Ícone do site Blog da Maxmilhas

O que fazer em Veneza: dicas de como aproveitar ao máximo a sua visita!

O que fazer em Veneza, foto da cidade.

Veneza é um dos destinos mais disputados do mundo. A cidade, famosa pelos seus canais, igrejas e prédios de riqueza histórica inestimável, é parada obrigatória em qualquer viagem pela Itália.

Para organizar seu roteiro, porém, é indispensável entender sobre a taxa de entrada na cidade, quando é a alta e a baixa temporada e o que os italianos esperam dos turistas. Veja nossas dicas sobre o que fazer em Veneza e se prepare para uma viagem mais que especial!

5 coisas que você precisa saber antes de ir a Veneza

Veneza é um dos lugares mais lindos do mundo. Não é à toa que a cidade com menos de 50 mil habitantes recebe milhões de turistas ao longo do ano.

Para você aproveitar bem a sua tão sonhada viagem, confira abaixo as 5 informações essenciais que você precisa saber antes de ir a Veneza!

1. Tem que pagar taxa para entrar em Veneza

Além dos requisitos básicos para viajar para Europa, Veneza cobra uma taxa de € 5 para turistas. O pagamento, porém, é exigido apenas em datas específicas (geralmente feriados e fins de semana). Para 2024, por exemplo, já não há mais datas com cobrança de taxa.

Além disso, as regras sobre o pagamento oferecem diferentes exceções, como isenção para certos horários de chegada e para viajantes menores de 14 anos.

Para você se preparar para sua viagem pela Itália, nossa dica é acompanhar sites locais e oficiais como o site da prefeitura de Veneza.

2. A alta temporada é em julho

Em julho, Veneza chega a receber 100 mil visitantes por dia. Além de lotada, tudo pode ficar mais caro, e o clima é quente, com máximas ultrapassando os 40 ºC. Mesmo assim, é um dos melhores destinos para curtir o verão na Europa.

Se fizer questão de viajar nessa época do ano e quiser fugir da lotação, a dica é viajar entre agosto e setembro e, de preferência, em dias de semana. Você também pode economizar voando em agosto, se comparando os preços dos voos com os de julho.

3. O inverno é melhor época para economizar em Veneza

De janeiro a março, é a melhor época para visitar Veneza se você quer economizar. No inverno, depois do Natal e Ano Novo, a cidade recebe menos visitantes e, com isso, tudo fica mais barato, desde as passagens à hospedagem.

Em relação ao clima, os termômetros podem marcar de 0 ºC a 8 ºC em janeiro, esquentando um pouquinho em fevereiro e, principalmente, março, com máximas subindo para 13 ºC durante o dia.

Como é o período quando acontece o famoso “Acqua Alta”, os canais ficam ainda mais cheios e as chuvas são frequentes, exigindo roupas adequadas, como capas e botas de borracha.

Mas, apesar desses pontos, o cenário continua muito romântico, o que faz de Veneza um ótimo destino para uma lua de mel no inverno!

4. Não há trânsito de automóveis em Veneza

Grande Canal de Veneza à luz do dia | via Pixabay.

Em Veneza, em especial na parte histórica, ou você se locomove de barco ou a pé. As poucas ruas e pontes dessa parte da cidade são exclusivas para pedestres, e o transporte para distâncias maiores é feito pelos canais.

Você pode pegar um vaporetto, que é o ônibus aquático de Veneza, com diferentes linhas que percorrem o Grande Canal. Cada passagem vale por 60 minutos e custa em torno de € 8. Caso sua viagem seja um pouco mais longa, compensa pesquisar os preços do Veneza Único, que oferece opções de passes para 1 a 7 dias.

Outros meios para percorrer Veneza incluem os táxis aquáticos e as gôndolas, mas os preços são um pouco mais caros.

5. Há uma lista com conselhos de comportamento para turistas

Com o boom de turistas pós-covid, Veneza tem promovido campanhas alertando visitantes sobre a importância de respeitar a comunidade local. Na página da prefeitura veneziana, há uma lista com 12 conselhos do visitante responsável. Antes de viajar, aconselhamos você conferir a página traduzida com ajuda do seu navegador.

O que fazer em Veneza: dicas para 1 e 2 dias, noite e inverno

Entre as principais atrações de Veneza estão a majestosa Praça de São Marcos, onde se encontram a Basílica de São Marcos e o Campanário; o imponente Palácio Ducal, que revela a grandiosidade da Sereníssima República; e o famoso Grande Canal, ladeado por palácios e cruzado por gôndolas e barcos.

Além disso, a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros são paradas obrigatórias, oferecendo vistas inesquecíveis e um mergulho na história da cidade.

Veja nossas dicas para aproveitar esses atrativos em roteiros de 1 e 2 dias e sugestões para curtir a noite e o inverno em Veneza!

O que fazer em Veneza em 1 dia?

Veneza: paisagens e pontos turísticos deslumbrantes | via Pixabay.

Para visitar o essencial de Veneza em 1 dia, comece seu dia na Praça de São Marcos (Piazza San Marco). Visite a Basílica de São Marcos para admirar sua imponente arquitetura bizantina e famosos mosaicos dourados.

Em seguida, suba na Torre do Campanário para ter uma vista panorâmica da cidade. Se tiver disposição, explore o Palácio Ducal (Palazzo Ducale), um dos marcos históricos mais importantes de Veneza, com suas belas salas e a famosa Ponte dos Suspiros.

Caminhe até a Ponte Rialto, seguindo pela Riva degli Schiavoni para contemplar uma das melhores vistas dos canais. Você pode tirar fotos e aproveitar para almoçar no Mercado de Rialto.

Caso prefira um restaurante com uma pegada mais local, escolha um em Dorsoduro ou Cannaregio. Assim, você pode saborear pratos típicos venezianos, como o risoto de frutos do mar ou a sarde in saor, prato à base de peixes.

Se decidir almoçar em Dorsoduro, você ainda vai conseguir completar sua tarde visitando a Galleria dell’Accademia pra ver uma coleção de arte veneziana. Depois, pode caminhar ao longo do Zattere, um calçadão à beira-mar com vistas encantadoras do Canal Giudecca.

Perto do entardecer, faça um passeio de gôndola pelos canais de Veneza, que é uma das experiências mais marcantes da cidade. Se quiser economizar, alternativamente, pegue um vaporetto (linha 1) ao longo do Grande Canal para ver os palácios históricos.

Aproveite o vaporetto e vá até a ilha de San Giorgio Maggiore. Suba a torre da igreja para uma das melhores vistas de Veneza ao pôr do sol, com a Praça de São Marcos e o Grande Canal ao fundo.

O que fazer em Veneza em 2 dias?

Com 2 dias em Veneza, você pode combinar passeios mais clássicos com opções menos turísticas, visitando as ilhas nos arredores. Veja nossa sugestão de roteiro:

Dia 1: clássicos de Veneza

O passeio de gôndola em Veneza é uma experiência incrível na cidade | via Pixabay.

Comece o dia explorando a Basílica e seus incríveis mosaicos. Se possível, suba ao terraço para uma vista panorâmica da praça.

Visite o palácio histórico Palácio Ducal (Palazzo Ducale), lar dos doges de Veneza. Não deixe de atravessar a famosa Ponte dos Suspiros e ver as antigas celas de prisão. Em seguida, suba na Torre do Campanário (Campanile di San Marco) para uma vista deslumbrante da cidade e da lagoa de Veneza.

Almoce em um dos restaurantes tradicionais próximos à Praça de São Marcos, experimentando pratos típicos venezianos.

Já pela tarde, caminhe até a Ponte Rialto, uma das pontes mais famosas de Veneza, e aproveite para fazer compras nas lojas de souvenirs ao redor. Você também pode explorar o Mercado Rialto, ao ar livre, conhecido por seus produtos frescos e ambiente autêntico.

Depois, pegue um vaporetto (linha 1) para um passeio panorâmico pelo Grande Canal, observando os palácios históricos que ladeiam as margens.

Ao final da tarde, visite a Galleria dell’Accademia, que abriga uma vasta coleção de arte veneziana. Depois, caminhe ao longo do Zattere, um calçadão à beira-mar, e termine o dia assistindo ao pôr do sol sobre o Canal Giudecca.

Jante em um dos restaurantes de Dorsoduro, conhecido por sua atmosfera tranquila e autêntica e finalize seu dia com pratos deliciosos!

Dia 2: os arredores de Veneza e seu encanto

As ilhas dos arredores de Veneza são perfeitas para enriquecer seu roteiro pela cidade | via Pixabay.

No segundo dia, depois do café da manhã no hotel, pegue um vaporetto até Murano, famosa por seu vidro soprado. Visite um dos estúdios de vidro para ver os artesãos em ação e explorar o Museu do Vidro de Murano.

Pela tarde, vá à Burano, uma ilha encantadora conhecida por suas casas coloridas e pela produção de rendas. Passeie pelas ruas e visite a Igreja de San Martino com seu campanário inclinado.

Se tiver tempo, vá até a ilha vizinha de Torcello, o local de uma das primeiras civilizações em Veneza. Visite a Catedral de Santa Maria Assunta, que possui mosaicos impressionantes.

Retorne a Veneza no final da tarde. Aproveite para explorar bairros menos turísticos, como Cannaregio ou Castello, onde você pode encontrar ruas tranquilas, igrejas escondidas e restaurantes frequentados por moradores locais.

Faça uma caminhada noturna por Veneza, quando as multidões diminuem e a cidade se torna ainda mais mágica.

Termine sua viagem com um jantar em um restaurante com vista para o canal, saboreando a culinária local e aproveitando as belezas de Veneza.

O que fazer em Veneza à noite?

A encantadora noite de Veneza | via Pixabay.

Veneza fica ainda mais mágica à noite! Se você for passar mais de duas noites na cidade, inclua em seu roteiro noturno lugares como o Teatro La Fenice, o calçadão Zarette ao longo do Canal Giudecca e a Praça de São Marcos.

Também há opções de passeios noturnos de gôndola, com um clima ainda mais romântico devido às luzes da cidade.

O que fazer em Veneza no inverno?

No inverno, o roteiro em Veneza inclui as atividades que já compartilhamos antes, mas focando ainda mais nos museus e galerias. A Galleria dell’Accademia e o Museu Correr são as principais opções para incluir no seu roteiro de inverno em Veneza.

É nessa época do ano também que acontece o Carnaval de Veneza, famoso pelos bailes de máscaras e eventos culturais animando toda a cidade. Se viajar nessa época do ano, tente pegar pelo menos um dia do carnaval.

Depois das dicas do que fazer em Veneza, conte com a Maxmilhas para planejar sua viagem! Com o nosso site, você consegue encontrar ofertas exclusivas para voos e hospedagem, de modo a economizar e aproveitar sua viagem ao máximo!

Confira as ofertas de passagens e hotéis na Maxmilhas!

Sair da versão mobile