do Rio Tapajós

A Orla do Rio Tapajós é considerada o grande ponto de encontro de Santarém. Reserve um fim de tarde para contemplar o pôr do sol, provar os petiscos locais e beber uma cerveja gelada.

Aproveite para seguir o passeio para encontrar o Mirante Tapajós e ter uma vista panorâmica da região. Também é possível observar o encontro das águas claras do Rio Tapajós e das águas escuras do Rio Amazonas. Imperdível!

Aproveitar a Praia de Ponta das Pedras

A Praia de Ponta das Pedras também é bastante reconhecida por sua beleza. Localizada a 35 km do centro de Santarém, ela mistura águas cristalinas e formações rochosas, criando um cenário maravilhoso.

Aproveite a sua ida até lá para fazer outros passeios que valem a pena, como o Lago Preto, o Lago do Tapari, o Lago do Jacaré, o Canal do Jari e a Ilha do Meio. Não esqueça de levar a máquina fotográfica!

Essas dicas ajudaram você a decidir o que fazer quando for a Santarém? Então, passe agora mesmo no site da MaxMilhas e garanta passagens aéreas com desconto!

Deixe um Comentário